O Rota Pop fica por aqui, mas é apenas um até logo

Por: Daniela Tremarin e Elisa Ponciano

E chegamos a rota final do nosso destino. Trilhamos ao longo das últimas semanas diversos caminhos que nos fizeram conhecer lugares incríveis da Cultura Pop. Vivenciamos experiências únicas e é claro nos divertimos bastante em mostrar para você os lugares mais legais para se aproveitar com a família, os amigos e até mesmo sozinho.

Estivemos na Plataforma 9 3/4, conhecemos castelos medievais, assinamos contratos nos responsabilizando pelos spoilers recebidos, nos sentimos dentro dos filmes ao escutar o som da Marcha Imperial do Darth Vader, embarcamos no Titanic, viajamos ao espaço sideral com a Barbarella e nos aventuramos nos mundos dos quadrinhos. …


Image for post
Foto: Elisa Pazinato/Flickr

Entre sebos e lojas especializadas, listamos alguns dos maiores nomes quando se trata de HQs

Por: Ellen Renner

Quem nunca teve uma revista em quadrinho preferida ou já incomodou muitos os pais para comprar um gibi de um personagem que gostava? Ainda tinha aqueles que colecionavam dezenas de revistinhas e até hoje mantém essa prática, que com o tempo foi passando de pai para filho e assim por diante.

Gênero popular entre crianças e adolescentes, as histórias em quadrinhos — ou simplesmente HQs — começaram a ficar populares, no formato que conhecemos hoje, a partir de 1985, com uma tirinha chamada The Yellow Kid, do artista Richard Outcault, publicada nos jornais sensacionalistas norte-americanos. …


Image for post
Fotos: Ellen Renner

Inspirado em séries de peso, bar é uma excelente escolha para os sériemaniacos

Por: Ellen Renner

Para quem é um amante de séries esse é o lugar ideal — e para os não amantes também. Depois de conhecer o Spoiler, pelo menos UMA série você vai ter vontade assistir. E mesmo não gostando de saber o que vai acontecer nos próximos episódios, quando estamos lá dentro o que mais queremos são spoilers do que a noite reserva.

Image for post


Image for post

Por Elisa Ponciano

Está passeando pelo Shopping Bouboun Country e resolveu dar uma passadinha na Livraria Cultura? Se você curte games, HQs e uma variedade de artigos do mundo Geek e Nerd não pode deixar de conhecer o Espaço Geek da Cultura.

O espaço fica no segundo andar da livraria e na vitrine você já se depara com vários itens para colecionadores, além de artigos, como canecas e camisetas para exibir seus heróis, ou outras referências da Cultura Pop, por aí. …


Image for post
Fotos: Carolina Zeni

Hamburgueria de “alma rebelde” oferece cardápio totalmente artesanal e preparado na hora

Por Júlia Ramona e Carolina Zeni

As paredes pintadas em um tom marcante de laranja recebem quadros com ilustrações de personalidades rebeldes. Temática, a decoração, bem como o cardápio da Soul Rebel Burger’s nasceu a partir da ideia de criar uma autêntica opção gastronômica que homenageia, de forma inovadora, personalidades rebeldes e icônicas mundiais. Inaugurada no município de Campo Bom há quase dois anos e, atualmente, localizada no centro de Novo Hamburgo, a hamburgueria é uma idealização do publicitário Arthur Gonçalves, do chefe de cozinha Iury Freitas e do advogado Anderson Mazzotti.

Com dois níveis e um terraço, além de estacionamento, o espaço permite que o cliente veja de pertinho o preparo dos pratos no térreo. Convidativo, graças à originalidade do cardápio, o espaço oferece dez opções de hambúrgueres artesanais. Todos os ingredientes utilizados nos pratos são produzidos do zero até chegar à mesa do cliente. Ou seja, nada de industrializados e, por isso, se justifica a espera de 30 a 45 minutos para receber o burguer nos dias em que a casa ultrapassa 50% de lotação. …


Image for post
Foto: Júlia Ramona

Loja no centro de Novo Hamburgo oferece imersão ao universo da cultura pop

Por Elisa Ponciano

Ter um espaço com tudo — ou quase tudo — que reúna a cultura nas suas mais variadas manifestações era a principal ideia ao dar vida à loja RockBooks, em Novo Hamburgo, idealizada por Félix Fausto e Thiago Fagundes. Unindo literatura, seriados, histórias em quadrinhos, geeks, vinil, filmes, colecionáveis, CDs, gibis, e claro diversos artigos de pop e rock, o espaço desde 2014 também proporciona a troca e venda de livros usados, este sendo o forte do local.

Desde inauguração da loja, o nome RockBooks é levado para diversas atividades culturais pela região, como feiras do livro e eventos de animes. Atualmente, o acervo do estabelecimento é de mais de 10 mil livros, conquistado por meio de trocas, compras e vendas. …


Image for post

E o Rota Pop partiu para mais um daqueles destinos super legais. Dessa vez chegamos na Lends Club!

Por Elisa Ponciano

A Lends é um daqueles espaços que preza pela união entre a galera, logo, o local é perfeito para marcar uma jogatina com os amigos. É indicado para quem curte jogos de tabuleiro e RPG e possui em seu acervo mais de 300 jogos dos mais variados tipos.

Image for post
Crédito: Elisa Ponciano

A ideia surgiu quando os proprietários, os irmãos Wyllian Hossein e Lucas Hossein, acostumados a importar jogos de tabuleiro, começaram a frequentar eventos e neles compartilhavam seus jogos com outros interessados.

A prática deu tão certo que há 4 anos a Lends foi inaugurada coma mesma intenção: dar a oportunidade de outras pessoas também jogarem. Os jogos de tabuleiros não possuem um valor tão acessível, muitos são importados. Por isso, para quem gosta, ter em Porto Alegre um espaço em que eles estejam disponíveis tão facilmente é um achado. …


Image for post
Foto: Ellen Renner

Café-bar em Porto Alegre reúne artistas em espaço cultural voltado para cultura pop

Por: Ellen Renner

Image for post

Localizado em uma das ruas mais movimentadas da Cidade Baixa em Porto Alegre, a José do Patrocínio, o Café Cartum é muito mais do carrega em seu nome. Além de cafeteria, ele também faz as vezes de bar, galeria de arte, espaço cultural e de eventos.

Sem chamar muito atenção da rua, a ambiente é aconchegante e colorido — sem exageros. Com decoração divertida, que vai de ilustrações, almofadas com personagens e posters espalhados, o local é um verdadeiro encanto aos olhos curiosos. …


Image for post
Foto: ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

Já ouviu falar em Podcast? Sabia que para quem é fã de cultura pop tem diversas “rádios digitais” com programações personalizadas sobre os mais variados assuntos? É tipo uma conversa numa roda de amigos, com conteúdos que fluem de maneira natural sobre um ou mais temas.

O Rota Pop selecionou alguns sites que possuem podcasts para você conhecer e ficar por dentro dos temas que mais gosta:

NerdCast, Jovem Nerd — Nesse Podcast são falados sobre diversos temas como história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games, RPG e, como eles mesmo falam no site: “Tudo que um nerd gosta!”.

Image for post

Xbox Brazucas — Para quem curte vídeo game, o Xbox Brazucas reúne uma galera superanimada que fala tudo sobre o mundo dos games. …


Image for post
Foto: Reprodução Facebook

Localizada no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, espaço homenageia uma das primeiras heroínas das HQs

Por: Ellen Renner

Image for post

Quando eu entrei pela primeira vez no feed das redes sociais do Barbarella Bakery logo pensei: “eu preciso conhecer esse lugar”. Garanto que se você acessar terá uma reação semelhante.

Mas a grande questão era saber o porque de uma padaria ter como nome e referência uma personagem de HQ: a sensual e viajante espacial Barbarella.

Poder feminino 💪👩

Para quem não conhece — assim como eu não conhecia — , a Barbarella é uma personagem de uma série de histórias em quadrinhos, criada em 1962, pelo ilustrador e escritor francês Jean-Claude Forest.

Interpretada no cinema pela atriz Jane Fonda, em 1968, a personagem é uma aventureira espacial do século XL. Suas histórias contém um misto de erotismo com ficção científica e foi fonte de inspiração para novas heroínas francesas. …

About

Rota Pop

Iniciativa digital com foco em descobrir e experimentar novos bares, cafeterias e restaurantes relacionados à cultura pop na região metropolitana de Poa-RS.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store