Mídias sociais e redes sociais: o conceito da interação social

Thiago Melo
5 min readSep 22, 2017

--

Os termos mídias sociais e redes sociais são bastante utilizados na internet com o intuito de promover a interação social. Ambos possibilitam uma comunicação constante com o público e ajudam no posicionamento de marcas e produtos. No entanto, o conceito dos termos é um bastante distinto.

Os termos mídias sociais e redes sociais são bastante utilizados na internet com o intuito de promover a interação social

É possível criar um perfil em diferentes tipos de redes sociais, e cada uma delas, na sua particularidade, ajuda as pessoas em um determinado ponto. Existem as redes sociais com a finalidade de ajudar as pessoas as se reencontrarem; redes sociais para troca de mensagens curtas, vídeos curtos; existe a rede social com o intuito de ajudar na recolocação do mercado de trabalho e etc.

Com isso, utilizamos vários tipos de redes, que estão disponíveis no vasto ecossistema das mídias sociais. O termo mídias sociais retrata um conjunto de possibilidade podendo conter várias redes sociais interligadas. E essas redes podem ou não ser do mesmo tipo ou finalidade.

Ou seja, o conjunto das mídias sociais nos dão a possibilidade de explorar diversas redes sociais com conceitos semelhantes. Seja para publicação de fotos, publicação de vídeos, rede de profissionais etc. São diversos tipos de serviços que apresentam a mesma finalidade.

Além disso, como conceito de mídia social, podemos encontrar maneira de postagem de conteúdos completos. O tipo de rede social no formato de blog tem ganhado muita importância nos últimos tempos, dada a grande relevância de textos informativos.

A criação de um blog é um fator qualitativo na estratégia de marketing digital de uma empresa. Entenda melhor nesses posts:

Qualquer oportunidade e comportamento de interação social observados pelas pessoas, pode ser explorado nas mídias sociais. A proposta das redes é fazer com que os internautas sejam capazes de interagir e formar opiniões sobre uma marca ou produto ofertado.

A diferença entres as Mídias sociais e as Redes sociais

Para compreendermos melhor a distinção entre os dois temos - mídias sociais e redes sociais -, precisamos imaginar as possibilidades de interação social disponíveis. Mídias sociais são um conjunto de redes sociais com finalidades iguais ou diferentes de interação.

Uma mídia representa um conjunto de redes com finalidade de divulgar fotos, ou vídeos e etc. Pode trabalhar também com a opção de streaming de música ou micro texto. Usar ou não determinada redes depende do tipo de público que se pretende alcançar.

Contudo, a qualquer momento podem surgir novas opções de redes sociais. O que hoje se mostra uma tendência na interação social, pode ser tornar obsoleto muito rápido. A todo momento novas funcionalidades estão disponíveis na internet como forma de unir pessoas com interesses comuns.

Mídias sociais são um conjunto de redes sociais com finalidades iguais ou diferentes de interação

Na imagem acima, conseguimos observar bem o cenário das mídias. Há diversas mídias disponíveis com inúmeras redes de mesmo nicho. É muito comum e eficiente a utilização de uma rede de cada mídia na promoção de uma marca na internet.

No âmbito do Marketing digital, observamos primeiramente como se comportam os usuários de uma marca na internet. Em qual rede social eles estão inseridos e como interagem com os assuntos da marca e a divulgação dos produtos.

Avaliar constantemente o comportamento dos internautas configura uma inteligente estratégia de branding. Para compreender melhor essa questão leia também:

O elemento primordial na utilização das mídias sociais, por parte de uma marca, é causar engajamento com seu público. Observe como os seus consumidores se comportam e o que falam nas redes sociais. Explore isso em favor dos seus produtos e da imagem da sua marca.

Planejamento a longo prazo no contexto das mídias sociais e redes sociais

Toda marca que queira se destacar na internet e causar empatia com seu público, precisa considerar o uso das mídias sociais como aliado. Trata-se de estar presente onde o público está. Compreender suas necessidades e expectativas com relação ao produto ofertado.

Um dos critérios mais difundidos na utilização das mídias sociais é a abrangência da informação. O processo de descentralização da informação pode acontecer de médio a longo prazo. Fato é que a informação se prolifera muito rápido.

A abrangência da informação possibilita um revés na imagem do produto ou marca. O que pode ser considerado desnecessário para um grupo de pessoas, pode ser indispensável a outro grupo. Com isso, há a rápida difusão da ideia e a proliferação do conteúdo.

Conseguir o sucesso de um produto está diretamente ligado a aceitação do público. Não há como definir o que é relevante ou não, porque há diferentes tipos de pessoas nas redes sociais, com interesses distintos.

Qual é a mídia social mais eficiente na divulgação de uma marca?

A melhor mídia social é, sem dúvida, aquela que alcança o seu público e entrega informações relevantes. Da mesma forma, a melhor rede é aquela onde o consumidor se sente atendido e como parte importante do produto.

É importante, primeiro, entender como o seu produto pode ajudar as pessoas. Depois disso, propor uma interação com o público-alvo no intuito de obter feedbacks positivos e negativos. A melhor rede social é aquela onde o seu público está presente de maneira ativa.

Uma boa consultoria pode ajudar a entender melhor como tudo funciona. Procure um profissional qualificado para lhe esclarecer todas essas questões e, juntos, elaborarem uma estratégia eficiente de marketing nas mídias sociais.

Ao escolher uma determinada mídia social, não se esqueça de estabelecer uma periodicidade para a divulgação do conteúdo. Isso também é indicativo de sucesso na escolha da mídia. Captar a atenção do seu público é a primeira forma de qualificar a escolha certa de uma rede social.

Tudo que é publicado nas mídias sociais tem um poder de proliferação muito grande

É imprescindível ter muita cautela na divulgação das informações, porque o que é dito se torna uma verdade. As pessoas não leem toda a informação e acabam tirando uma conclusão equivocada se o seu conteúdo não for bastante claro.

Além disso, uma informação desqualificada pode ser proliferada de forma rápida impactando negativamente o posicionamento de uma marca. E reverter um quadro desse tipo é uma tarefa complicada.

Por outro lado, não ignore o comentário dos internautas, ainda que sejam negativos. É bom tratá-los com ponderação e cautela. Afinal, a decisão de utilizar as mídias sociais como marketing digital traz consigo essas questões.

Se um internauta não for atendido de forma correta nas redes sociais, isso pode acarretar em uma crise para a marca. E crises em redes sociais tem uma proporção muito grande, porque acaba envolvendo um número grande de pessoas na discussão.

Conclusão

Toda marca precisa compreender muito bem a importância da divulgação nas mídias sociais. Além disso, a diferença nos termos serve como um direcionamento na hora da escolha. O importante é sempre promover a interação entre os consumidores e a marca.

Para entender mais sobre esses assuntos, acesse:

www.tmwd.com.br

Até a próxima ;)

--

--