Image for post
Image for post

Note: This article was originally released on Dev.to.

Table Of Contents

1 Introduction

We’ll build an SSR app that will manage a small CRUD, but the whole CRUD will work offline. To be able of to do that, we’ll use PouchDB to persist everything at the client’s browser. Then, on the server side, we’ll directly query the CouchDB.

We’ll use a Quasar app extension that will help us to create the stores and the pages we’ll need. …


Speeding up the development of SSR and offline-first apps

Image for post
Image for post

Note: This article was originally released on Dev.to.

Table Of Contents

1 Introduction

I developed a small app extension with the goal to speed up the development/prototyping of the SSR and offline-first apps. I’ll try to explain all the helpers, how to use them and what problem they try to solve.

2 Installing

quasar ext add "@toby.mosque/utils"

Remember, the full package name is @toby.mosque/quasar-app-extension-utils, but for convenience, the extension will register @toby.mosque/utils as an alias to @toby.mosque/quasar-app-extension-utils/src/utils.

3 Timer

3.1 Sleep

time.sleep is as simple as:

the goal is to enable the dev to suspend an async method for sometime.

outputs:

start:  {"time":1567290656567,"iso":"2019-08-31T22:30:56.567Z"}
end: {"time":1567290661570,"iso":"2019-08-31T22:31:01.570Z"}

4 UUID

A common issue…


Making your Cordova builds faster!

Image for post
Image for post

Note: This article was originally released on Dev.to.

0. Observation — I’m a Windows Developer

This article is written by a Windows developer who hasn’t have a lot of knowledge regarding Unix based OS (Linux, Mac). But, if you’re a Linux/Mac dev, it is my hope that this bit of information, won’t stop you from reading this article.

1. Introduction

In the last few months, I noticed many devs had questions on how to sign an APK generated by Cordova with the help of Quasar. When they are finally able to do it, the biggest complaint is about the time they spend doing all the required manual work.

What…


Image for post
Image for post

Uma aspecto importante ao desenvolver uma aplicação Hibrida, é tentar entregar uma experiencia o mais próximo possível de uma aplicação Nativa. Por exemplo, ao invés de simplesmente abrir um Popup Web pedindo a senha do Facebook do Usuário, devemos utilizar o SDK do próprio Google e se comunicar com o aplicativo já instalado.

1 — Obtendo a Fingerprint/Assinatura do Aplicativo

Antes de registramos o Aplicativo junto ai Google, vamos descobrir o Fingerprint/Assinatura do nosso aplicativo, para tal, você terá de seguir este outro artigo: Quasar Framework — Assinando uma APK durante o Build (clique para mais detalhes)

Após realizar todo…


Image for post
Image for post

Uma aspecto importante ao desenvolver uma aplicação Hibrida, é tentar entregar uma experiencia o mais próximo possível de uma aplicação Nativa. Por exemplo, ao invés de simplesmente abrir um Popup Web pedindo a senha do Facebook do Usuário, devemos utilizar o SDK do próprio Facebook e se comunicar com o aplicativo já instalado.

1 — Obtendo a Fingerprint/Assinatura do Aplicativo

Antes de registramos o Aplicativo junto ai Facebook, vamos descobrir o Fingerprint/Assinatura do nosso aplicativo, para tal, você terá de seguir este outro artigo: Quasar Framework — Assinando uma APK durante o Build (clique para mais detalhes)

Após realizar todo…


Image for post
Image for post

Um dos pontos fortes do Quasar, é ter um único Source para diversas plataformas, e o faz através de uma abstração bastante simples de ser utilizada.

Para este artigo, é necessário que tenha um projeto criado usando o Quasar Cli, caso não tenha e precise de ajuda para faze-lo: Quasar Framework — Assinando uma APK durante o Build (clique para mais detalhes)

Porém, uma aplicação Cordova tem as suas peculiaridades, assim como o Electron, SSR e até mesmo o bom e velho SPA. …


Image for post
Image for post

No ultimo artigo, vimos como criar um projeto usando o Quasar Cli, ativar o modo Cordova e como automatizar o processo de assinatura da APK.

https://medium.com/@tobias.mesquita/quasar-framework-assinando-uma-apk-durante-o-build-68276899a3df?sk=2c8b0f679a049443b8f5462517deae90

Porém apos iniciar um projeto, uma das dificuldades mais comuns enfrentadas, é como debugar o projeto usando um emulador, e como mitigar a lentidão do mesmo.

Uma alternativa, é utilizar o Nox Player como ferramenta de desenvolvimento, e o primeiro passo é realizar o download do mesmo em https://www.bignox.com


Image for post
Image for post
edit Icon made by Kiranshastry from www.flaticon.com

Nos últimos meses, tenho notado que muitos programadores tem enfrentando uma certa dificuldade com o processo de assinar uma APK, e mesmo quando superam esta primeira etapa, reclamam com o tempo perdido assinando a APK manualmente.

O que muitos não percebem, é que é possível passar opções adicionais para o comando do cordova durante o `quasar dev/build`, e através destes comandos é possível automatizar este processo. Dada esta introdução, vamos começar

O primeiro passo é criar as keystores/jks, para este artigo iremos criar duas, uma a ser usada durante o desenvolvimento e outra para a versão final. …

Tobias Mesquita

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store