
Universidade Vs Aprendizado
Costumo utilizar a frase: “Não deixe que a universidade atrapalhe seus estudos”. A ironia cabe em algumas pessoas que eu chamo de exceções da vida. Muitos colegas meus, autodidatas por natureza, se sentem presos quando entram na universidade, não pelo fato de ser a instituição que seja, mas por se sentir preso a uma metodologia de ensino que por vezes, acaba por destruir a criatividade.
Uma grande personalidade que traz um senso crítico muitas vezes questionado é Sor. Ken Robinson. Em muitas de suas palestras ataca diretamente na questão de que as escolas poderiam estar acabando com a criatividade das pessoas.
A seguir alguns conceitos que Sor. Ken Robinson costuma apresentar:
– Educação é o que nos levará ao futuro que hoje ainda não conseguimos compreender
– Crianças tem uma capacidade excepcional de inovação.
– Todas crianças tem grande talento mas o sistema o desperdiça
– A creatividade hoje nas escolas deveria ter o mesmo status da alfabetização
– Se você não estiver pronto para errar, nunca vai ter uma ideia original e nas escolas hoje, a pior coisa que se possa fazer é errar… Estamos educando as nossas crianças para serem menos criativas. Companhias hoje são administradas da mesma forma.
– Sabemos três coisas sobre inteligência: 1. é variada 2. é dinâmica 3. é distinta
– Criatividade, de acordo com Sir Ken Robinson, é ter idéias originais que possuem valor e se manifestam através da interação de várias disciplinas
– Temos que ver a nossa capacidade criativa pela riqueza que ela é começar a ver nossas crianças pela esperança que elas representam.