Por onde começar — parte 2

Tofanelli
20 min readApr 29, 2018

--

Se você caiu aqui sem querer, leia a parte 1 desta série de artigos

Bem, agora que você já sabe lógica de programação, POO (e não POG), HTML5 e CSS3, um pouco de algum framework como Materialize ou UIKit, está na hora de aprender como programar em alguma linguagem de back-end.

Mas, o que seria back-end? Lembra o exemplo do carro do artigo anterior? Então, a linguagem seria o “motor”. É nela que você fará o seu site ou sistema funcionar de forma padronizada e sem a necessidade de interação humana (o que pode trazer vários erros e falhas) ocasionalmente.

Aí vem aquela velha dúvida, por qual linguagem começar? Esta é a dúvida mais crucial hoje, uma vez que temos milhares de linguagens, todas com suas facilidades, particularidades e dificuldades em sua curva de aprendizado. Alguns dizem que com X é mais fácil do que Y, ou que Z é a mais performática. Bem, todas são boas e fáceis, e todas são ruins e difíceis. Depende apenas de duas coisas neste momento, sua dedicação e quem está te ensinando. Apenas! Nada mais ou menos do que isto. De nada adianta o tutor que você escolher ser o melhor do mundo, você ter despendido uma grana pelo curso e você ficar fazendo corpo mole para aprender, achando que o conteúdo será absorvido por simbiose ou algo parecido. NÃO! Isto DEFINITIVAMENTE NÃO irá acontecer. Nada acontece se nada for feito para ele acontecer! Simples assim!

Bem, dito isto, o interessante agora é você escolher a que você mais for com a cara. Sim, você tem que entender um pouco de inglês (não precisa ser fluente), mas saber inglês é bem fundamental para esta área, uma vez que 100% das linguagens são em inglês (as palavras e a programação é feita em inglês). Outra coisa que você vai entender é que, apenas ver vídeos e acompanhar o que está sendo NÃO IRÃO te fazer um programador. Você tem que fazer os exercícios, tentar fazer sozinho, quebrar a cabeça, pensar e raciocinar muito. Lembre, mar calmo não faz bom marinheiro.

Abaixo você terá códigos de 5 linguagens de programação usadas em desenvolvimento web, todas elas contendo os mesmos exemplos. Primeiro veja cada código, o que cada um retorna e tente adivinhar o que eles fazem. Não, isto não é para mostrar a sua capacidade de adivinhação, mas sim para você ser assertivo consigo mesmo e ver em qual se sentirá mais confortável para iniciar sua vida de programador.

Prepare-se para ler muito código. Veja a que você “entenda facilmente e se apaixone” mais. Leia com calma cada código, eles não irão fugir (te garanto). Absorva, entenda, reflita sobre cada código. Isto é apenas o início da sua carreira como desenvolvedor. Daqui pra frente o que você mais irá fazer é ler código. =P

Exemplo 01

Linguagem 01
Linguagem 02
Linguagem 03
Linguagem 04
Linguagem 05

Exemplo 02

Linguagem 01
Linguagem 02
Linguagem 03
Linguagem 04
Linguagem 05

Exemplo 03

Linguagem 01
Linguagem 02
Linguagem 03
Linguagem 04
Linguagem 05

E aí? Conseguiu entender todos os códigos? Em ordem, os códigos fazem:

  • Uma mensagem simples na tela;
  • Soma 2 número e apresenta o seu resultado;
  • Conta de 0 a 100 retornando quem é par e quem é ímpar

Qual linguagem você curtiu mais? Em ordem, as linguagens aqui usadas foram:

  • Python
  • Javascript
  • Golang
  • Ruby
  • PHP

Todas elas são muito usadas na Internet para fazer os mais variados sistemas e usos. Python é usado para fazer páginas de internet, aplicações em redes neurais, machine learning e muito mais. Javascript, por muito tempo, teve seu uso restrito a fazer pequenas modificações no DOM de uma página. Hoje, o seu poder foi elevado ao extremo. Diminuição de custos de máquina com processamento (feito através do Node), blockchain, apps para celular e desktop.

Golang é uma linguagem relativamente nova (lançada em Novembro de 2009) pela Google, e não ache que ela não tem mercado. Blockchain usa muito, várias grandes empresas tem migrados sistemas antigos para esta linguagem, devido a sua simplicidade e baixíssima curva de aprendizado.

Ruby é uma linguagem incrível, com curva de aprendizado médio e muito procurada por empresas de médio / grande porte. Sim, você usa milhares de sites feitos em Ruby e não tá nem sabendo!

O PHP é uma linguagem antiga e ainda muito usada na Internet. Não é difícil achar uma página hoje feita nesta linguagem. O próprio Facebook iniciou em PHP, e hoje (se não me engano) é 100% React (React é uma lib Javascript e que será explicada no próximo artigo) no front, mas ainda usa um pouco de PHP no back-end. O Wordpress usa PHP (apesar de ter um projeto paralelo para React chamado Calypso) e muitos desenvolvedores faturam alto fazendo temas e plugins para o Wordpress.

Uma dica de ouro que te dou neste momento: NÃO tente, em momento algum da sua vida, aprender mais do que uma linguagem ao mesmo tempo. Pelo menos não enquanto você for ninja em uma e estiver ganhando dinheiro suficiente para poder bancar a curva de aprendizado da próxima. E por que disto? Se você atira para todo lado neste momento, mais uma vez você gastará muita energia e novamente, o fator de desapontamento e frustração será imenso. Então, gaste energia em apenas um único lugar por enquanto? Ok?

Então, vamos agora ao principal né? Onde aprender a programar a linguagem que você mais gostou. Vamos lá?

Python

Python para Android, iOS, Windows, Linux, Mac por Cláudio Rogério — Udemy — infelizmente eu não tenho este curso, logo não posso o avaliar. Mas pela ementa, quantidade de aulas, quantidade alunos e mais de 70% de 5 estrelas, você vê o comprometimento do Cláudio pelo curso e certamente faz dele uma ótima opção de compra. E seu canal no Youtube é recheado de conteúdo excelente ministrados pelo Cláudio sobre várias áreas. Certamente vale a pena seguir este canal!

Edit — não resisti e acabei adquirindo o curso de Python do Cláudio! Merece muito! Daqui a pouco posto novidades do que venho aprendendo nesta linguagem =)

Python 3 na Web com Django (Básico e Intermediário) por Gileno Alves — Udemy — neste curso, também gratuito, Gileno te orienta de forma magistral pelo caminho de aprendizado do Python direcionado para a web, e te ensina a fazer um sistema para a web de forma completa e rápida. Vale muito a pena completar este curso.

Curso de Programação em Python — do básico ao avançado — Udemy — Este curso de Python é de respeito. Nada menos que 54 super horas e 149 aulas de puro conteúdo em Python 3.7 (mais atualizado até o momento da escrita deste conteúdo). Este curso te leva do básico ao avançado de uma forma bem suave e tranqüila, passando por temas importantes como Testes e manipulação de arquivos. Ensina também orientação a objetos e muito mais. Com um sólido 4.6 de pontuação e bons reviews, fazem deste curso uma boa aquisição.

Aprenda Python 3 em 6 horas por Alcimar Costa — Udemy — Apesar de ser o primeiro curso do Alcimar, ele se propõe ao básico. Te ensinar de uma forma diferente a linguagem, tranquila e objetiva. Tenho este curso e super curti ele. O conteúdo apresentado no módulo 3 é super interessante. Vale a pena o investimento!

Curso desenvolvimento web 2.0 completo 2018 Python e Django — Udemy — Achei a ementa deste curso bem interessante, pois ele não te ensina apenas Python ou apenas algo, Gregory vai bem além neste curso. Muito antes de te ensinar Python, ele te ensina HTML5, SEO aplicado (isto ajuda a rankear melhor a sua página em buscadores, tipo o Google), ensina fundamentos da Web (acho bem interessante isto pois programar para a web sem saber seus fundamentos não é algo nada interessante), passa por CSS3, Bootstrap, Git, e depois te ensina ainda a usar Django, para poder fazer páginas web de forma rápida e limpa. Ainda tem deploy no Heroku (de nada adianta fazer um sistema lindo se não pode ser usado externamente) e muito mais. Com uma boa pontuação em rating e ótimos reviews, é uma boa aquisição.

Ou, se preferir, o grande professor Marcos Castro tem uma série de Python bem interessante. Ele te leva do básico do básico mesmo, e vai subindo de nível indo até estrutura de dados (algo bem complexo mas muito legal de se usar e tranquilo de se compreender).

Python 3 para Iniciantes — Udemy — neste breve curso, Marcos te iniciará na jornada de programação em Python, indo do básico mesmo, onde você não precisa saber um único comando na linguagem e te ensinará toda a lógica de programação usando esta linguagem. É uma boa escolha para iniciar nesta trilha.

Python: Programação Orientada a Objetos com Python 3 — Udemy — Como não poderia deixar de ser, sim, você tem que aprender orientação a objetos em qualquer linguagem de alto nível. E com o Python não poderia deixar de ser igual. Neste curso, o grande Marcos inicia a trajetória por este mundo de OO. Mas neste curso ele eleva bastante o nível, não te ensinando apenas OO, mas ensinando Design Patterns (é lindo programar usando DP, quando aprender e compreender realmente o seu uso, me entenderá), manda exercícios (muitos, inclusive, o que é ótimo), aprenderá também a fazer testes unitários, aprenderá a trabalhar com SQLite, tem a parte com MVC, fazendo um projeto web com deploy e muito conteúdo incluído. Ufa, são 17 horas de puro conteúdo para sedimentar bem os seus conhecimentos em Python e permitir que cresça bastante na linguagem.

Curso Python 3 Avançado — Udemy — é agora que a estória com o Python começa a ficar realmente interessante. Com um ótimo misto de teoria e exercícios, Marcos se propõe a aumentar bem o nível de complexidade do aprendizado da linguagem, te guiando por partes pouco discutidas em muitos cursos. Nestas 6 horas e meia de curso, você aprenderá alguns truques e dicas bem interessantes da linguagem.

Python 3: Algoritmos e Estruturas de Dados — Udemy — é agora que a estória com o Python fica realmente interessante. Neste curso é onde realmente separará quem quer saber Python de quem realmente quer aprender Python. Nas quase 23 horas de puro conteúdo, Marcos te guia com um misto perfeito de teoria e exercícios, o ensino de estrutura de dados usando Python. Se você quer realmente se aprofundar em Python e em programação, este é o curso perfeito!

O que é estrutura de dados?
Estrutura de dados é o ramo da computação que estuda os diversos mecanismos de organização de dados para atender aos diferentes requisitos de processamento.
Fonte — Estrutura de dados

Se quiser aprender mais sobre estrutura de dados, a Caelum disponibilizou uma aposta gratuita maravilhosa sobre o assunto. Vale a pena conferir.

Curso Python 3 por Gustavo Guanabara — Youtube — sim, mais uma vez o grande Gustavo Guanabara figurando por aqui. A didática simples e completa que ele possui faz dele um dos melhores tutores de linguagens que irá ter. Dificilmente não aprenderá com ele. O curso de Python do Gustavo está separado em 4 módulos, 3 de aprendizado e 1 de exercícios (no momento da escrita deste parágrafo). Segue então os 4 módulos

Mundo 1: Fundamentos

Mundo 2: Estruturas de Controle

Mundo 3: Estruturas Compostas

Exercícios de Python 3

Não tente pular nenhum conteúdo e nem tente avançar uma aula sem fazer os exercícios. Serão os exercícios que te farão realmente entender e absorver completamente o conhecimento.

Fundamentos da Programação com Python por Kunal Chawla — Udacity — Se você não conhece a Udacity, passe a conhecer. Uma plataforma de ensino online com instrutores super bem capacitados e cursos bem elaborados. Vale a pena dar uma conferida neste curso.

Python para zumbis por Fernando Masanori — site próprio — basicamente o cara que mais popularizou moocs no Brasil, tem uma ementa super bacana e diversificada, e o melhor, gratuito. Vale a pena dar uma boa olhada neste curso =)
PS: dica do próprio Willian (do curso de ES6 com TDD).

Desenvolvimento com Python — TIMTec — neste curso, Felipe Cruz irá te ajudar a dar os primeiros passos para a linguagem, montando um projeto do mundo real e te mostrando passo a passo o que fazer e como fazer. Uma ótima escolha para iniciar sua jornada nesta linguagem.

Se preferir ler, disponibilizo também alguns livros e/ou artigos que podem te ajudar nesta hora =)

Learning Python: From Zero to Hero — Inglês

Javascript

Curso Web Moderno com JavaScript! COMPLETO 2018 + Projetos por Leonardo Leitão — Udemy — Sim, mais uma vez o Leitão está vindo nos prestigiar com seus conhecimentos e sua didática incrível. Não tem como não aprender Javascript neste curso de forma magistral e simples. Tenho este curso e recomendo ele a todo instante. Ele não te ensina apenas Javascript e Node. Ensina também HTML5, CSS3, Express, Mongo, MySQL, o back-end e o front-end de uma aplicação, React, Vue, Express e muito mais. São nada menos que 75 horas e 498 aulas de puro conteúdo para não deixar você um desconhecedor das magias da construção de sistemas web. É um curso que você deve ter com certeza na sua lista de aprendizado!

Javascript completo 2018. Do iniciante ao mestre por Daniel Tapias — Udemy— Definitivamente este é um curso que você pode (e deve) olhar com muito carinho. Apesar de não ter este curso (infelizmente), Daniel fez uma ementa de dar inveja. Tem a parte de MVC (model-view-controller, não se assuste, é apenas uma nomenclatura para indicar um fluxo), tem a parte de expressões regulares (é uma forma de restringir e/ou permitir entrada e saída de dados e/ou texto através de expressões. Explicando assim parece super difícil, mas é bem mais fácil do que parece. Não tema isto pois usará bastante ao longo da sua carreira como desenvolvedor). Ele também aborda Typescript (uma linguagem feita pela Microsoft, amplamente usada atualmente e que funciona como uma melhoria do Javascript). E ainda o seu curso aborda introdução a testes (de nada adianta escrever um código lindo e maravilhoso se não for a prova de erros. Sim, usar testes é lindo! =P ).

JS com TDD na Prática por Willian Justen — Udemy — não poderia faltar um dos melhores cursos de Javascript da Udemy. Ele te ensinará não apenas Javascript, mas como aplicar seus recursos reconstruindo um player do Spotify. E ainda, usando testes, testes e mais testes. A didática do Willian é indiscutívelmente excelente e sua forma de explicar as coisas trazendo exemplos simples para seu melhor entendimento faz deste curso um excelente investimento. Com sua fala calma e estilo compassado, ele traz você de um mero conhecedor da linguagem para um nível mais alto, usando muito TDD (algo extremamente requisitado hoje em empresas grandes) e te colocando em contato direto com o que o mercado pede atualmente. Mais uma excelente escolha para incluir na sua lista de aprendizado!

JavaScript — Curso Completo com 6 Projetos Reais — Udemy — Neste aqui você aprende JS enquanto vai fazendo um projeto. Na minha visão, é a melhor forma de se aprender algo, pois você vai realmente entendendo o contexto, uso e necessidade de cada parte. São 4 projetos e 38 horas de um grande conteúdo para você ter conhecimento sobre cada parte de Javascript. Uma ótima aquisição, sem dúvida alguma!

JAVASCRIPT WEB COMPLETO ES6 HTML5 CSS Bootstrap Angular Node — Udemy — Eu achei a ementa deste curso F A N T Á S T I CA… você vai aprender não apenas Javascript, você vai aprender também Webpack, Git, jQuery, Angular, React, Vue, Ember, Typescript e muito mais. Só de ver a ementa dos projetos práticos já dá vontade de ter este curso. Ao que parece o curso ainda não está completo, mas já está com 43 horas de puro conteúdo, e contando. Acredito que Madson chegará a 60 horas facilmente com esse tamanho de projetos e conteúdos ainda para serem adicionados. É uma compra bem segura, tanto pelos reviews deles, quanto pelo rating e também pela ementa massiva, que irá te ajudar a sair realmente um Jedi do curso =).

PS: após conversar com Madson, ele garantiu este cupom com um desconto super bacana, indo com o menor preço possível. Se tinha dúvidas em o comprar, agora não tem mais =).

JavaScript: Conceitos e bibliotecas — TIMTec — Este curso te ajudará a dar os primeiros passos em Javascript. Não é um dos mais completos, mas é uma boa escolha, visto pelos professores =)

Curso Javascript por CFBCursos — Youtube — Mais uma vez o grande Bruno nos beneficiando com seus conhecimentos e didática super simples. Ele está sempre atualizando esta playlist e sempre trazendo bons conteúdos. Assista e confira você mesmo. =P

E quando vir alguém te ensinando Vanilla Javascript, saiba que é a melhor forma. Vanilla JS é apenas o Javascript puro, sem nenhuma lib como o jQuery. Sempre dê preferência por cursos em Vanilla JS!

Golang

Go (Golang): Explorando a Linguagem do Google por Leonardo Leitão- Udemy — Não adianta ficar com raiva por ter mais um curso aqui do Leitão. Ele tem uma didática incrível (não tenha dúvidas disto). Este curso é super completo e abrange tudo o que você precisa para aprender (muito bem, diga-se de passagem) a linguagem. Ele faz uso de testes (sim, você terá que escrever muito código usando testes), banco de dados, funções, concorrência. Sem dúvidas, este é o curso mais completo de Go que irá encontrar. Não o tenho também, mas não me impede de o avaliar. Ainda vou comprar ele!

Edit: Não aguentei e acabei adquirindo! Leonardo realmente se esforça o máximo para te ensinar algo simples da forma mais simples ainda! Não tem como negar seu primor em didática.

A Linguagem Go — GreaterCommons — Neste curso gratuito e fantástico, a super Ellen Körbes traz um curso sem igual. Ela faz uma tradução literal do curso do Todd (que está abaixo) e te ensina Go de forma magistral e calma. Assisti a algumas aulas e adorei! Vale a pena dar uma boa olhada no curso. No momento da escrita deste parágrafo, o curso está com 126 vídeos, com mais de 12 horas de duração. Mas ele ainda está em gravação, o que significa que terá mais conteúdo e mais material para estudar. Não tem desculpa para não aprender Go! =)

Pela própria Ellen Körbes, o curso de Go dela será SIM continuado e veja o que será adicionado ao curso futuramente — https://twitter.com/ellenkorbes/status/1059796406712651777

Curso de Go (Golang) — Udemy — Neste curso Jeff separa o conteúdo a ser ensinado em 4 módulos bem estruturados. Ele ensina não apenas a linguagem, mas como montar um servidor web, conectar e usar um BD, usar para construir páginas web, e muito mais. Basta olhar o rating dele e os reviews para ter a certeza de uma ótima compra.

Aplicações Web Com Golang MVC + Echo + Mysql + Ajax — Udemy — admito que não conhecia este curso, mas ele me chamou a atenção por não te ensinar a linguagem, mas como usar mais outras tecnologias em conjunto para poder montar uma aplicação completa. Achei bem legal a ementa do curso. Uma boa pedida se está sentindo falta de um “algo a mais”.

Linguagem Go para iniciantes — Udemy — Neste curso para iniciantes, Gilseone te traz do básico ao intermediário em Go em 6 horas. Com uma fala tranquila e um passo moderado, ele passa por tipos de variáveis (assim como o Typescript, Go é uma linguagem fortemente tipada), passa por If/Else, Switch, passa por workspaces, organização de código e termina em funções. Ele faz o que propõe, ser um curso para iniciantes, mas que te dará uma ótima base nesta maravilhosa linguagem.

Golang por Zeu Cxb (Eliseu Codinhoto) — Youtube — Admito que fiquei admirado com a didática e a praticidade que o Zeu aplica neste curso de Go. Ele destrincha tópicos e conteúdos complexos e te apresenta eles de forma simples e de entendimento imediato. Parabéns a ele pela sua didática.

Agora, se a língua inglesa para você não é nenhum impeditivo, aqui vão alguns outros cursos que podem lhe interessar.

Go / Golang Crash Course — Youtube — sim, mais uma vez o Brad Traversy estrelando por aqui. Sua forma simples e direta de explicar te ajudará a entrar no mundo do Go de forma magistral.

Build Web Apps with Golang — Youtube — Todd McLeod, fundador da Greater Commons é quem está no comando deste maravilhoso conteúdo. Seu canal no Youtube é completamente recheado de vídeos ensinando a linguagem Go. Sem desculpas agora para poder aprender esta maravilhosa linguagem. =)

Learn How To Code: Google’s Go (golang) Programming Language — Udemy — se você achou que ficaria longe do Todd, aqui vai um curso dele com nada mais nada menos que 46 horas de pura aula. Sim, quase 2 dias ininterruptos de pura linguagem Go. Você vai saber fazer as bruxarias todas com esse curso. Ele dividiu o curso de uma forma simples e vai aumentando a dificuldade gradualmente, para você poder absorver melhor o conteúdo. Uma ótima pedida.

Web Development w/ Google’s Go (golang) Programming Language — Udemy — sim, mais uma vez o Todd mandando por aqui. Neste aqui ele te ensina a fazer uma aplicação web por inteira. Do começo ao fim. Do comecinho mesmo até o deploy, passando por rotas, usando diversos tipos de bancos de dados (relacionais e não relacionais), Docker, um pouco de AWS e muito mais. Não se assuste com a quantidade de conteúdo neste curso, pois ele lhe fará ver a criação de aplicações web com muito mais facilidade.

Go: The Complete Developer’s Guide (Golang) — Udemy — para quem conhece Stephen Grider, não precisa de muita explicação, já sabe que vem conteúdo de qualidade. Sua didática é magistral e destrincha como ninguém temas complicados em pequenas partes e te faz entender de forma tranquila. Uma compra sem igual.

Go Programming by Example (Golang) — Udemy — neste curso super legal, Kam te ensina não apenas a linguagem Go de forma detalhada e dividida sempre de forma gradual para que a dificuldade vá crescendo mas as dúvidas e desentendimentos não, mas te ensina também testes unitários, manipulação de arquivos, uso de MySQL e PostGreSQL junto com a linguagem e muito mais. Ótimos reviews e um rating sólido de 4.5 neste curso, faz dele uma ótima aquisição.

Go: The Complete Developer’s Guide to Golang: 4-in-1 — Udemy — este curso tem uma ementa bem legal, com ótimos tópicos, porém o rating dele pode vir a ser um fator determinante para sua aquisição. Se quiser se aventurar =)

Build a RESTful API with Golang (Go) programming language — Udemy — Este já é um curso para quando você já tive um certo conhecimento da linguagem, pois ele não te ensina a linguagem em si, te ensina a fazer uma API completa, com direito a refatoração e teste em Postman. Vale a pena dar uma olhada posteriormente para intensificar os conhecimentos. O rating e review fazem dele uma ótima aquisição!

Golang: Build JWT authenticated RESTful APIs with Golang — Udemy — Neste curso, Mike (exatamente o mesmo instrutor do curso acima) traz algo que eu senti falta em todos os outros. Autenticação e autorização usando Go. Você irá aprender a conectar com Postman, criar as funções necessárias, criar usuários e mais. Certamente muito necessário na construção de qualquer aplicação.

Ou se você preferir ler, tem este site extremamente completo. Sim, eu prefiro vídeos a leitura. Não porquê não goste de ler, mas porque prefiro ver um hands-on mesmo.

Ruby

Curso de Ruby on Rails para Iniciantes por Jackson Pires — Youtube — Não tem como falar de Ruby sem citar inicialmente o mestre Jackson. Indiscutivelmente, sua didática e seus cursos fáceis de serem compreendidos. Quebrando toda e qualquer barreira de dúvidas em sua trajetória inicialmente como programador desta linguagem, ele te ajudará a fazer melhor uso possível dela.

Ruby on Rails 5.x — Do início ao fim! — Udemy — Este curso é a evolução do curso abaixo. No momento da escrita deste parágrafo, ele ainda está em andamento, mas não exime a compra. O comprometimento e a dedicação que o Jackson põe sobre os seus cursos é algo primoroso. Confira a ementa e os módulos a serem adicionados e veja o que será adicionado futuramente. Compraria sem nem pensar.

Ruby on Rails 4.x Curso Completo — Udemy — Achou que iria ficar longe do Jackson? Não não =D! Neste curso pela Udemy ele aumenta ainda mais a quantidade de aulas, a complexidade e gamifica o curso por várias áreas. São quase 54 horas de aulas para não pôr nenhum tipo de empecilho na sua jornada. E o Jackson ainda tem mais vários outros cursos envolvendo a linguagem Ruby e que valem MUITO a pena conferir.

Ruby Para Iniciantes — Udemy — Neste rápido curso, Bruno Paulino condensa em duas horas e meia, todo o básico de Ruby e suas funcionalidades. Ele se atém ao básico, mas de forma bem simples e bem explicada. Se pretende iniciar sua carreira em Ruby, sugiro dar uma boa conferida neste curso!

Ruby on Rails 5 na Prática — Udemy — Neste curso, Bruno Paulino (o mesmo do curso acima), já não te ensinará Ruby, mas como a montar toda uma aplicação usando MVC, models, partials e muito mais.

Linguagem Ruby por Danilo Aparecido — Youtube — Nesta série de aulas, Danilo disseca a linguagem Ruby e te ensina tudo de forma leve e calma (muitas vezes engraçada) e te ensina a ter prazer a aprender esta linguagem. Vale super a pena conferir suas aulas.

Se preferir ler, disponibilizo também alguns livros e/ou artigos que podem te ajudar nesta hora =)

Learning Ruby: From Zero to Hero — Inglês

Ufa… calma que tá quase lá!

PHP

Full Stack PHP Developer por UpInside — Site próprio — dessa vez o pessoal da UpInside acertaram em cheio na ementa!! É de dar inveja a qualquer curso. Sim, é bem mais caro sim, porém é para realmente te deixar ninja não somente em PHP, mas em várias outras tecnologias que estão em alta no mercado atualmente. Este não é um curso para quem talvez quer entrar no mercado de PHP. Este é para quem realmente quer ser um full-stack em PHP. Não tem uma única parte de PHP que eles não ensinem e cubram de forma completa, tanto que é o carro chefe da empresa. Lançaram este vídeo mostrando o que será desenvolvido ao longo do curso e já te deixando com aquela vontade de pôr as mãos na massa. Um sonho a ser adquirido um dia =)

Curso Completo de PHP 7 por HCode — Udemy — Este curso é fantástico, muito bem estruturado, aplica as novas especificações da última versão do PHP e os tutores conseguem passar com facilidade o conteúdo. Eles te explicam não apenas PHP, mas como montar uma aplicação, camada de segurança, montam um e-commerce, ensina Composer e muito mais. Uma aquisição perfeita para quem deseja entrar no mundo de PHP.

Curso de PHP para Iniciantes por Gustavo Guanabara — Youtube — Não adianta brigar comigo. O mestre Guanabara é excelente, didática impecável e zero de enrolação. E lembra no artigo anterior, quando eu comentei sobre as aulas de POO e pus a lista de vídeos dele? Então, agora você pode voltar naquela mesma lista, aprender PHP com POO tranquilamente.

Curso de PHP por Cláudio Carvalho — Youtube — Não tem como não gostar da didática do Cláudio, sinceramente. Explica tudo, calmo e tranquilo, de forma a fazer com que você entenda todo o material de forma rápida e permanente.

Curso de PHP Orientado a Objetos — Youtube — Sim, pessoal do Node Studio figurando mais uma vez por aqui. Apesar de ter visto apenas dois vídeos deles, senti que seria uma boa adicionar o curso deles. No momento da escrita deste parágrafo, a última aula é a 14 e tem muito conteúdo por vir, já que será criada uma aplicação inteira em MVC. Não poderá dizer que não tem material de qualidade e gratuito a sua disposição! =)

Curso Desenvolvedor Web — Udemy — Eu super curti a ementa deste curso. Ele se propõe não a apenas te ensinar a linguagem,mas a fazer um sistema completo com PHP do início ao fim, incluindo parte administrativa, carousel, menu dependendo do tamanho do dispositivo, paginação, SEO, htAccess, URL amigável, blog, nível de acesso de usuário e muito mais… ufa =). Infelizmente não o tenho, mas não seria uma escolha muito difícil querer ter ele para aumentar o aprendizado! =)

CRUD com PHP OO + MVC + Bootstrap 4 + JQuery — Udemy — Neste curso rápido e direto, Marcos te ensina a fazer um CRUD completo, que é a base de um sistema ou site qualquer, de forma simples. Sem enrolação, sem falação demais. Achei bem legal pois ele já manda um arquivo SQL para importar e já a base do curso pronta para poder baixar, para diminuir o tempo de explicação das coisas. Mais uma ótima fonte de aprendizado =)

Introdução à linguagem de programação PHP — TIMTec — Um ótimo curso para poder iniciar na linguagem. Além do Capi te levar pelo básico do PHP, passando por arrays, forms e construindo uma aplicação simples, ele também dá uma boa pincelada no Wordpress. Uma boa opção para iniciar sua trajetória nele.

Desenvolvimento Web PHP — TIMTec — Este curso é uma continuação do curso acima, te ajudando a criar agora algo virado completamente para a web, ensinando a criar API, ORM e MVC. Se não quer perder muito tempo e quer aprender a criar algo para web rapidamente, aprenda por este curso.

Curso PHP do zero ao profissional por Bonieky Lacerda — Site próprio — Indiscutivelmente este é o curso de PHP em português mais completo, mais difundido, mais procurado e também, o que mais vai te ensinar. Meu sonho ter este curso para poder falar melhor ainda dele. Um dia eu o comprarei e atualizarei aqui. Pelo site dele você tem acesso imediato, e gratuito, a um curso de PHP ministrado pelo Bonieky com 46 aulas. Você poderá ver como é a didática dele e também seu método de ensino que faz dele um grande tutor de PHP. Definitivamente, é um dos melhores investimentos que você pode fazer para poder aprender PHP de forma definitiva!

Agora que você já sabe por onde iniciar sua trajetória de aprendizado em linguagens de back-end, vamos agora para frameworks e libs destas linguagens. No 4º artigo irei falar sobre ferramentas que irão te ajudar no processo de desenvolvimento e a como começar a ser conhecido nesta área.

Se você aprendeu algo, seja nas aulas do Youtube ou pela plataforma da Udemy, inicie a sua trajetória com humildade. Agradeça, curta a aula, faça um bom comentário, compartilhe, indique. Isto incentiva ao tutor a continuar o trabalho que ele faz. Ser humilde será sempre a melhor forma de fazer você crescer de forma positiva.

E não desista. Quando vir que algo está ficando realmente difícil, é porque você estará começando a quebrar barreiras. E isto é ótimo! Persista que valerá a pena no final!

Obrigado e até ao próximo artigo!

Os agradecimentos deste artigo ficam para a Caroline Lopes e para o Juliano Araújo pelos códigos em Python.

--

--