Como colocar link na bio do Instagram

Compartilhe sites, blogs e mídias com apenas um link.

Image for post
Image for post
Foto: Luke van Zyl

O Instagram é uma das principais redes sociais do momento. Apesar de estar em constante atualização, ainda apresenta algumas limitações. Por exemplo, é preciso ter um certo número de seguidores para adicionar links nos stories e ainda não é possível adicionar links nos posts orgânicos. Por causa disso, muitas contas acabam recorrendo ao "link na bio" para divulgar o endereço do site, blog, canal no YouTube entre outros.

O que significa "link na bio"?

É o link que fica exibido na conta pessoal ou profissional no Instagram. Quando dizem algo como "confira o link na bio!", estão pedindo para você visitar um site ou aplicativo fora da rede social. Isso é o suficiente para algumas contas, mas quando é preciso divulgar vários links ao mesmo tempo, o cenário muda um pouco.

Como colocar vários links

Vamos imaginar que você tenha uma estratégia de conteúdo bem definida e que a cada post ou story o seu público deve ser direcionado para um site específico. O Instagram permite apenas um link por conta até o momento, então será necessário recorrer a ferramentas que agrupam vários links em um único local.

Basicamente, todas as ferramentas com essa finalidade oferecem links ilimitados, analytics e customização básica no plano gratuito. O que vai fazer você optar por uma ou outra será o que oferecem como recursos adicionais, sejam eles pagos ou não. Essas são as ferramentas que já usei, testei e recomendo.

Como colocar o link do WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil e cada vez mais as empresas, independente do tamanho e segmento, estão utilizando para conversar diretamente com seus clientes.

Uma maneira de facilitar esse contato é disponibilizar um link direto para abrir o aplicativo já na conversa desejada. Há ferramentas, como o gerador do Convertte, que ajudam a criar esse link para você compartilhar em seu site e nas redes sociais. É possível também criar o link manualmente seguindo esses passos como informa o próprio aplicativo:

1) Copie e edite o link substituindo a palavra telefone e mensagem com o número do telefone (com DDI e DDD) e a mensagem inicial (opcional), respectivamente.

Modelo:

Exemplo:

2) Como o número do telefone fica exposto no link original, é recomendado usar um URL shortener (encurtador de URL) como o Bitly, Rebrandly e TinyURL.

Exemplo:

3) Pronto! Agora basta compartilhar o link.

Written by

Digital marketer www.tinasamia.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store