O maior fragmento de um todo

Tiago Navarro
6 min readOct 18, 2021

--

Jogos estão evoluindo todos os dias e estúdios tentam o seu melhor para aperfeiçoar as possibilidades de fazer o melhor dos seus jogos. Algumas vezes, na verdade, o melhor talvez nem seja o jogo especificamente, mas a essência que ele traz e o que se mostra para se criar um engajamento com isso, com chance de se criar algo incrível da parte de uma parte. Vamos ver como a indústria dos games tem feito isso, mas antes, para falar sobre esse assunto eu trarei o o termo "mod", qual o dicionário Merriam Webster explica como:

especificamente: uma modificação feita de um aplicativo (como em um video game) por um usuário para trocar a forma como uma aplicação aparenta ser e suas funções (https://www.merriam-webster.com/dictionary/mod)

Agora, de volta ao tópico.

DOTA 2, foi provavelmente, o início da indústria dos MOBA (Arena de batalha online em multiplayer). O jogo foi na verdade baseado no famoso jogo da Blizzard, Warcraft, um jogo de estratégia para PC qual o jogador tem controle de diversas unidades (soldados) para atacar a base inimiga, mas que além disso também existiam os heróis, que eram unidades mais fortes com habilidades únicas. Durante o sucesso de Warcraft, um fan criou um mod para o jogo focando apenas em heróis e suas habilidades, chamado DotA (Defesa dos ancestrais), fazendo com que jogadores foquem em evoluir um único herói juntando forças com outros jogadores e seus heróis em um esquema de 5 vs 5, ao invés de um batalhão inteiro.

Cenário do mod DotA mostrando alguns heróis espalhados pelo mapa
Cenário de DotA

Warcraft já foi um grande hit no seu tempo e fez fãs ao redor do mundo, mas DotA, mesmo para um mod, trouxe a atenção de diversas pessoas também. Era um formato diferente de estilo de jogo não visto por nenhum outro jogo até sua chegada. Foi onde Valve, trazendo um dos criadores do mod DotA, viu uma oportunidade e criou o DOTA 2, com a mesma estrutura de DotA, mas agora, como um jogo inteiro.

Cenário do jogo DOTA 2 mostrando alguns heróis espalhados pelo mapa e algumas habilidades sendo disparadas
DOTA 2 da Valve

DOTA 2 é um sucesso até hoje, mas não apenas o único. Ainda sobre o assunto de mods, temos Counter Strike, ou apenas CS. Se você nunca jogou CS você realmente não gosta de jogar videogame, agora se você nunca ouviu falar sobre CS, onde você estava todo esse tempo? Brincadeiras à parte, Counter Strike provavelmente é um dos jogos mais famosos do mundo com mais de 2 décadas de existência e veio também como um mod, nesse caso baseado do jogo Half Life.

Cena do jogo Half Life mostrando uma arma atirando em um monstro
Half Life da Valve

Half Life permitia que jogadores modificassem seus próprios mapas da forma como quisessem. Com esse tipo de controle, dois amigos combinaram esforços para criar um mod para um mapa que chamou a atenção da Valve, os contratando para evoluir o mod e então lançar oficialmente como Counter Strike

Mapa Dust de Counter Strike mostrando uma arma mirando em um personagem
Counter Strike o famoso mapa Dust

Isso fez o que Counter Strike é hoje, um grande sucesso e um dos FPSs (first player shooter) mais conhecidos da história dos jogos.

Bem, falamos sobre jogos, e sobre outros produtos?

Vamos começar com o Slack. A empresa multi bilionária foi originalmente um MMORPG (massive multiplayer online role playing game), assim como World of Warcraft, criado por Stewart Butterfield e seu time. O jogo, chamado Glitch, lançado em 2011, não foi um sucesso, mas seu sistema de chat foi, na verdade foi incrível. Finalmente, para o fim de 2012 o jogo morreu, mas o seu sistema conversacional se manteve, dando assim início ao Slack (que é um acrônimo para Searchable log of all communication and knowledge — Log buscável de toda a comunicação e conhecimento), que em menos de 8 meses alcançou a marca de 1 bilhão de dólares.

Tela do jogo Glitch com seus personagens na frente e a ferramenta de conversação do lado direito
Tela do jogo Glitch por Tiny Speck

Esta oportunidade vista pela Tiny Speck foi fundamental para seu crescimento. Mesmo que Glitch estivesse fazendo algumas pessoas empolgadas com o jogo, não foi o suficiente, e com isso em mente "matar" Glitch foi a escolha correta da empresa, para assim dar vida ao Slack, que hoje é uma grande plataforma de comunicação usado por diversas companhias no mundo. Tão grande, que até mesmo a Salesforce, uma powerhouse de CRM, adquiriu a empresa em um grande acordo de 27 bilhões de dólares.

Imagem mostrando o sistema de comunicação do Slack com algumas mensagens espalhadas pela tela
Slack fundado pela Tiny Speck (hoje adquirida pela Salesforce)

Outro grande exemplo é o Facebook. Antes de se tornar o que é hoje, provavelmente a rede social mais famosa do mundo, a plataforma começou com o Facemash, criado por Mark Zuckerberg durante seu tempo em Harvard onde os alunos podiam julgar a a beleza de alguns estudantes por suas fotos como se fosse uma competição, contudo todos esses dados foram roubados da universidade então o sistema foi fechado horas após seu lançamento.

Fotos de duas garotas uma do lado da outra e o logo de Facemash no header
Página do polêmico site Facemash criado por Mark Zuckerberg enquanto aluno em Harvard

Apesar da polêmica Zuckerberg viu uma oportunidade analisando o comportamento daqueles que entravam no site para votar e criou (em 2004) thefacebook.com (sim, com THE antes do famoso nome):

“Alunos de Harvard que se cadastravam no serviço podiam postar fotos deles mesmos e informações pessoais sobre suas vidas, como suas grades de aula e clubes que pertenciam.” (britannica.com)

O sucesso foi tanto que mais tarde foi expandido para alunos de Yale e Stanford. Poucos meses depois existiam alunos de mais de 34 escolas entrando na plataforma. Um grande sucesso que despertou interesse da MasterCard que começou a pagar para expor produtos da marca na plataforma.

Página de boas vindas do Thefacebook
Página de boas vindas do Thefacebook

Hoje Facebook vale algo próximo de 140 bilhões de dólares com mais de 2.8 bilhões de usuários ativos mensalmente (dados de julho/21) com diversas empresas expondo sua marca na rede social para todos esses usuários.

Conclusão

Jogos e outros produtos digitais mostram que podem superar suas idéias e seus ideais para criar mais e ficar ainda melhor, algumas vezes mais do que seu próprio orgulho. Estão constantemente prestando atenção em oportunidades geralmente relacionadas a comportamento de usuários e aproveitando para melhorar produtos e algumas vezes criando novas visões.

Você está prestando atenção nos seus usuários? Você está prestando atenção nos seus comportamentos e como eles estão mudando? Isso é o mais importante se você quiser manter próximo às suas necessidades. Mantenha atenção máxima nos seus usuários e seus produtos e talvez você encontro uma oportunidade que nem mesmo você ou seus usuários estariam esperando.

Bibliografia:

https://www.redbull.com/se-en/history-of-counterstrike
https://www.redbull.com/int-en/the-history-of-dota#:~:text=If%20you%20really%20want%20to,to%20Blizzard's%20newer%20Warcraft%203.
https://nira.com/slack-history/
https://www.britannica.com/topic/Facebook
https://mobecls.com/mark-zuckerberg-become-billionaire/
https://www.gobankingrates.com/money/business/how-much-is-facebook-worth/

--

--

Tiago Navarro

UX Leader by profession. Teacher by passion. Gamer by hobby.