Prazer, Tiago Baldissara

Nascido em Patos de Minas em 1996, filho de pai mineiro e mãe carioca, vivi minha vida inteira em Brasília. Quando criança, gostava de brincar na rua, jogar videogames e ler. Sempre fui uma criança mais introvertida, curiosa e criativa, e me recordo de sempre ter uma paixão pelas ciências naturais: me encantava tudo relacionado ao universo, espaço e seres vivos.

Galáxia NGC 6744

Durante meu período escolar, essa paixão se confirmou, tomando formas mais específicas: os números com matemática, as substâncias e materiais com a química, os seres vivos com a biologia e os fenômenos com a física. Me fascina compreender melhor como as coisas funcionavam e, em especial, a química me despertou grande interesse. Na escolha do curso de graduação, minhas opções finais foram engenharia química e engenharia de materiais. Optei pela primeira opção por ser mais abrangente e conquistei uma vaga na Universidade de Brasília (UnB).

Dentro da Universidade, além da sala de aula, sempre busquei outras experiências que pudessem me trazer novos conhecimentos. Ajudei a organizei grupos de estudo entre meus amigos de turma nas matérias mais difíceis do curso e participei de projetos de iniciação científica, na área de simulação de processos, visando a otimização do processo de desacidificação de óleos vegetais. No entanto, senti que me faltava uma experiência mais prática, em que eu colocasse de fato a “mão na massa”. Assim, em 2015, tentei me juntar à recém-criada Empresa Júnior (EJ), a CSTQ Jr.

Tenho muito orgulho de ter ingressado na EJ no primeiro processo seletivo. Era uma época em que não tínhamos muitos projetos, o que possibilitou estruturar muitos processos internos e estabelecer uma “cultura” com a nossa cara, e, assim, aflorou um sentimento de dono muito forte em mim. Em um período inicial, passei pelas diretorias administrativo-financeira, marketing, gestão de pessoas, e projetos, executando projetos de gerenciamento de resíduos e desenvolvimento de produto. No ano seguinte, atuei como gerente de um projeto e a experiência de liderança me incentivou a concorrer ao cargo de diretor administrativo-financeiro em 2017. Me aquece o coração ter aprendido tanta coisa em pouco tempo, liderado um time e conseguido atingir ótimos resultados no fim do ano, não decepcionando aqueles que votaram e acreditaram no meu trabalho.

CSTQ Jr. em 2017

No primeiro semestre de 2018, estagiei na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na Gerência de Produtos de Higiene, Perfumes, Cosméticos e Saneantes. Procurava por irregularidades em produtos saneantes, redigindo ofícios de regularização ou cancelamento quando necessário. Auxiliei também, com meus conhecimentos do pacote Office, a aprimorar o controle de metas do novo modo de gestão por resultados.

Atualmente, estagio na Prodesivo, uma pequena indústria de colas e impermeabilizantes, lidando com o planejamento e controle da produção, fazendo a conexão com as áreas de venda e de compra de materiais, realizo também testes de controle de qualidade e testo de novas formulações para os produtos. Tenho muita liberdade para testar novas coisas e, por consequência, também tenho muitas responsabilidades. Mais recentemente, minha colega e eu estamos liderando um projeto de expansão, analisando a viabilidade técnica e econômica de novas linhas de produtos e, embora seja bastante trabalho, o aprendizado é recompensador.

No ano de 2016, passei por uma experiência pessoal que contribuiu muito para o que eu sou hoje. Aceitei minha orientação sexual e decidi compartilhar isso com meus familiares e amigos, para que eu de fato pudesse viver minha vida ao máximo, ser quem eu realmente sou, poder me expressar e amar livremente, sem ter que me esconder. Felizmente, a grande maioria dos amigos e familiares me apoiou e demonstrou muito amor e, hoje, tenho laços muito mais profundos em todos meus relacionamentos.

Acredito que todas essas experiências me trouxeram aprendizados técnicos e aprimoraram algumas soft-skills, de modo que hoje, sei o que me motiva e conheço meus limites. Me considero uma pessoa paciente, organizada, mais extrovertida (do que quando criança), lido muito bem com números e sou capaz de aprender novos assuntos rapidamente. Amo pesquisar e aprender sobre novas tecnologias, ciências, além de praticar esportes e atividades físicas. Sou muito solícito, não somente no sentido de fazer algo para alguém, mas especialmente no sentido de ajudar uma pessoa a alcançar algo. Me motiva aprender e poder ensinar algo, ajudar com alguma ferramenta ou conhecimento que faça com que esse alguém atinja um desafio ou objetivo. Quero, quando mais velho, poder sentir que impactei, ensinei e ajudei significativamente outras pessoas, e que essas conseguiram atingir seus objetivos e, consequentemente, impactar suas realidades.

Com a minha mentalidade atual, acredito que teria feito algumas coisas diferentes. Aprendi melhor meus limites, especialmente em 2016 e 2017, e hoje sei gerenciar melhor minhas atividades e evito me sobrecarregar demais para não prejudicar minhas entregas. Teria também me importado um pouco menos com a opinião alheia em alguns momentos e teria me flexibilizado mais em algumas situações, para aproveitar melhor novas oportunidades.

Com essas experiências e vivências, construí uma “bagagem” e estou pronto para encarar novos desafios, aprender e compartilhar muito conhecimento e, principalmente poder impactar muitas pessoas com meu trabalho. Quero aprender bastante com a “mão na massa” e adquirir conhecimentos operacionais, e, a médio prazo, poder liderar times em projetos e adquirir mais conhecimentos a níveis tático e estratégico. No Trainee Johnson & Johnson, terei oportunidade de aprender sobre diversas áreas e me especializar em Manufatura, Supply Chain ou Pesquisa e Desenvolvimento, e com meu desenvolvimento e minhas ações, gerar resultados que terão impacto positivo em milhões de consumidores, uma vez que os produtos estão intimamente relacionados à saúde e ao bem-estar desses.