Relato de projeto

Esse é um relato do uso da plataforma Edmodo com atividades de recuperação contínua com alunos de oitavos e nonos anos durante o ano de 2015.


Informações do projeto

Professor Tiago Bevilaqua
Matemática — Álgebra

gg.gg/experirena1

2 horas e 45 minutos de aula por semana com 2 turmas de 8º
2 horas de aula por semana com 2 turmas de 9º
Apresentação


Relato

No início do ano letivo de 2015, levei os alunos das minhas quatro turmas para o laboratório de informática e realizei uma atividade para que eles se cadastrassem no Edmodo, ingressassem no meu curso e experimentassem um pouco a plataforma.

Os alunos que faltaram a essa atividade foram chamados depois e cadastrados e deixei disponível no portal do colégio um link para solicitar acesso ao curso.

Os alunos acessaram por meio do código da turma gerado pelo Edmodo. Aproveitei para organizá-los em suas turmas e pedir que criassem um avatar e postassem na área de apresentações, dizendo algo do que gostam.

Por uma questão de organização, criei subgrupos para as duas turmas de cada série e subgrupos para acesso e comentários a respeito dos cadernos compartilhados pelo Evernote (saber mais) e um específico para as apresentações.

Os principais acessos da ferramenta à esquerda da sua visualização são para as postagens, pastas e membros. Usei as pastas apenas para organizar alguns links, mas não é meu foco de trabalho.

A idéia principal do projeto é criar tarefas de recuperação contínua, com exercícios e perguntas a respeito dos conteúdos em que houve mais dificuldade.

Escolhi usar apenas o modo de questão dissertativa e aceitar fotos como respostas. Minha intenção desde o início foi incentivar o uso do aplicativo CamScanner. Assim, além de receber as atividades tratadas e com uma qualidade muito melhor, dei oportunidade para que os alunos aprendessem a usar uma ferramenta tecnológica grátis que pode ajudá-los mesmo em situações não relacionadas aos estudos.