Marketing de conteúdo focado em negócios

A estratégia primeira do Marketing é atrair visibilidade para uma marca. E investir em Marketing de conteúdo tem sido uma opção bastante interessante para encontrar e fidelizar consumidores, que estão em busca soluções diretas e eficientes para suas dúvidas.
É através da demonstração clara do conteúdo que um cliente/consumidor opta ou não pela sua marca. Ou seja, ele está em busca de algo objetivo naquele momento.
A maneira como consumimos a informação atravessou uma mudança radical nos últimos tempos. Não é preciso esperar mais pelo comercial da TV para ficar sabendo do lançamento de um novo cosmético. Ou então, esperar ser surpreendido por um outdoor divulgando um novo show na cidade.

A informação se tornou acessível e dinâmica. Basta eu ter um dispositivo conectado à internet para ficar sabendo das últimas novidades. Dá para conferir qualquer informação acerca de um produto antes mesmo de entrar na loja para comprá-lo.
Isso tem feito os consumidores terem um comportamento mais seletivo. Quando se busca algo, recorre-se ao Google. E quando um consumidor estiver interessando em saber sobre o seu produto, a sua marca precisa estar na internet. Pense primeiramente em ajuda-lo a resolver um problema. Esse é primeiro passo para conquistar confiança.
A questão da confiança que uma marca transmite ao seu consumidor está diretamente ligada ao conceito de branding. Para entender como isso funciona não deixe de ler este artigo:
Definindo o Marketing de conteúdo
A definição mais clara de Marketing de conteúdo é sobre a forma como o seu produto, ou marca, são apresentados ao público. É a maneira de dar evidencia ao conteúdo, que precisa ser ao máximo informativo e agregador de valor. Esse valor gera confiança e traz engajamento.
Tenha como objetivo inicial surpreender as pessoas com um conteúdo de referência. Que deixe claro como a sua marca é autoridade naquele segmento de marcado e o quão ela pode ser útil em caso de necessidade.
É sobre causar empatia com o público. Por exemplo: se uma determinada loja virtual trabalha com artigos esportivos, ela precisa saber falar tudo sobre os produtos que vende, além de ser capaz de dar dicas e sugestões sobre esportes.
Nesse sentido, qualquer um que queira pesquisar sobre esportes é capaz de ficar bem informado nessa loja. A partir dessa autoridade, consegue-se agregar a venda dos produtos relacionados ao esporte especifico.
Opte por oferecer conteúdo de qualidade e que resolva as questões levantadas pelo público
Assim como no exemplo da loja de esportes, ofereça ao seu consumidor um conteúdo de relevância. Um conteúdo que o faça identificar a sua marca como sendo autentica e de opinião direta.
É por meio dessa presença autentica que o seu consumidor terá o envolvimento com seus produtos. Sempre que ele tiver outra dúvida, ou quiser procurar por produtos esportivos, ele já tem em mente por onde começar.
Entenda qual é a jornada do consumidor em busca do seu produto
Quando temos qualquer dúvida, ou estamos em busca de alguma coisa, o processo natural é recorrer aos mecanismos de busca na internet com o intuito de encontrar a melhor solução, não é? Por isso é importante ressaltar que sua marca precisa estar na internet e bem posicionada nos mecanismos de busca, para que o consumidor com dúvida, encontre a sua solução.
A grande sacada de sucesso do marketing moderno é fazer com que os produtos estejam em total sintonia com os consumidores. Essa sintonia consiste em ter uma presença cativante, esclarecedora, transparente e, sobretudo, auxiliadora.
Ganha pontos nessa jornada, aquela marca que consegue captar a necessidade do seu público e oferecer soluções eficazes. Uma das etapas dessa captação é criar uma página na internet, bem planejada, para intermediar esse contato com o público. Entenda sobre a criação de páginas estratégias nesse post:
Dê sempre evidencia ao conteúdo e não utilize publicidade obstrutiva
Uma técnica que pode frustrar o seu público é a obstrução da informação. Ficar colocando publicidades que interrompem o fluxo do conteúdo pode ocasionar a perda da sua audiência.
Utilize uma publicidade sugestiva e que esteja relacionada à sequência do seu conteúdo. Essa é uma maneira muito mais amigável com o consumidor. Porque uma vez frustrado com uma página mal planejada, dificilmente ele voltará a acessá-la. Pense nisso.

É buscando evitar esse tipo de erro, que se recomenda a criação de páginas estratégicas e com foco no usuário do site. Um produto acessível alcança muito mais pessoas e a satisfação do público gera envolvimento e fechamento de vendas.
Para entender melhor como funciona o processo de criação de sites e sistemas web, leia este artigo:
Conteúdo informativo e o marketing de permissão
O marketing de permissão é um método utilizado para obter dados do internauta que visita a sua página. Essa metodologia está diretamente associada do marketing de conteúdo, porque se o internauta se sentir bem informado com o seu conteúdo, ele ficará à vontade em lhe fornecer um nome e um e-mail.
É a partir desses dados coletados que começa uma comunicação entre marca e consumidor. Essa comunicação pode ser feita através de e-mail marketing ou pelo envio de newsletters informativas.
E o grande diferencial dessa troca de dados está na permissão concedida pelo consumidor. Ele não se sentirá invadido uma vez que tenha te fornecido os dados. Agora, a equipe de Marketing precisa manter esse contato aquecido, divulgando dicas, promoções e bastante conteúdo informativo.
É possível se aprofundar um pouco mais nesse contexto de Marketing digital lendo este post:
Concluindo
Utilizar o marketing de conteúdo para fortalecer um negócio é uma estratégia bem diferenciada da concorrência. Tudo começa com a empatia que marca desperta no seu público, e em contrapartida, ganha-se fidelidade e engajamento.
Portanto, adote uma análise estratégica que dê ênfase ao seu conteúdo e de como sua marca/produto pode ajudar as pessoas. E lembre-se: O seu consumidor, primeiramente, procura por uma solução.
Para entender mais sobre este assunto, acesse: