A importância da trilha sonora em uma campanha publicitária ou institucional

Um estudo da Nielsen* apontou que a música é capaz de estimular emocionalmente. O texto afirma também que a percepção de músicas que emocionam está relacionada ao aumento da ativação de áreas cerebrais associadas à motivação e recompensa.
No cinema, as cenas de terror ou suspense estão sempre acompanhadas por trilhas sonoras que ajudam a intensificar a tensão ou medo que sentimos enquanto o expectador assiste ao filme.

Faça esse teste: dê o play e assista à clássica cena de Psicose sem áudio (NÃO ESQUEÇA DE TIRAR O VOLUME).

Na publicidade, mesmo que a música seja responsável por causar efeitos muito curiosos no cérebro, chegando a influenciar, inclusive, hábitos de consumo, pouco se dedica à produção sonora em campanhas. Em alguns casos, há a preocupação somente com imagem/vídeo, no entanto, as melhores campanhas unem o primeiro com o segundo e tão importante ingrediente desta receita: o áudio.
A trilha sonora é produzida a partir de uma série de referências, que podem ser músicas já existentes, utilizadas no cinema ou, até mesmo, em filmes publicitários premiados e já consagrados pelo público. E a criatividade deve ser uma das características mais importantes dos produtores que, apesar das referências, devem oferecer originalidade à trilha produzida.
Todavia, o custo para a produção de uma trilha é certamente mais alto se comparado ao licenciamento de uma trilha pesquisada. Por outro lado, a originalidade que oferece a trilha produzida especialmente para a campanha, seja ela publicitária ou institucional, agrega valor ao conteúdo. Como se observou no início do texto, uma trilha produzida especialmente para a campanha tem a capacidade de mexer emocionalmente com aquele que recebe a mensagem. A composição da trilha está relacionada com o que se quer passar para o consumidor. Imagem/vídeo e som devem andar de mãos dadas.

*A Nielsen Holdings é uma empresa global de gestão de informação, que proporciona um entendimento completo sobre o que os consumidores assistem e compram (Watch&Buy). No segmento Watch, a Nielsen oferece aos clientes de mídia e publicidade serviços de medição de audiência (Total Audience) de qualquer dispositivo em que é possível ter acesso a conteúdos (vídeo, áudio, texto). (Fonte: Nielsen).

escrito por Simone Jantsch