TECNONUTRI

A priorização da qualidade de vida


“Quem são essas pessoas malucas que trabalham com vocês?”

Como forma de apresentar nossos amigos associados e expor grandes histórias de empreendedorismo, criamos a campanha Estórias S/A. A campanha vai trazer um pouco da trajetória das loucas pessoas e ideias que temos a honra de ter ao nosso lado. Através deles, esperamos que vocês também possam conhecer um pouquinho mais do nosso espaço. Sintam-se em casa, sempre tem lugar para mais um.


Aplicativo para uma alimentação mais saudável

A primeira grande história é da Tecnonutri: os nerds da programação da TRAMPO S/A Espaço Coletivo. Atualmente, os dois programadores tecnonutrianos são nossos associados mais antigos. Estão com a gente desde junho do ano passado. Na época, a TRAMPO S/A ainda estava dando seus primeiros passos, e foi o clima interiorano da casa que chamou atenção do Paulo, cofundador da Tecnonutri.

O Paulo é um dos nossos associados mais experiente no mercado de Startups. Ao se formar em Engenharia de Computação pela UFSCar em 2008, o trêslagoense tinha uma única certeza: “Eu não queria ir para São Paulo”. Como um dos únicos da sua turma que não caiu nas graças dos bancos brasileiros, Paulo se aventurou na experiência de trabalhar em um banco indiano (cá entre nós, a Índia parece bem mais interessante que São Paulo). Depois dessa experiência única, ele retornou para São Carlos e dedicou sua maior parte do tempo ao desenvolvimento de jogos para computador. E entre seus projetos, nascia a Tecnonutri, em conjunto com um grande amigo.

“Eu e o Marcio gostávamos da área de nutrição, porque tínhamos contato forte com a área através de nossas famílias. Com a explosão do celular na época, pensamos em criar algum aplicativo que ajudasse a melhorar a alimentação das pessoas. Basicamente, começamos como um alarme de refeições”, me contou Paulo. Nesse momento, a Tecnonutri era apenas um projeto paralelo, onde Paulo aplicava um pouco de seu conhecimento mobile. Voltaremos a falar dela mais a frente.

Em 2012, o engenheiro “diferentão” foi trabalhar no Rio de Janeiro, em uma das primeiras aceleradoras de Startups brasileiras, a 21212. Foi quando o mercado de Startups começou a fazer parte de sua vida, e desde então seu maior repertório em conversas de bar. No Rio de Janeiro, surgiu a oportunidade de trabalhar no Vale do Sílicio com a Linte. Nessa oportunidade, esteve muito bem inserido no mercado em ascensão das Startups, trabalhando entre mais de 50 empresas em um programa de aceleração de um coworking, a 500 Startups.

No momento em que começou a sentir saudade da terra onde canta o sabiá, a Tecnonutri mantinha-se na dianteira dos aplicativos de saúde do mercado (vale ressaltar: apenas como um projeto paralelo). Esse fato despertou o interesse de um grande grupo brasileiro de saúde digital, o Minha Vida. O contato foi realizado e o Minha Vida propôs a compra do projeto em tempo livre do Paulo, sob a condição de um emprego fixo e garantias trabalhistas.

Novamente, aparecia o paradigma de voltar para São Paulo que tanto assustava o nosso grande amigo. Ele resolveu arriscar e fez a contraproposta de trabalhar com o grupo apenas se ele pudesse permanecer no interior paulista, especificamente em São Carlos. Para sua surpresa, o grupo paulista aceitou sua proposta (maluca). Era o sonho do Paulo tornando-se realidade.

O “diferentão” trabalhando em sua sala aqui na TRAMPO S/A

Agora o projeto passava de apenas um hobby para motivo de dedicação e sustento familiar. Era necessário formar uma equipe e encontrar um lugar para montar seu escritório. “Eu logo pensei em um coworking, por causa das minhas experiências com esses espaços. Além disso, o espaço de coworking era perfeito para um negócio instável que poderia fechar dali 2 meses”.

E os caminhos se cruzaram. Paulo encontrou a TRAMPO S/A Espaço Coletivo e foi amor à primeira vista. O ambiente tranquilo e caseiro era tudo que ele procurava. Além do enorme gramado e jardim dos fundos que remetem ao verde da sua alimentação. “No dia em que eu visitei o coworking, eu já sabia que era aqui que eu queria trabalhar”. Outro fator que influenciou sua vinda, foi o PetDay, em que ele poderia trazer a Luna para o trabalho.

Agora era o momento de aumentar a equipe, e depois do processo seletivo da Tecnonutri, a TRAMPO S/A recebeu também a presença do Victinho, Victrola, Victor Gomes. O são carlense já conhecia o Paulo do Departamento da Computação da UFSCar e sempre quis entrar no mundo das Startups. Com experiência em uma empresa de tecnologia RFID (aquelas coisas de pedágio automático, sabe?), o Victinho estava ansioso para trabalhar com desenvolvimento móvel, por ser apaixonado por esse tipo de tecnologia. O menino aparece apenas de vez em quando nos corredores da TRAMPO S/A Espaço Coletivo, porque “aqui é lugar de trabalho”.

Parceiros e amigos

Apesar de ficar a maior parte do tempo na sala com ar condicionado (de causar inveja), o menino já fez boas conexões dentro do nosso espaço e vem trabalhando em conjunto com outros trampeiros no desenvolvimento de um projeto relacionado a troca de automóveis. “Desde a faculdade, eu sempre quis criar negócios relacionados a assuntos inovadores. Sempre estive junto a amigos tendo novas ideias. Mas a ideia não ia para frente por causa de experiência. Faltavam mentorias ou algo como o próprio coworking com os MeetUps, Canvas Beer e contato com outros empreendedores”.

Sala da Tecnonutri aqui na TRAMPO S/A

Os dois vem se dedicando à melhorias no aplicativo que se mostra muito dinâmico na parte da sua programação. Eles alteram detalhes e fazem upgrades quase semanalmente, algo bem difícil em empresas maiores e mais burocráticas. O aplicativo está se encaminhando para se tornar uma rede social de alimentação saudável, onde os usuários poderão postar receitas que utilizam em suas dietas, como também fotos de pratos bacanas e a localização para quem quiser se deliciar.


“Não adianta, qualidade de vida para mim é prioridade”. Essa é a frase que norteia os meninos na Tecnonutri. Os meninos do desenvolvimento móvel representando a força do interior paulista na área da tecnologia, mas não em detrimento de uma vida equilibrada e balanceada.

Grande amigos, grandes estórias.


Atualmente, a Tecnonutri atinge cerca de 3 milhões de pessoas.

Texto: Enzo Fumagalli, colaborador da TRAMPO S/A Espaço Coletivo.

Fotografia: Paloma Cruz

contato: paloumacruz@gmail.com, instagram: @paaacruz