por Adriana Machado, diretora de Inspiração da Tom

Há 20 anos, em 21 de março de 2001, abrimos formalmente a agência. Foi a primeira startup a fazer um acordo operacional com uma empresa do Grupo WPP (a JWT, ou Thompson, como era conhecida naquele momento).

O acordo propriamente dito levaria mais dois meses para ser assinado, mas sermos levados a sério por um dos maiores grupos de comunicação do planeta (era o mundo pré Google e Facebook) nos influenciaria de forma duradoura. Em especial, nos deu a consciência de que o que iríamos nos tornar dependeria, em grande medida, daquilo…


Por Vinícius Alzamora, Diretor de Criatividade.

Qual é a cor do vírus?
Alguém saberia me dizer se é macho ou fêmea?
Quais suas preferências sexuais?
A que classe social pertence?
A, bê, cê, dê, xis, ípsilon, zê?
Lida com a fé das religiões?
Reencarnacionista? Ressurreicionista?
Tem alguma convicção política?
Qual o objetivo do vírus?
Conquistar a Ásia, Europa
E um terceiro continente à sua escolha?
Destruir os exércitos vermelhos?
Construir muros mundo a fora?
Dividir a noite do dia?
A folha da planta, a pedra da montanha?
Qual é o reino do vírus?
Tem ele seiva, sangue e a que veio?
É dos céus, dos deuses, do espírito?
Ou da carne, das matas e dos morros?
Quem sabe o vírus só esteja a nos dizer
Que não é possível viver eu sem você.


Pandemia. Incertezas. Crise. Em um cenário de intensas mudanças, uma coisa é certa: todos foram afetados. Sem exceção. Em meio a muitos desafios, um deles se apresenta como um dos mais latentes: como não entrar no “modo pânico”? Que tipo de ação tomar, diante de tanta paralização? Aqui trazemos, a partir de aprendizados vivenciados em um projeto viabilizado pela Tom para um de seus clientes, alguns direcionamentos práticos (e factíveis) sobre como montar uma sala de guerra (ou War Room) para enfrentamento dos desafios de comunicação que estão se impondo no momento atual. …


Prestes a completar um dia e meio de trabalho em home office, rodando todos os pratinhos sob minha responsabilidade de empresária, executiva, líder de entidade empresarial, prestadora de serviço, esposa, filha, irmã, tia, condômina na pessoa física e jurídica, cidadã e nerd em tempo integral, vejo as reações das pessoas à nova doença e seus impactos. Me lembra as cinco fases do luto (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação) que vêm e vão em grupos distintos na minha timeline do Twitter e nos grupos de WhatsApp.

Está claro que o novo coronavírus não é um vírus como o da gripe…


Há pouco tempo, a Tom Comunicação mudou de roupa, como falamos neste post. Em um mundo que traz novidades o tempo todo, uma marca viva precisa ter a capacidade de se adaptar. Usamos o termo “viva”:, pois a Tom não é simplesmente uma agência de publicidade. É uma marca que tem opinião, fala, interage e tem responsabilidades sobre sua narrativa.

A Tom é full service e está organizada para dar foco total aos serviços digitais e inovadores. A missão do rebranding era transbordar esse cenário, usando a nova marca como ferramenta.

A demanda chegou dessa forma para a equipe de…


Por Bruna Parma, gerente de Integração

Quem trabalha em agência sabe que não é nada fácil fazer uma gestão eficaz da pauta. Temos que ir muito além do que gerenciar prazos de entrega, é preciso ser estratégico. Planejar a pauta envolve conhecer as demandas, identificar o perfil do profissional adequado, ter clareza do cenário e uma visão do todo. E qual o melhor jeito de fazer isso? Dá trabalho, gasta tempo. Mas não há um jeito eficiente de se fazer uma boa gestão sem planejamento. Você precisa enxergar o todo e pensar à frente. Encontrar possibilidades para que os trabalhos…


A Tom surgiu como resposta a um desafio: fazer comunicação criativa e efetiva ao mesmo tempo. Depois daí, não paramos mais. Ficamos viciados em resolver problemas. Para isso, unimos tecnologia, performance e estratégia, de forma a garantir que nossas soluções sejam sempre as mais efetivas possíveis. É por isso que somos tão inquietos. Afinal, estar sempre em busca da melhor solução demanda um espírito constante de mudança. Desde o primeiro dia, até hoje, estamos sempre alterando coisas aqui e ali, melhorando processos, modificando setores, mudando até de endereço. Agora, chegou a vez da nossa marca. Uma marca nova, mas…


Por Rafael Fontenele, redator.

São 7h35. Desligo o alarme do celular. Preguiça. Dou uma enrolada antes de levantar, então, pego o celular para dar uma olhada nas notificações. WhatsApp do grupo do futebol, e-mail, memórias do Facebook. Desmarco a maior parte sem nem ler. Levanto, tomo café e saio.

São 8h20. No ponto de ônibus. Conversando no WhatsApp com a namorada. Ué, a loja da frente está sob nova direção? Colocaram uma placa lá. Passa um ônibus, mas não é o meu. …


Por Débora Portes, contadora

Quando pensamos em uma agência de publicidade, logo imaginamos ambientes modernos e coloridos, com pessoas alegres, desenvolvendo peças e campanhas em uma atmosfera lúdica. Por trás de tudo isso, são necessários muitos cálculos e planilhas repletos de análises financeiras e contábeis. Só assim conseguimos garantir que os impostos devidos sejam pagos, que as despesas da agência fiquem enxutas e podemos direcionar a maior parte dos recursos para as áreas criativas.

A gestão financeira é importante para qualquer atividade. …


Por Fernanda Formoso, gerente de atendimento

Nem todo mundo quer que todos os dias sejam iguais. Da mesma forma, ninguém espera que todos os dias planejados não sejam nada daquela previsão. Mas como lidar quando você trabalha em uma função na qual o seu dia quase nunca é o que planejou e ainda assim tem que fazer com que isso dê certo e seja bom? A rotina de um atendimento publicitário é mais ou menos essa, ainda mais quando você atende vários clientes ou se você atua com muitas áreas em um mesmo cliente. …

Tom Comunicação

Criatividade efetiva.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store