Bezalel — Debaixo da Sombra de Deus

Ernestina da Silva Carneiro
4 min readJul 7, 2024

--

Êxodo 35:30–35

“ E disse Moisés aos filhos de Israel: ‘Eis que o Senhor chamou pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá; e encheu-o do Espírito de Deus, com sabedoria, com entendimento e com conhecimento, e com toda sorte de habilidade manual, e para projetar obras primorosas, para trabalhar em ouro, e em prata, e em bronze, e no lavramento de pedras, para esculpi-las, e no entalhe de madeiras, para realizar toda sorte de obra primorosa. E lhe dispôs o coração, tanto dele quanto de Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para ensinar. A eles, lhes encheu o coração de sabedoria, para realizarem toda sorte de obra: de gravador, e de artesão primoroso, e de bordador em azul, e em púrpura, e em escarlate, e em linho fino, e de tecelão, a saber, dos que fazem toda sorte de obra e daqueles que projetam obras primorosas.’ ”

O nome Bezalel (ou Betsal’el ) tem origem aramaica e significa “Debaixo da Sombra de Deus”. Assim como todo personagem bíblico, a pessoa cujo nome nos referimos carrega o chamado do seu nome, de estar debaixo da proteção ou instrução de Deus (El).

Bezalel foi um homem da tribo de Judá, que viveu a maior parte da sua vida, assim como seu pai e seu avô, debaixo da instrução de um senhorio estranho ao seu povo, ele vivia uma vida cativa, escrava no Egito. Quando nós imaginamos o que seria viver uma vida cativa, tendemos a pensar em restrições físicas, espaços apertados, escassez e cansaço físico, mas muitas vezes esquecemos de imaginar o quanto a alma de um cativo é reprimida e oprimida. Um escravo não tem liberdade para fazer aquilo que ele quer ou deseja; um escravo não tem espaço para colocar para fora toda a sua inspiração e criatividade, um escravo, muitas vezes, tem o seu direito de criar roubado e era certamente dessa forma que Bezalel vivia… Trabalhava porque era cativo, preso por uma subjugação geracional. Talvez, essa tenha sido a primeira vez que um homem da tribo de Judá foi chamado para ser um artesão e essa característica irá perseguir a sua linhagem até o Novo Testamento, quando, carinhosamente, o nosso Senhor Jesus Cristo é chamado de: O carpinteiro (artesão), pois essa era a sua profissão terrena (Marcos 6:3).

O próprio Deus se personifica como um artesão. Ora, em Jeremias 18:4–6 está escrito: “ Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. “

Ainda em Salmos 139: 13–14, o salmista diz: “Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” Quem entretece ( trança fios ) senão um artesão ? Aleluia!

Bezalel

Voltando a história de Bezalel… A palavra do Senhor nos diz em, 2 Coríntios 3:17 “O Senhor é o Espírito; e onde quer que o Espírito esteja, ali há liberdade.” Ao sair do Egito junto com Moisés, Arão e todo o povo de Israel, Bezalel, provavelmente, não fazia ideia do que o seu Deus faria através das suas mãos, e assim como nós, após sairmos de uma vida cativa no pecado não sabemos o que pretende fazer Deus através de nós. Ficamos um pouco inseguros, pensando: “Eu não sei fazer isto” ou “Eu não estou pronto(a)”. Fico me perguntando: Quando Bezalel foi chamado para construir o Tabernáculo, os utensílios, as vestes sacerdotais e a Arca da Aliança, será que ele duvidou da sua capacidade em projetar e construir tais coisas? Será que ele duvidou da capacidade de Deus para ensiná-lo?

… E encheu-o do Espírito de Deus… O Senhor não apenas libertou o corpo de Bezalel de uma vida cativa, como também deu a liberdade da criação a ele. O Senhor Deus, deu a Bezalel não só o chamado para construir, mas também a capacitação para construir. O mesmo Deus que nos dá um chamado, nos dá a capacitação para executar o chamado. Não existe nada que o nosso Deus não possa fazer, por mais que você tenha uma crença de incapacidade causada pelos grilhões do pecado, existe um Artesão que te projetou, que teceu você no ventre de sua mãe, que te chamou pelo seu nome e TE DEU O ESPÍRITO DE LIBERDADE. Aceite os confrontos do Senhor, aceite que Ele te preencha, aceite que Ele te ensine, aceite estar debaixo da sombra de Deus.

Êxodo 36:1

“Então trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo homem sábio de coração, a quem o Senhor dotara de sabedoria e entendimento, para saber como realizar toda sorte de obra para o serviço do santuário, segundo tudo quanto o Senhor tinha ordenado. ”

Que o Senhor te use de forma plena e que você se coloque a disposição não só para fazer, mas também para ensinar em amor aos seus discípulos (Aolibama) como se achegar a Ele, de forma que seja dada toda honra, toda glória e todo poder ao Rei. Shalom.

--

--