
Caçando a Ursal no Falecido Orkut
Sou uma pessoa de esquerdas, tem alguns anos. Participo do movimento cicloativista em São Paulo, fiz coisas com ativismo de dados, trabalhei no Hacklab, que fez o site do Lula. Praticamente todo santo dia conversando com pessoas de esquerdas, militantes de partidos de esquerda.
Nunca tinha ouvido falar sobre a URSAL até o momento maravilhoso de Cabo Daciolo no debate com o Ciro Gomes. Fiquei completamente surpreso… assim como todo mundo que eu conhecia. E descobri gente no Twitter que seguia acreditando na Ursal. Mas ninguém da esquerda. Todos de direita, e, para ser mais exato, da “alt-right”.
Além disso, teve um magnifíco vídeo do canal Meteoro do Youtube falando sobre a origem do termo Ursal. Uma contribuição irônica de um texto de 2001 no site do Olavo de Carvalho.
E num belo momento, lembrei que tinha crawleado todo o acervo de comunidades do Orkut (sim, eu fiz baixei todo o acervo de comunidades do orkut. Basicamente porque sou um monstro. E também porque estava sem nada o que fazer no carnaval de 2017). E quis dar uma olhada para ver se a URSAL já existia desde tempos antigos. E se tinha gente de esquerda que falava sobre isso. Afinal, essa é a coisa maravilhosa sobre a conspiração: uma conspiração tipo a URSAL precisaria de imenso apoio popular. E as pessoas que deveriam estar interessadas em fazer a conspiração ocorrer não faziam ideia dela.
Era popular a Ursal?
No total, foram 87 tópicos sobre a Ursal e 257 comentários. Pouco, muito pouco (o total de tópicos do Orkut é na casa de 22 milhões)
Vamos ver a distribuição dos comentários com o tempo:

E, obviamente, vamos ver em que comunidades apareciam os comentários.

Tem duas coisas meio fora do espectro alt-right conspiracionista assustado: a comunidade "Botequim Socialista" e a da UNE.
Vendo o Botequim Socialista
A comunidade está no Internet Archive, mas já coloco aqui a descrição dela:
Território livre e zona desmilitarizada para promover o congraçamento e a troca de idéias entre as diversas tendências da esquerda socialista, e também para o debate com outras correntes políticas. O clima é de amizade, diferente de comunidades de odiadores dessa ou daquela corrente.
Esse bar tem moderação e regras:
1- Polêmica sempre, mas nada de insultos ou baixarias;
2- Aqueles de quaisquer outras tendências políticas estão convidados, desde que se comportem;
3- É pra fazer social também, afinal estamos num bar;
4- Não conversamos com bogus, use seu perfil verdadeiro;
5- Manifestações de defesa de nazi-fascismo, racismo ou homofobia são passíveis de deleção e expulsão do autor;
6- Importante:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=1562400&tid=2560413052356952533
Tem incríveis 3 comentários que mencionaram a URSAL nessa comunidade. Vamos ver quem são os iluminados.
Nota do programador: Estranho, a mesma comunidade apareceu duas vezes. ¯\(ツ)/¯
Um é um link, outro é neutro e…. o terceiro é piada.
E afinal, qual o fuzuê na Comunidade da UNE?
São também só 3 comentários aqui. Vejamos:
E… são trolls. Blé.
Conclusão
Para ser viável, a Ursal deveria ter apoio popular maciço das esquerdas. Claramente, não é o caso. As poucas menções que aparecem em comunidades de esquerda são de trolls ou de pessoas tirando sarro da ideia.
E me impressiona a longevidade dessa fanfic da alt-right. Mesmo.
Nas palavras da Princesa Merida, “se isso não é bugado, eu não sei de mais nada”.
Notas sobre Metodologia
Se você quiser ver o código que usei e as tabelas de comentários, estão disponíveis no Github. Código aberto, coisa linda, só baixar.
Agradecimentos
Gostaria de agradecer à Tatiana Criscione pela ajuda em me fazer espalhar que ia fazer esse texto ANTES de fazê-lo, o que super ajudou na minha ansiedade eterna.