4 dicas para sua empresa na era do WWW
Por Tiago Pc

Dados de Janeiro de 2017 indicam que a população global já avançou a casa dos 7 bilhões e 400 milhões de pessoas. Também de Janeiro de 2017 um outro dado mostra que os usuários de internet já são mais de 3 bilhões e 700 milhões. Destes, 2 bilhões e 549 milhões são usuários ativos das redes sociais. Acho que são dados grandes demais para ignorarmos.
Hoje é impossível imaginar o seu dia-a-dia sem a internet, muito menos o meu dia-a-dia. Todo dia você lê e-mails, vê atualização dos amigos nas redes sociais, checa o resultado daquele jogo ou como anda o mundo via sites de notícias. Mas e a sua empresa? Ou a empresa de quem você está precisando? O quão fácil é achá-la? O quão fácil é conversar com ela?
Usar a internet a favor da sua empresa ainda é um grande desafio para muitos, ainda mais nesses tempos onde tudo muda muito rápido, o que ontem era tendência, hoje não é mais, e amanhã pode voltar a ser. Porém existem coisas que nunca saem de moda, ou ao menos não dão sinais de que vão sair nos próximos anos.
Existem algumas coisas que são fundamentais para que sua empresa possa captar esse turbilhão de usuários procurando por coisas nessa imensa rede de pessoas e empresas, nesse post irei dar um overview delas, e futuramente irei explicar mais a fundo uma a uma.
Então, vamos ás coisas fundamentais que toda empresa precisa na internet:
1 — Ser encontrado:

Claro que você já procurou o endereço de uma empresa no Google, ou o telefone. Algumas vezes você já encontrou, outras vezes não, além disso algumas vezes você encontrou em “listas telefônicas” online, né? Certo, isso resolveu seu problema, mas não é o ideal. O ideal é que você use uma ferramenta bastante simples, feita pelo próprio Google para que pessoas te encontrem, ela se chama Google Meu Negócio. Essa ferramenta permite que você preencha informações como seu endereço, número de telefone, horários de funcionamento, localização e fotos da sua empresa. Você vai precisar apenas confirmar que possui mesmo aquele endereço, o Google vai enviar uma carta no seu endereço com um código que você vai preencher lá e está pronto (glamouroso não?!).
2 — Ter um catálogo de produtos ou serviços na internet:

O famoso website, ou para os íntimos site. Hoje, existem 936.444.500 sites publicados na internet, você não vai ficar de fora, né? Enfim, por hora não irei entrar nas questões de que seu site precisa ser responsivo (se adaptar a todas as telas), nem ter um SEO bem feito (ser encontrado nos buscadores), mas vou me ater a qual função eles precisa cumprir.
Se sua empresa presta serviços, ou vende produtos, é bom que eles sejam encontrados por quem está procurando, está querendo ver ou mostrar para alguém. Além de ter uma área com seus produtos ou serviços, é de bom tom que você tenha uma área para contar um pouco mais sobre a história da sua empresa. E por último, mas não menos importante: você precisa de um formulário de contato, para que as pessoas solicitem orçamento, ou agendem uma visita, e também das informações de localização e contato da sua empresa. Se tudo isso estiver com um design atrativo ótimo, mas fundamentalmente tem de ter informações de fácil acesso.
3 — Estar presente para conversar com o seu cliente:

Para que sua presença online esteja um pouco mais completa, você vai precisar de uma plataforma para conversar com seu cliente, e mais, mostrar suas novidades, ouvir suas sugestões e até reclamações. Vamos voltar aos números: Existe uma certa plataforma que 62 milhões de usuários acessam todo dia. Ok Facebook, você venceu. Além da quantidade de acessos, o Facebook possui vários formatos de postagens, além de diversas segmentações e várias maneiras de seu cliente ou possível cliente interagir com você. Uma página legal é um ótimo meio de você manter seus clientes e conquistar novos, não vai fazer feio na frente de todas essas visitas, né?
4 — Um canal para levar conteúdo relevante e dicas sobre seu produto ou serviço:

Blog é coisa do passado? Se fosse você não estaria lendo esse post, nem eu perdendo meu tempo o escrevendo ;). O blog ainda é uma ferramenta poderosíssima quando o assunto é levar conteúdo às pessoas. Deixa eu adivinhar, você já pesquisou como fazer alguma coisa, por quê tal coisa, ou um “E agora?” no Google, né? Seu cliente ou possível cliente também, e você vai preferir que ele entre no seu blog ao invés de entrar em um Yahoo Respostas da vida, não? Agir nas dores (necessidades) das pessoas é uma maneira efetiva de começar ou manter um bom contato com clientes ou prospectos, e nada melhor do que um blog para fazer isso.
Mais importante do que estar na internet, é estar da maneira certa, com isso você pode aproveitar todas as oportunidaes que a internet oferece, algo em torno de 3 bilhões e 700 milhões, nada demais! Brincadeiras a parte o Flowww nasceu para te ajudar nisso, te ajudar a contar sua história para as pessoas do melhor jeito, e melhor, levar essa história para onde as pessoas estão olhando, o tempo todo.
Esteja atento ao nosso blog e as nossas redes sociais, a qualquer momento mais um conteúdo de qualidade estará disponível.
Eu, Tiago, volto toda semana com dicas de como turbinar a sua presença online. Ah, e qualquer coisa é só entrar em contato com o Flowww, estamos aqui para isso :)
