"Eu sabia que os hormônios não funcionariam. Por que eles brincaram com a vida dela?"

A Letícia G.
5 min readMar 26, 2022

--

Tradução livre da matéria: https://www.dailymail.co.uk/news/article-10612285/California-mom-claims-LA-school-encouraged-daughter-transition-blame-suicide.html

Andrew Martinez, nascida Yaeli, suicidou-se aos 19 anos ao se jogar na frente de um trem em Los Angeles, 4 de setembro de 2019.
A mãe, Abigail Martinez, 53, acusou a escola do condado de Los Angeles de ser responsável pelo suicídio de Yaeli e não tratar adequadamente sua depressão. Em uma entrevista exclusiva ao DailyMail.com, Martinez afirmou que a equipe da escola secretamente persuadiu a garota de que a única maneira de ser feliz era fazendo a transição. Ela disse que Yaeli estava no segundo ano — cerca de 15 ou 16 anos — quando começou a tentar descobrir sua sexualidade, algo que Martinez acreditava ser normal naquela idade.
Mas, afirma a mãe, a escola começou a ‘dizer a ela para ir a esses grupos LGBT pelas minhas costas. Ela passou de questionar sua sexualidade para seu gênero’. A mãe disse que os colegas de Yaeli empurraram a ideia de que ela estava deprimida porque era realmente ‘um menino’, o que a escola supostamente apoiou. Martinez afirmou que uma estudante trans mais velha também ‘treinou’ Yaeli sobre o que dizer aos assistentes sociais para que a colocassem em um orfanato e para que o estado pagasse por sua cirurgia de gênero.

A mãe Abigail Martinez acusa a escola de incentivar Yaeli a tomar hormônios e a passar por uma cirurgia de mudança de sexo, enquanto não tratavam adequadamente sua depressão grave. Afirmou que a equipe da escola disse a Yaeli para não falar com sua mãe sobre questões transgênero, mas secretamente a fez se juntar a um grupo LGBTQ, que convenceu a menina de que a única maneira de ser feliz era fazer a transição.

Em uma declaração ao DailyMail.com, o condado de LA concordou que eles ‘buscaram agressivamente a implementação de leis, políticas e serviços de apoio inclusivos e de afirmação de gênero para jovens LGBTQ+’, mas atribuíram parcialmente a culpa pela morte de Andrew a ‘taxas mais altas de suicídio’ entre os jovens queer.

O distrito escolar disse que a alegação de que eles empurravam hormônios ou cirurgias em qualquer aluno era “categoricamente falsa” e que sua equipe era diligente em conectar as crianças com ajuda médica externa.

Em uma ação civil de 2020 movida contra o condado de LA e seu Departamento de Serviços à Criança e à Família (DCFS), Martinez afirma que o governo é responsável pela morte prematura de sua filha.

Martinez disse que, entre suas três filhas, Yaeli era ‘a menina da casa’, vestindo-se como uma princesa e falando sobre os meninos que ela gostava na pré-escola. Ela foi intimidada por sua aparência no ensino médio e, na oitava série, começou a mostrar sinais de depressão, disse sua mãe. Ela começou a questionar sua sexualidade no ensino médio por volta dos 15 ou 16 anos.

“Depois que ela se mudou para o ensino médio, no início do segundo ano as coisas mudaram drasticamente”, disse ela.

“Ela conversou com a irmã sobre como ela gostava de garotas. Ela estava questionando sua sexualidade. Foi um choque, mas ela estava tentando descobrir sua identidade. É normal, que criança não passa por isso nessa idade? Mas nunca imaginei o que a escola faria. A escola estava dizendo a ela para ir a esses grupos LGBT pelas minhas costas. Ela passou de questionar sua sexualidade para seu gênero.

Ela tinha esses colegas na escola dois anos mais velhos que ela. Foram eles que trouxeram essas ideias — ‘Talvez você esteja deprimido porque não sente que é um menino?’ — e a escola apoiou isso"

A escola disse a ela que esses grupos eram o lugar certo, e eu não precisava saber sobre isso.

‘Perguntei a ela o que estava acontecendo, e ela tentou negar, porque lhe disseram que se ela falasse sobre isso em casa, eu não apoiaria.’

Martinez disse que concordou com o pedido de sua filha de ser chamada de ‘Jay’ e tentou ajudá-la a mudar sua aparência, comprando suas roupas masculinas para combinar com um corte de cabelo curto — que Yaeli mais tarde pediu que ela mascarasse novamente com extensões de cabelo comprido. Mas a mãe alegou que era a depressão de Yaeli que era o problema, não a disforia de gênero.

Yaeli já havia tentado uma overdose de pílulas na oitava série em 2014 e tentou pular de uma ponte perto da rodovia em sua cidade natal de Arcadia em seu primeiro ano, logo depois de cortar o cabelo curto, atraindo a atenção de assistentes sociais.

“Eu só queria minha filha de volta. Eu não queria ser a mãe má para dizer ‘não, não, não’. Eu queria dar a ela a ajuda que ela precisava naquele momento. Mas eu sabia que o corte de cabelo ou o que quer que ela estivesse tentando fazer não a deixaria feliz”, disse Martinez.

‘Eu não gostei da ideia [de fazer a transição]. Mas eu só queria que ela descobrisse o que a estava levando a seguir esse caminho.

Expliquei aos assistentes sociais que não ia funcionar. Minha filha precisa de ajuda de saúde mental. Você tem que ir de dentro para fora.

Em vez de tratamento adequado para doenças mentais, Martinez disse que sua filha foi incentivada pela escola e seu grupo de apoio LGBT a tomar hormônios e buscar a cirurgia de mudança de sexo, e tirou Martinez do processo.

Yaeli foi supostamente informada por seus colegas trans que a única maneira de conseguir pagar pelo estado era se ela estivesse em um orfanato.

Martinez disse que uma amiga trans e seus pais ‘treinaram’ Yaeli, persuadindo-a a fugir de casa em julho de 2016 e mentir ao Departamento de Serviços à Criança e à Família (DCFS) que sua mãe havia lhe dado um tapa no rosto.

'Eu nunca fui abusiva com meus filhos. Eu amo meus filhos’, disse a mãe. ‘Eu nunca dei um tapa nela. Mas ela foi orientada por esta família sobre o que dizer às autoridades para que não possam mandá-la de volta para casa comigo.’

Embora Martinez mantivesse a custódia de seus outros três filhos e continuasse a trabalhar como babá, um juiz do tribunal de família de Los Angeles decidiu que Yaeli — que agora era Andrew — seria colocada em um orfanato com direitos de visitação breve e monitorados por sua mãe.

Quando Andrew completou 19 anos em 2019, foi enviado para uma ‘casa independente’, mas estava lutando para sobreviver e foi hospitalizado após outra tentativa de overdose, disse Martinez.

‘[Assistentes sociais] me pediram para não chamá-la pelo primeiro nome. Eu apenas dise ‘Meu filho, eu te amo’. Foi muito dificil.’

"Recebi um telefonema, disseram que era a Polícia de Pomona. Por volta das 21h30 daquela noite, ela caminhou em frente aos trilhos do trem de frente para um trem. Ela ficou de joelhos, levantou os braços e apenas deitou nos trilhos.

Não consegui reconhecer minha filha. Eu não podia vê-la pela última vez. Disseram-me que se eu quisesse vê-la eu precisava assinar um formulário porque não havia muito para ver."

Martinez disse que ela e sua família agora estão ‘quebradas’ e que, embora a intervenção do estado nos cuidados de Andrew tenha como objetivo protegê-la, na verdade teve o efeito oposto.

“Eu sabia que os hormônios não funcionariam”, disse ela. “Ela foi tirada da minha casa porque eles queriam salvar sua vida. Minha pergunta a todos eles é onde está minha filha agora? Por que eles brincaram com a vida dela?

--

--

A Letícia G.

Publicação de textos e traduções feministas sob o ponto de vista crítico de gênero