Image for post
Image for post
Foto: Tina Sâmia Santos

A vontade de fazer intercâmbio sempre esteve presente, mas ficou em segundo plano por anos. Priorizei os estudos, depois o trabalho e assim o tempo foi passando. Quando cheguei aos 30 anos, decidi que não poderia mais adiar essa vontade de morar e estudar fora do país.

Meu intercâmbio foi incrível. Adorei o Canadá, Toronto e o clima. A escola e os professores foram ótimos. Tive a sorte de conhecer pessoas maravilhosas de vários lugares do mundo. Vivi, errei e aprendi como ninguém. Voltei ao Brasil renovada e com uma bagagem cheia de experiências.

Quase tudo ocorreu como esperado. O que não foi, deu para contornar sem grandes problemas. Tomei muito cuidado para não passar por situações desnecessárias. Estar aberta a novas experiências é essencial, mas depois de uma certa idade fica mais difícil abrir mão de algumas coisas. Como dormir bem, por exemplo.

É uma questão de saber seus limites e estar disposta a sair da sua zona de conforto quando necessário.

Por isso, o planejamento é uma etapa super importante para quem vai fazer intercâmbio. Melhor aproveitar o tempo com novas experiências do que resolvendo problemas que poderiam ser evitados. Entretanto, é impossível prever tudo e se fosse, não seria tão divertido assim. O imprevisto também faz parte.

Pesquise muito. Defina os seus limites pessoais e financeiros, mas seja flexível ao mesmo tempo. Escolha bem o país e a cidade. Cuidado com a hospedagem, nem sempre homestay é a melhor opção. Encontre uma escola de idiomas que combine com você. Abrace, viva e respeite a cultura local e as outras que encontrar no caminho.

É bem comum pensar que fazer intercâmbio é somente para os jovens, mas isso não é verdade. Você encontra e convive com pessoas de todas as idades. O que é bom e, ao mesmo tempo, um desafio. Então, esqueça essa ideia caso seja o único empecilho para você embarcar nessa experiência. Faça o seu planejamento, arrume as malas e vá.

Written by

Digital marketer www.tinasamia.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store