Não é bom que você esteja só

Gostaria de compartilhar aquilo que pra mim é o ponto de partida do Evangelho de Jesus Cristo. É onde nasce a igreja, tanto quanto ao corpo a qual Cristo é o cabeça e consequentemente como comunidade (igreja local). Se você não entender e não viver isso, eu diria que você está perdendo a maior parte (pra não dizer todo) do Evangelho.

Pra começar a falar do assunto, vamos ler o texto de Gênesis 1.26–27

[26] Então Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem; ele será semelhante a nós. Dominará sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre todos os animais selvagens da terra e sobre os animais que rastejam pelo chão”. [27] Assim, Deus criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou.

O narrador de gênesis, no capítulo 1, conta que Deus criou todas as coisas e criou também o homem e a mulher. Mas no capítulo 2, ele volta ao assunto com mais detalhes, ele dá um zoom a esse momento criativo de Deus. E em Gênesis 2.18, diz:

O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete”

E ao contrário do que muito tem se dito por aí, essa fala de Deus não faz referência ao matrimônio. Quando Deus diz “não é bom que o homem esteja só” ele não está pensando em dar uma esposa ao Adão. Vamos ler a fala de Deus após a criação do homem e da mulher em Gênesis 1.28:

Então Deus os abençoou e disse: “Sejam férteis e multipliquem-se. Encham e governem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que rastejam pelo chão”.

Deus falou “não é bom que o homem viva só” e consequentemente fez a mulher e disse “multipliquem-se”. Quando Deus diz que não é bom que estejamos só, Deus diz que nos fez para os relacionamentos.

Unidade Plural

Em Gênesis 2:19–23:

[19] O Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu. Trouxe-os ao homem para ver como os chamaria, e o homem escolheu um nome para cada um deles. [20] Deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens. O homem, porém, continuava sem alguém que o ajudasse e o completasse. [21] Então o Senhor Deus o fez cair num sono profundo. Enquanto o homem dormia, tirou dele uma das costelas e fechou o espaço que ela ocupava. [22] Dessa costela o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe ao homem. [23] “Finalmente!”, exclamou o homem. “Esta é osso dos meus ossos, e carne da minha carne! Será chamada ‘mulher’, porque foi tirada do ‘homem’”.

O que é interessante é que esse estado de solidão do homem não parte da perspectiva de Adão. Deus não chegou diante de Adão e disse “E aí, Adão, como você está?” e Adão lhe respondeu “Mais ou menos. Tô vendo os bichinhos.. todos eles com par e eu aqui sozinho, nessa solidão”, mas partiu do próprio Deus essa observação e definição de que o homem estava só. Abaixo de Adão [como já vimos nos versículos que lemos acima] estava toda a criação. Deus criou tudo e entregou ao homem para ele dominar toda sua criação. Acima de Adão, estava Deus. Deus estava sozinho? Em Gênesis 1.26, Deus quando criou o homem, disse “façamos”. A bíblia não afirma quem é esse “nós” da criação, mas creio eu que seja o Pai, Filho e o Espírito Santo, que é uma unidade-plural (a qual chamamos de “trindade”). Unidade-plural é um grupo de pessoas (seres) que relacionando-se geram uma unidade. Quando Deus, então, diz “façamos nossa imagem e semelhança” não está criando ali um homem mas sim a humanidade. A humanidade é uma unidade-plural também. Isso justifica o “nossa imagem e semelhança”. Deus, após fazer o homem, viu ele só e pensou “que criação linda, mas sozinha não faz sentido, está incompleta”, então adormeceu a Adão e tirou uma parte do seu corpo e fez a mulher e quando Adão acordou disse “Esse é osso dos meus ossos, carne da minha carne”, em outras palavras, disse “essa é um dos meus, como eu”.

Relacionamentos

É nítido que Deus criou a humanidade para o relacionamento. Contrapartida é nítido que Deus não fez a humanidade — ou seja, você e eu — para estar só. Nós precisamos de pessoas e pessoas precisam de nós. Uma frase que sempre falo:

Uma das mais belas características dos seres humanos, está em serem unanimemente diferentes. O único problema é que poucos sabem como lidar com isso.

Nossas diferenças não são necessariamente defeitos, são características. Deveriam nos unir ainda mais, mas infelizmente normalmente nos separa. Paulo trouxe essa dinâmica dos relacionamentos humanos para ensinar como é a igreja de Jesus Cristo, conforme escreveu em Romanos 12.4–5

[4] Da mesma forma que nosso corpo tem vários membros e cada membro, uma função específica, [5] assim é também com o corpo de Cristo. Somos membros diferentes do mesmo corpo, e todos pertencemos uns aos outros.

Paulo utilizou como analogia a anatomia humana, ensinando que somos membros de um mesmo corpo onde Cristo é o cabeça. Isso mostra com clareza que nossas diferenças nos complementam. Somos diferentes para servirmos uns aos outros. Mais pra frente do mesmo capítulo que acabamos de ler, ele fala sobre “vivermos em harmonia” (versículo 16).

Vejamos algumas definições de harmonia de acordo com o dicionário Aurélio:

  1. Conjunto de sons [notas] que constituem acorde musical.
  2. Boa disposição (no conjunto).
  3. Paz e amizade (entre pessoas)
  4. Conformidade; coerência.
  5. União por engrenagem.

Nosso propósito como seres humanos está nos nossos relacionamentos. Dentro da humanidade, somos singulares — únicos — e precisamos uns dos outros. Não é bom que você esteja só.

Pra terminar, deixo o texto de Eclesiastes 4.9–12:

[9] É melhor serem dois que um, pois um ajuda o outro a alcançar o sucesso. [10] Se um cair, o outro o ajuda a levantar-se. Mas quem cai sem ter quem o ajude está em sérios apuros. [11] Da mesma forma, duas pessoas que se deitam juntas aquecem uma à outra. Mas como fazer para se aquecer sozinho? [12] Sozinha, a pessoa corre o risco de ser atacada e vencida, mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. Se houver três, melhor ainda, pois uma corda trançada com três fios não arrebenta facilmente.

Não é bom que você esteja só. Melhor dizendo, você não foi feito para estar só. Pessoas precisam de Deus, pessoas precisam de pessoas. É onde nasce a igreja Estação, dos relacionamentos.

No amor, Tihh Gonçalves ©


Esse artigo é um rascunho de uma pregação que ministrei dia 25 de março de 2017, num NEXT (culto) da igreja Estação.


Originalmente publicado em Tihh Gonçalves.