Os benefícios dos games eletrônicos para a terceira idade

Os jogos digitais são atualmente uma das áreas de mais destaque no mundo da tecnologia, mas se você pensa que games são coisas exclusivas dos jovens, você está muito enganado, foi-se o tempo em que as crianças e os adolescentes eram os únicos adeptos aos videogames. Nos dias de hoje, com a terceira idade entrando cada vez mais no mundo digital, os jogos de tabuleiro e de cartas estão sendo deixados de lado para dar espaço aos jogos eletrônicos, muito por conta dos grandes benefícios trazidos, porque além do entretenimento, os videogames estão sendo explorados no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.

Está se tornando cada vez mais comum médicos e fisioterapeutas usarem os jogos eletrônicos para auxiliar no tratamento de pessoas com doenças como o Mal de Parkinson ou que sofreram algum tipo de derrame ou trauma ortopédico. A “gameterapia” apresenta resultados bastante animadores, sobretudo pela capacidade do game de estimular a determinação do paciente, incentivando a atividade cerebral e até recuperando movimentos, além de diminuir a ocorrência de depressão em pacientes acometidos de doenças degenerativas.

Cientistas da Universidade da Califórnia, desenvolveram um jogo de corrida chamado “NeuroRacer” e realizaram testes com um grupo de idosos de faixa etária entre 60 e 85 anos. O grupo foi submetido a 12 horas de jogo durante um mês, uma hora por dia, três vezes na semana. Após o termino da pesquisa, os cientistas descobriram que com o estímulo da atividade cerebral através da prática, os idosos obtiveram uma melhora na qualidade de vida e também aumentaram o desempenho para a realização de várias funções simultaneamente com a mesma habilidade de jovens de 20 anos. Confira a reportagem:

Videogames muitas vezes são relacionados ao sedentarismo, por que muitos jogos consistem apenas em pressionar alguns botões enquanto ficamos sentados na frente da TV. A Nintendo é uma das maiores empresas de games hoje, talvez porque a maioria dos jogos lançados para o Wii fogem deste conceito, fazendo com que, muitas vezes, o jogador tenha que se movimentar para atingir os objetivos. Em 2007 lançaram o “Nintendo Wii Fit” (que está se popularizando muito nos últimos anos), que é basicamente um jogo eletrônico de realidade virtual, que promove a melhoria no equilíbrio, na flexibilidade muscular, no condicionamento físico e na coordenação. Outra alternativa é o Kinect do Xbox 360 da Microsoft, que traz propostas de jogabilidade semelhantes.

Novos jogos específicos para a terceira idade estão surgindo com o tempo, é o caso dos alunos do Curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF), que já estão desenvolvendo aplicações e games usando ferramentas de controle de movimento focados nesse público.