A invasão HDSLR

Não é nenhuma novidade que as cameras HDSLR dominaram o mercado de vídeo pro-consumer, semi-profissional e profissional na última década. Desde a chegada da Canon 5D Mark II, em 2008, possibilitando aos filmmakers gravarem vídeos em câmeras antes destinadas a fotografia, com profundidade de campo, codecs de qualidade, sem entrelaçamento e principalmente; usando lentes intercambiáveis, vimos nascer um mercado bilionário e uma revolução sem precedentes na indústria cinematográfica.

Com um orçamento relativamente baixo se tornou possível captar cenas com qualidade de cinema, desde que observadas as questões técnicas e limitações dos equipamentos.

Mas com a democratização da tecnologia vimos nascer também uma geração de jovens filmmakers que dispôem de recursos tecnológicos mas que em grande parte ignoram técnicas de filmagem mais refinadas. Ângulos, continuidade, corte, produção de áudio e edição são elementos muito mais importantes para a geração de identificação e emoção no público do que um excelente equipamento. Temos produções sofríveis feitas com equipamento de ponta, e mais recentemente filmes premiados produzidos com um i-Phone. O que os diferenciam é o cuidado com o ângulo, a continuidade, a edição, e outros tantos fatores que fazem um filme algo digno deste nome, mas principalmente, uma boa história, ou uma boa maneira de apresentar uma história, como num filme de casamento, por exemplo, o que chamamos Story Telling.

Para tanto reuni alguns livros e PDF’s de grande valia para quem se interessa em câmeras HDSLR e técnicas de filmagem. Não se pode ignorar o vasto conhecimento que o cinema produziu em termos de contar uma história em imagens. A maioria do material de qualidade é em inglês, portanto, se você está iniciando no mundo das câmeras e do cinema, vale a pena investir num bom curso de inglês, ou mesmo aprender por conta própria, tudo está on-line.

Bom aprendizado!