INSTRAN GAMES 2017
O INSTRAN GAMES 2017 em questão é de interesse coletivo, educativo, sensibilizador de iniciativa de uma ONG, e tem como referencial a construção de parcerias com jovens, empresas e/ou instituições, pois defendemos e acreditamos em processos de vivências criativas e interativas para a sensibilização e mudanças comportamentais.

Segue para conhecimento um texto elucidativo sobre o INSTRAN GAMES 2017 de autoria e iniciativa do INSTRAN — Instituto Autotrânsito de Educação no Trânsito.
Sinopse do Projeto: INSTRAN GAMES 2017
O INSTRAN
O Instituto Autotrânsito de Educação no Trânsito, ONG com sede em Campinas/SP segundo seus estatutos tem como missão e metas trabalhos e projetos voltados para construção de uma sociedade solidária, sustentável, com justiça social e que respeite o ser humano em todas as suas dimensões e o meio ambiente.
O INSTRAN GAMES 2017
Perfil do evento: trata-se de gincana inovadora, via internet e rádios com atividades a serem desempenhadas pelo público-alvo tendo como pano de fundo paradigmas em uma linguagem atraente e desafiadora em se tratando de eventos públicos com jovens.
População alvo: adolescentes e jovens estudantes
Paradigmas propostos: Simplicidade, Interatividade, Criatividade, Reflexões, Modelos Comportamentais Proativos, Binômio Cooperação-competição e Vivências compartilhadas com a comunidade.
A temática primordial terá como base os comportamentos preventivos quanto aos acidentes no trânsito, envolvendo pedestres, condutores, ciclistas, motociclistas e gestores públicos.
Atuação dos participantes será realizada no sistema de equipes formadas e cadastradas previamente em página especial do INSTRAN GAMES 2017 no Facebook.
Conteúdo das provas e desafios focando temática vinculada ao trânsito com base em ações multiplicadoras e proativas pelas equipes participantes. Todas as provas serão de competência e responsabilidade da assessoria técnica do INSTRAN, tendo como coordenador responsável o psicólogo Tito-Francisco Henrique de Oliveira.
A disponibilização e exposição dos resultados e produção das equipes ocorrerão nas plataformas da internet, oferecendo oportunidade de uma contaminação proativa, compartilhamento e sensibilização da população em geral.
Regiões geográficas-alvo estimada inicialmente: Metropolitana de Campinas, Circuito das Águas e Sul de Minas. Esta definição geográfica está na dependência da construção de parcerias com promotores, podendo ser ampliada sem restrições. Esta população abrangente da área inicialmente proposta situa-se em torno de quase 8 milhões de habitantes, porém fica em aberto a possibilidade de outros focos regionais desde que suportados por apoio e investimentos de autarquias e/ou empresas parceiras.
Virtual & Presencial
No geral o INSTRAN GAMES 2017 ocorrerá no plano virtual, porém estará gerando através das provas e desafios diversas ações presenciais das equipes em suas comunidades, cidades, escolas, organizações, clubes ou similares; para assim contaminar proativamente outros participantes.
Entendemos que os integrantes das equipes serão os agentes multiplicadores de posturas e propostas quanto ás ações preventivas no trânsito. Justamente a clientela alvo integrante em larga escala nos índices de acidentes é que deve ser ‘a mola propulsora’ desta proposta inovadora, pois conforme os paradigmas psicológicos defendem a vivência gera maior impacto que as tradicionais estratégias de sensibilização e informação.
Também deverá ocorrer durante a programação do INSTRAN GAMES 2017 encontros presenciais especiais caso a coordenação geral do evento considere oportuno e viável para com os participantes e/ou em relação aos patrocinadores, como no caso das entregas das premiações.
Estes eventos ficam, neste momento, na dependência da avaliação da demanda envolvida durante todo o INSTRAN GAMES 2017 principalmente no que se refere ás localidades das equipes participantes. Segue projeto detalhado.

PROJETO “INSTRAN GAMES 2017”
Autoria/iniciativa
INSTRAN Instituto Autotrânsito de Educação no Trânsito
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
O Instituto Autotrânsito de Educação no Trânsito-INSTRAN tem sede e foro na Rua Otacviano Alves de Lima Nº 731 — Jd. Chapadão — Campinas — SP — CEP: 13.070–027.
O INSTRAN — tem como MISSÃO e trabalha para a construção de uma sociedade solidária, sustentável, com justiça social e que respeite o ser humano em todas as suas dimensões e o meio ambiente, buscando a diminuição significativa das mortes no trânsito, tendo como base alguns objetivos entre os quais se destacam:
I. Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia, a educação, a comunicação, a cultura de trânsito seguro;
II. Promover o contínuo aperfeiçoamento das ferramentas de gestão de tráfego e trânsito, através de projetos de educação, campanhas e gestão;
III. Promover e apoiar ações de mobilização social, fomentar a criação de associações, colaborar nos projetos organizados de associações de bairro, para que elas cumpram seus objetivos de melhorarem o desempenho do trânsito e da cultura de paz;
IV. Divulgar as atividades, projetos e realizações em que o Instituto Autotrânsito de Educação no Trânsito-INSTRAN tiver participação, além das ações sócio educativas, por todos os meios possíveis;
V. Estimular a parceria, o diálogo e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns;
VI. Promover ações educativas, culturais, profissionais e de cidadania em geral, com crianças, adolescentes, adultos e grupos de terceira idade na temática cultura de paz e trânsito;
VII. Promover ações, visando garantir a preservação e o bem-estar físico, mental, emocional e volitivo de seus beneficiários;
VIII. Promover o desenvolvimento econômico e social e o combate à perdas de vidas no trânsito;
IX. Criar e oferecer condições para a melhoria do trânsito, através de campanhas, palestras, programas nas mídias clássicas e internet, junto a entidades de educação e outras que se dispuserem, prestando-lhes assistência devidas no âmbito dos projetos comuns;
X. Promover a capacitação profissional, através da criação de estágios e de cursos, que possibilitem aperfeiçoamento na temática Trânsito;
XI. Colaborar na criação e estimulo a pesquisas de novas tecnologias para cumprimento do objetivo social estabelecido, bem como, busca de novas tecnologias gerenciais e técnicas que otimizem atingir os objetivos propostos.
Diretoria do INSTRAN
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente:Maria Antonieta Elias Gigo
Vice-Presidente Douglas Perinelli Milani
CONSELHO CONSULTIVO
Presidente Francisco Henrique de Oliveira
HISTÓRICO — EXPERIÊNCIA PRÉVIA
No rol de ações e atividades registram-se:
- palestras em CFCs e na Autotrânsito para motociclistas;
- evento junto com a EMDEC no evento par motociclistas;
- a palestra de coach com Leila;
- distribuição de panfletos para motociclistas, abanadores com frases ligadas ao trânsito no carnaval 2016.
- reuniões entre dirigentes do INSTRAN para avaliação de projetos e ações preventivas;
- distribuição de quebra-cabeças psico-pedagógicos para alunos da Autrotrânsito como metodologia sensibilizadora para reflexões e atitudes proativas diante do sistema de trânsito em geral;
Além destas atividades o INSTRAN mantém uma página no Facebook e sit na net, para disponibilizar mensagens e matérias diversas sobre o trânsito em geral buscando assim uma conexão e o cumprimento de suas metas institucionais.
Consta ainda do memorial do INSTRAN diversos vídeos de autoria conjunta entre o INSTRAN e do psicólogo Tito, autor do Projeto “UMA MENSAGEM PRA VOCÊ” (com registro no Ministério da Cultura-2013).
Os endereços eletrônicos mantidos pelo INSTRAN seguem:
Site http://www.instran.org.br/
Facebook https://www.facebook.com/INSTRAN-757943717613597/
INTRODUÇÃO
Os acidentes de trânsito não são uma fatalidade. Diversos fatores intervêm para a sua ocorrência (MACEDO, 2005; SCIELSLESKI, 1982 apud SCALASSARA; SOUZA; SOARES, 1998; TAPIA GRANADOS, 1998).
Profissionais das mais diversas áreas de atuação e do conhecimento como psicólogos, engenheiros, educadores, médicos e agentes de trânsito tem-se empenhado para determinar o fator causal dos acidentes, de maneira a inferir a maneira de evitá-los (MACEDO, 2005).
Conforme Macedo (2005): “ São considerados como fatores de risco para a ocorrência dos acidentes de trânsito as falhas humanas; as falhas mecânicas; as condições ambientais; as condições físicas das vias; e as sinalizações inadequadas, entre outros.
Analisando-se os fatores que concorrem para os acidentes de trânsito, têm-se como possíveis ações para a sua redução: a regulamentação específica; as intervenções no meio físico, no âmbito da engenharia de tráfego e transportes; o desenvolvimento tecnológico dos veículos; e as ações educativas.”
Note-se que ações educativas não devem ser classificadas somente com a distribuição de panfletos, ou clips na mídia, ou as tradicionais entrevistas ou reportagens sobre acidentes. O processo educacional inserido nesta Vivência tem como fundamento ações que visam mudanças comportamentais conforme paradigmas da psico-pedagogia.
Então esta vivência vai além do informar ou gerar notícias, mas sim é fonte geradora de reflexões sobre o comportamento individual e/ou coletivo e suas relações com o Sistema de Trânsito que envolve pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores em geral e passageiros.
JUSTIFICATIVAS
Um estudo organizado pelo Conselho Regional de Psicologia 10° Região (MACEDO, 2005) aponta seis fatores humanos determinantes dos acidentes de trânsito: ignorância, desobediência, emoção, valores, personalidade e lentidão de raciocínio.
CLARK (1995 apud MACEDO, 2005) agrupa os fatores humanos determinantes de acidentes de trânsito em duas categorias:
- os de ordem cognitiva, relacionados ao processamento da informação; e
- os de ordem social, de caráter motivacional, que desencadeia a tendência a cometer infrações.
O comportamento humano no trânsito pode ser resultante do conflito pela disputa do espaço, na busca de mobilidade que permita atender necessidades e interesses diversos; destacando as funções do planejamento urbano em oferecer condições “[…] dignas de viver e conviver e de circular” (MACEDO, 2005).
Embora seja observado o aumento do número de veículos em todo o mundo, o sistema viário e o planejamento urbano não acompanham este crescimento, favorecendo os conflitos pela disputa de espaço e influenciando significativamente a ocorrência dos acidentes de trânsito (MARÍN; QUEIROZ, 2000).
Diante deste conflito envolvendo o Humano x Trânsito, vejamos o que afirmam pesquisadores especializados neste cenário:
“O comportamento humano conflitivo no trânsito pode também resultar da intenção de impressionar os outros e/ou confirmar sua própria autonomia (VLEK, 2003).
Assim, diversos fatores podem intervir para a ocorrência dos acidentes, como destacam HOFFMANN e GONZÁLEZ (2003, p. 380) quando afirmam que o acidente é “[…] resultado final de um processo em que se encadeiam diversos eventos, condições e comportamento”, o que reflete a complexidade do estabelecimento de medidas preventivas para essas ocorrências.”
“A avaliação do comportamento humano no trânsito deve contemplar os processos psicológicos que atuam durante a condução do veículo:
- a percepção e atenção, que permitem perceber a situação e as condições de trânsito;
- a interpretação e a avaliação das informações obtidas;
- a tomada de decisão mais adequada; e
- a execução da decisão, com rapidez e precisão.
Esses processos psicológicos são modulados pela personalidade, inteligência, estilos cognitivos, motivação, aprendizagem, experiência e memória (HOFFMANN; GONZÁLEZ, 2003).
Justamente dando os devidos créditos a tais assertivas e conclusões das pesquisas sobre o comportamento humano no trânsito é que o projeto “INSTRAN GAMES 2017” se propõe a gerar um cenário de desafios (gincana) para os participantes buscando assim a provocação da sensibilização e mudanças comportamentais de pedestres e condutores diante do caos que enfrentamos no sistema de trânsito.
INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO
1. Nome do Projeto
“INSTRAN GAMES 2017”
2. Resumo do projeto
O projeto “INSTRAN GAMES 2017” trata-se de uma gincana especialmente formatada para veicular através das mídias impressas, de rádio e pela internet, envolvendo diretamente estudantes do ensino médio; e secundariamente toda população usuária que venha a se interessar em compartilhar, comentar, cooperar, participar e divulgar os objetivos do evento.
PÚBLICO-ALVO
A foco prioritário alvo deste evento é a faixa etária dos adolescentes.
Este perfil situa-se entre 13 a 18 anos, podendo ser inscritos estudantes de escolas públicas e/ou particulares, de ambos os sexos.
No plano secundário, também alvo de atenção será o público em geral, pais e/ou professores que deverão ser contaminados proativamente através de desafios, provas, situações incentivadoras e/ou adesão e apoio pleno ás equipes concorrentes.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Desenvolver evento sensibilizador junto a uma clientela específica e pré-determinada, tendo como meta a sensibilização e prevenção/redução de acidentes no Sistema de Trânsito.
Objetivos Específicos:
- sensibilizar os participantes, diretos e/ou indiretos, para a necessária valorização de posturas e atitudes diante do Sistema de Trânsito, evidenciando que o alto índice de acidentes e mortes não são dignos de um Ser Humano Inteligente;
- provocar analogias entre os materiais expostos e/ou trabalhados pelas equipes concorrentes, com os cenários do Sistema de Trânsito, instigando assim percepções, motivações e escolhas;
- oferecer oportunidades de escolhas e tomadas de decisão, mesmo que simbólicas em relação ao Trânsito, mas vinculando-as como originárias de um processo mental que envolve: Inteligência, Atenção Concentrada, Atenção Dispersiva, Memória, Empatia, Valores subjetivos, Afetividade, Auto-controle, entre outros conceitos mentais;
- provocar entre os participantes a geração de cenários proativos e com mensagens proativas, em plena sintonia e vinculo com a temática, objetivando o compartilhar destes momentos com o público em geral, para assim buscar efeitos multiplicadores na prevenção de acidentes. Neste item poderemos ter a criação de vídeos, cartazes, folders, grafites, manifestações dramatizadas (teatro), músicas, redações, desenhos e outras manifestações que venham a fortalecer os objetivos propostos;
- também criar cenários para a geração do chamado EFEITO MULTIPLICADOR (após a gincana propriamente dita), com inúmeras oportunidades de postagens, relatos, conversas, debates, explicações, busca de soluções de problemas, descrições e outros elementos que fazem parte da vivência propriamente dita;
- em segundo plano, divulgar o INSTRAN e seus canais de comunicação como fonte de atração, geração de reflexões, informações, estabelecimento de uma rede de fidelidade, provocação de construções criativas (vídeos, clips, textos, etc), entre outras modalidades de interatividade.
METODOLOGIA
O projeto “INSTRAN GAMES 2017” será realizado através de uma gincana que se utilizará dois principais meios de comunicação parceiros do referido evento: rádios convencionais e as redes sociais da internet.
Assim estima-se o uso da programação de rádio, a mídia impressa e os canais da internet, como exemplo o Facebook e o Youtube.
Estes meios de comunicação, que seriam os promotores ao nível de divulgação e compartilhamento das atividades do projeto, irão compor a plataforma de contato com o público-alvo e o público em geral, podendo disponibilizar a todos o acesso via celulares e demais equipamentos.
REGIÕES GEOGRÁFICAS ALVO DO EVENTO
Através da divulgação do evento via rádios parceiras, rede na internet e folders a serem distribuídos nas escolas estimam-se atingir uma região de grande porte e significado quanto ás questões de trânsito, e em especial na prevenção de acidentes.
Projeta-se assim atingir direta ou indiretamente um mapa regional envolvendo desde a região metropolitana de Campinas, passando-se pelo Circuito das Águas e incluindo-se também a região do sul de Minas Gerais.
1. Dados Identificação da Região Metropolitana de Campinas
Composta por 20 municípios que são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
É a segunda maior do Estado de São Paulo em população, com mais de 3,1 milhões de habitantes, de acordo (IBGE) para 2016Segundo dados de 2016 registra-se um total de mais de 3 milhões de habitantes.
A Região conta com amplo sistema viário, bastante ramificado, e que apresenta os seguintes eixos principais: a Rodovia dos Bandeirantes e a Rodovia Anhangüera, que ligam a cidade de São Paulo ao interior paulista, cortando RMC; a rodovia SP-304, rumo a Piracicaba, a Rodovia Santos Dumont, rumo a Sorocaba e a Rodovia Dom Pedro I, que faz a ligação com o Vale do Paraíba, entre outras.
Entre as rodovias que servem de ligação entre as cidades da RMC, se destacam:
Rodovia Professor Zeferino Vaz (Campinas-Paulínia-Cosmópolis-Artur Nogueira-Conchal)
Rodovia Jornalista Francisco Aguirra Proença (Campinas-Hortolândia-Capivari)
Rodovia Prefeito José Lozano Araújo ou Rodovia 330–110 (Paulínia-Sumaré-Hortolândia)
Rodovia Adhemar de Barros (Campinas-Mogi Mirim-Mogi Guaçu)
Rodovia Doutor Roberto Moreira (Paulínia-Campinas)
Rodovia Miguel Melhado Campos (Vinhedo-Campinas)
Rodovia Miguel Noel Nascentes Burnier (Mogi-Mirim-Campinas)
2. Portal do Circuito das Águas Paulista.
Composto pelas cidades de Amparo, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Socorro, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Jaguariúna, Holambra e Pedreira.
3. Região do sul de Minas Gerais.
Composto por: Pouso Alegre, Ouro Fino, Borda da Mata, Bueno Brandão, Camanducaia, Monte Verde, Jacutinga, Munhoz, Inconfidentes; Varginha; Passos; Poços de Caldas; Três Corações; Lavras; São Lourenço, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí; São Sebastião do Paraíso, Guaxupé, Três Pontas; Alfenas, Andradas.
Assim para efeitos de impacto quanto aos objetivos estimados e também para percepção de eventuais investimentos de parceiros quanto á divulgação de suas imagens, nomes e/ou produtos/serviços, temos uma região geográfica a ser explorada tanto através da mídia impressa, das redes sociais e principalmente via estudantes-equipes participantes.
Podemos estimar que perto de 4 milhões de habitantes perfazem a totalidade das três regiões que serão focadas pelo evento.
Lembramos que o impacto e alcance das atividades e do evento em geral ocorrerão via radiofônica, via internet e nas mídias impressas que venham a aderir efetivamente ao projeto em questão.
Estima-se assim a formação de uma corrente de comunicação multi- potencializada nas audições de rádios, na visibilidade dos celulares e nas matérias impressas (provas e desafios) nos jornais.
Durante a realização das provas e na gincana propriamente dita, as equipes terão papel objetivo na divulgação dos patrocinadores. Esta adesão, isto é as solicitações de divulgação dos patrocínios, serão explicitas e de comum acordo, já no processo inicial de inscrição das equipes.
Assim estima-se a cobertura diante de um público alvo de mais de 4 milhões de habitantes que poderão ser atingidos diretamente (estudantes, professores, pais) e/ou indiretamente (habitantes das cidades circunscritas no mapa geográfico previsto anteriormente).
A FORMAÇÃO DAS EQUIPES
Para a participação direta no evento os estudantes serão incentivados a formarem suas equipes, de acordo com alguns requisitos mínimos para sua organização, identificação, quantidade de integrantes, localização-sede, controles de desempenho, classificações-pontos, disponibilização de provas, etc.
Os requisitos e/ou critérios para a composição das equipes serão disponibilizados logo no início da divulgação do evento, assim que forem formatadas as parcerias entre INSTRAN, rádios, jornais e a estruturação dos recursos da internet (página Facebook, Canal Youtube, etc) e incluindo-se neste rol os recursos financeiros de patrocinadores quanto aos prêmios oferecidos, certificados, inserções nos jornais e rádios, suporte técnico, etc.
Haverá um período prévio de divulgação para a inscrição das equipes durante a divulgação do evento, justamente para oferecer maior sensibilização e propiciar a desejável adesão da clientela alvo do evento.
Não haverá restrição quanto á localização geográfica das equipes, embora o foco de atenção prioritário sejam os limites geográficos entre a região metropolitana de Campinas até o sul de Minas Gerais, envolvendo significativa quantidade de cidades.
AS PROVAS E OS DESAFIOS
As equipes inscritas na gincana “INSTRAN GAMES 2017” serão submetidas aos desafios através de diversas provas, seja tanto quanto o grau de dificuldades como quanto á criatividade, impacto urbano, inter-relacionamento, sensibilização pública, contextualização de posturas e comportamentos; entre outros conceitos e paradigmas com suporte psicopedagogico.
Entre tais paradigmas um deles será de essencial importância.
Trata-se do efeito multiplicador das tarefas e das ações das equipes concorrentes.
Somente como exemplo segue um modelo descritivo de uma tarefa que revela este referencial:
“Cada equipe deverá reproduzir no mínimo 300 (trezentos) filetes de papel impresso, (medidas aproximadas: 2 cm x 7 cm) com mensagens proativas sobre o comportamento desejável relativo à cidadania no trânsito. Estes filetes com mensagens devem ainda constar o nome do evento e dos promotores, conforme segue um modelo).
A distribuição destes 300 filetes deverá ocorrer em um final de semana entre os dias ___ e ___/out/2017 na cidade da própria equipe.
A citada distribuição deverá ser filmada e editada com o máximo de 45 segundos, com total liberdade criativa na edição para torná-la mais cativante quanto a visualizações ao ser postada no Facebook.
A postagem na página do Facebook deverá ocorrer a critério da equipe até cinco dias após a realização da citada tarefa.”
Este serve somente um exemplo de uma prova que tem como fundamento a geração de multiplicadores, promovendo também o empoderamento de atitudes e ações comportamentais justamente através de um público atualmente alijado do processo de ações cooperativas em suas comunidades.
Os efeitos multiplicadores de tais ações e provas são ilimitados, pois podemos visualizar isto ocorrendo dentro das escolas, com apoio de empresas que poderão dar aval ás equipes de suas cidades, de outros meios de comunicação não envolvidos diretamente na parceria do evento, etc…etc..
Assim poderemos ter provas sugerindo criações como: mini-teatros nas praças, cartazes e folders criativos, ‘pedágios’ sensibilizadores e reflexivos, vídeos e/ou curtas metragens sobre ações proativas, grafites em muros previamente autorizados, textos/redações criativas, desenhos e/ou montagens/esculturas reciclagens diversas
PERIODICIDADE
CRONOGRAMA-CALENDÁRIO
Duração aproximada: 30 dias de provas através de Facebook, rádios parceiras e jornais.
Divulgação e Inscrições: durante mês de set/2017
Início do evento: Semana Nacional de Trânsito no final de Setembro
Encerramento 30 dias após início: final de Outubro
Estimativas de Inserções nas rádios
Divulgação do evento:
Inserções diárias, sendo 2 de manhã, 2 a tarde e 2 a noite, desde a data inicial até o dia da premiação
Divulgação de provas:
Inserções semanais, três por semana, com alternância entre as rádios parceiras.
Rádio A: segundas, quartas e sextas
Rádio B: terças, quintas e sábados
Inserções nos jornais: de acordo com formatação a ser avaliada, conforme adesão dos jornais parceiros. Nestas mídias também deverá avaliar as inserções de divulgação e das provas, além de matérias alusivas ao evento realçando seu caráter psicopedagógico e institucional.
LOGÍSTICA TÉCNICA
Coordenação do evento sob a responsabilidade do INSTRAN
Suporte técnico — informática/Internet estruturas compatíveis: criação, atualização e manutenção
Material de apoio que vier a ser definido (quebra-cabeças, panfletagens, divulgação material, etc…
Elaboração e divulgação das provas sob total isenção quanto ás equipes e com plena transparência de propósitos.
PREMIAÇÃO
Conforme a adesão de patrocínios junto ao INSTRAN, para oferta de premiação ás equipes melhores colocadas e com destaques especiais que venham a ser cogitados e planejados como proposta.
Premiações sugeridas em valores financeiros e também com certificações para as escolas representadas pelos alunos/equipes.
Premiações:
1º lugar por equipe — campeã
2º lugar por equipe — vice campeã
2º lugar por equipe
Vídeo destaque “Cidadão Exemplar”
Vídeo destaque “Juventude Proativa”
Redação destaque: “Minha cidade, meu amor”
Redação destaque: “Eu faço a minha cidade”
Desenho destaque: “Desenhando a qualidade de vida 1”
Desenho destaque: “Desenhando a qualidade de vida 2”
Gratife exemplar: “Transitando com ética”
Grafite destaque: “Eu dirijo minha cidadania”
Outros prêmios (a relacionar e avaliar)
Estimativa de valores de cada premiação
Premiação: decorrente de apoio financeiro de patrocinadores com diversidade conforme alcance de patrocínios.
Por Equipes:
1º Lugar R$ 5.000,oo
2º Lugar R$ 3.000,oo
3º Lugar R$ 2.000,oo
ORÇAMENTO
Premiação R$ 10.000,oo (dez mil reais)
Suporte logístico-internet R$ 3.000,oo (três mil reais)
Material divulgação/panfletagem R$ 1.000,ooo (mil reais)
Custo do Projeto total R$ 14.000,oo (quatorze mil reais)

Contatos para informações, parcerias, adesões
INSTRAN Instituto Autotrânsito de Educação no Trânsito
Organização não governamental (ONG)
CNPJ nº 21.456.352/OOO1–26
Rua. Octaviano Alves de Lima -731 — Jd Chapadão Campinas SP
https://www.facebook.com/INSTRAN-757943717613597/
Evento gincana INSTRAN GAMES 2017
Presidente do INSTRAN
Profa. Antonieta Gigo
Email antonieta@autotran.com.br
Fone contatos (19) 91 71 97 41
(19) 37 22 71 53 ou (19) 37 22 71 54 na Autotrânsito
Diretora do INSTRAN
Profa. Solange Ribeiro
Email solange.autotransito@gmail.com
(19) 37 22 71 53 ou (19) 37 22 71 54 na Autotrânsito
Presidente do Conselho Consultivo do INSTRAN
Tito-Francisco Henrique de Oliveira
psicólogo, autor e coordenador do INSTRAN GAMES 2017
Email fhoo@uol.com.br
