The Nightmares Underneath + Veins of the Earth II

Tiago Rolim
3 min readJan 11, 2019

--

Na verdade essa postagem deveria se chamar The Nightmares + Vornheim, pois pretendo descrever um pouco em como desenvolvi alguns pontos da futura campanha, antes de começar a “jogatina” em si! E o outro módulo (suplemento, sei lá!) de LotFP me ajudou bastante em como pensar o Bairro do Curtume.

Ao pensar essa pequena campanha (não sei mais se será tão pequena!), buscava colocar os personagens direto na ação! Estava seco para testar as maldades que havia pensado! E uma forma mais interessante, foi colocá-los em uma situação problema já entrando em uma exploração de cidade que os levaria ao Nightmare (dungeon)!

O problema em si veio realmente “de cima para baixo” mas como os personagens iriam sair posteriormente, cabia somente a eles!

Sabe-se que as cidades árabes na Idade Moderna, mais ou menos 1600, eram grandes centros cosmopolitas, altamente planejadas em bairros e ruas geométricas com muita infra-estrutura. Também é sabido que por uma questão de higienização social, cada um desses bairros possuíam grupos bem definidos e isolados por muros e portões que eram fechados a noite! Foi isso que trouxe aos jogadores! Sem fazer nenhum monólogo de quinze minutos, apenas descrevi de forma sucinta

— “Ao por do sol se deparam com uma turba de pessoas, homens, mulheres, crianças e idosos, gritando e implorando aos guardas que não fechem os portões antes de deixá-los entrar!”

Pronto! Estavam os jogadores diante do BAIRRO DO CURTUME! Como saíram dessa? Em outro post explico! Quero aqui agora, depois de um monte de rodeio, explicar como o pensei…

Peguei, baseando-se no meu nome, e desenhei uma prévia das ruas e terrenos, ao contrário da beleza e geometricidade (essa palavra existe?) dos bairros nobres de Neth, esse abrigava a escória social! FEDOR e DESORGANIZAÇÃO são as palavras chave dele! As ruas deveriam expor esses pontos! Logo em seguida rolei em uma bela tabela (Vornheim)a esmo para descobrir o que cada lote abrigava. Como eram as pessoas e esses locais em si? Não faço a menor ideia! Sempre busco desenvolver o mínimo e permitir que as ações e atos dos personagens possam ir desvelando os acontecimentos. A história surge! Se criasse parágrafos e parágrafos de descrições sociais, selecionando cada participante de cada estabelecimento, daria um trabalho miserável e não cumpriria o papel que acho mais importante, FAZER A HISTÒRIA FLUIR!

Tinha ao meu lado uma tabela de nomes árabes e comportamentos sociais para rolar! a única questão que havia delimitado é que coisas ou personalidades mais positivas não cabiam ao momento! Mas dependendo do comportamento dos personagens nem precisaria me preocupar, pois a maioria eram nobres, entrando a noite em um bairro de degredados, isso já dizia muito!

Somente delimitei onde seria o NIGHTMARE. Com uma escala de cores que pintei (porcamente) na aquarela. Coloquei a ação e contaminação dos pesadelos no local! Marrom mais de boas, mais escuro, piorando e vermelho bem ruim. E pensei sempre em deixar bastante claros a PALAVRAS CHAVE — DESORGANIZAÇÃO e FEDOR presentes! Ah! e em volta a tudo isso, DESESPERO e ESCURIDÃO, que são as palavras chave da DUNGEON.

As interações sociais e o quanto demorariam no CURTUME dependeria tão somente dos jogadores, qual historia que surgiria desse local e como iam lidar com as contaminações que começavam a invocar demônios interiores do passado! Mas tudo isso ficará para outra vez!

Que a perfeita e equilibrada luz da geometria divina guarde seus sonhos! E os impeçam de ser assolados por coisas tenebrosas!

MA’A AS-SALAAMA!

--

--