Quasar Framework — Usando o Nox para debugar uma APK android.

Tobias Mesquita
4 min readJul 28, 2019

--

No ultimo artigo, vimos como criar um projeto usando o Quasar Cli, ativar o modo Cordova e como automatizar o processo de assinatura da APK.

https://medium.com/@tobias.mesquita/quasar-framework-assinando-uma-apk-durante-o-build-68276899a3df?sk=2c8b0f679a049443b8f5462517deae90

Porém apos iniciar um projeto, uma das dificuldades mais comuns enfrentadas, é como debugar o projeto usando um emulador, e como mitigar a lentidão do mesmo.

Uma alternativa, é utilizar o Nox Player como ferramenta de desenvolvimento, e o primeiro passo é realizar o download do mesmo em https://www.bignox.com

O processo de instalação é bem simples, afinal estamos falando de um Emulador destinado a usuários comuns.

Porém após a instalação, caso esteja no Windows, pode vir a ocorrer uma BSOD (Blue Screen of Death) durante o processo de Boot do Nox, caso esteja com o Hyper-V ativo, então será necessário desativar o mesmo e reiniciar o SO.

Agora com o Nox sendo executado, você deverá ir nas suas configurações

E ativar o Root durante processo de inicialização (está opção só fará efeito após reiniciar o Nox Player)

Aproveitando que estamos na tela de Configurações, não deixe de verificar a Resolução, Modo de Exibição e Renderização (ajuste segundo as suas necessidades)

Agora precisamos ativar o modo de desenvolvedor, para tal abra as configurações do android

Então exiba as informações do dispositivo

Clique diversas vezes no numero da versão, até que o modo de desenvolvedor seja ativado.

Retorne à tela anterior, agora as opções de desenvolvedor devem está visíveis.

Aqui existe diversas opções que podem ser uteis para debugar uma aplicação, mas por hora, ative apenas a depuração USB.

Um Detalhe que se precisa ter em mente, é que o Nox Player usa uma versão modificada no ADB, então caso o ADB que está em %ANDROID_HOME%/platform-tools não seja compatível, não será possível conectar nele usando o ADB.

Para verificar a compatibilidade, o primeiro passo é verificar onde o Android SDK está instalado, você terá acesso a esta informação no SDK Manager.

Agora, utilizando um terminal de sua preferencia, vá até o path informado e execute o seguinte comando (antes de executar o comando, reinicie o Nox Player por garantia).

$ cd platform-tools
$ adb devices

caso a versão do ADB do Nox seja incompatível, irá aparecer uma mensagem como esta.

adb server version (36) doesn't match this client (41); killing...

Neste caso, tenho instalado o Android SDK Platform-Tools 29.0.1 e o Nox usa uma versão modificada do Android SDK Platform-Tools 24.0.n. Então será necessário substituir o platform-tools (neste caso, um downgrade).

O download da versão 24.0.n pode ser realizado no seguinte link: https://dl.google.com/android/repository/platform-tools_r24.0.4-windows.zip. Uma vez que o download esteja concluído, apague a pasta platform-tools (que está junto ao SDK do Android), e descompacte o conteúdo do arquivo recém baixado.

Agora que o Nox e o ADB estão configurados, podem voltar ao projeto do Quasar e executar o comando para debugar.

$ quasar dev -m android -T android

Ou, como sugerido no artigo anterior, usando um comando personalizado definido no package.json.

$ yarn cordova:dev

Ele irá compilar o projeto e fazer o deploy da APK de desenvolvimento para o Emulador (Nox Player)

agora, precisamos acessar os scripts, estilos, elementos de alguma forma. Para isto terá de abrir o Dev Tools do Google Chrome em Qual Quer pagina (já acessou o https://quasar.dev hoje?). Então listar os dispositivos conectados.

Uma vez feito isto, poderá debugar a APK, da mesma forma que debuga uma aplicação Web.

--

--