Viagem ao Mundo Perdido “Monte Roraima”

Travessias
Sep 1, 2018 · 4 min read

Durante 8 dias, 4 mulheres, moradoras da cidade de Rio Branco/AC se desafiaram e desbravaram o Monte Roraima, com a realização de um trekking de longo percurso, também conhecido entre os expedicionários como “O Mundo Perdido”!

As quatro aventureiras, Jailza Teles, Mari Vale, Rosa Rocha e Thalita Figueiredo são servidoras públicas, mas também movidas por desafios! E juntas planejaram esta viagem do Acre até o Monte Roraima! A viagem ocorreu em julho de 2018 no período de férias das servidoras.

O Monte Roraima é uma das montanhas mais cobiçadas pelos amantes de aventuras do mundo todo! Ele está localizado na América do Sul, na tríplice fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guiana. Toda a extensão do monte é protegida no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima e no lado brasileiro pelo Parque Nacional do Monte Roraima.

Já pensou em estar em três lugares ao mesmo tempo? Sim, no Monte Roraima você conseguirá!

As travessias pela natureza envolvem, antes de um planejamento logístico e dos custos estimativos da aventura, uma preparação física adequada ao novo desafio, como também uma preparação de equipamentos necessários para as atividades na natureza.

Quanto ao aspecto de preparo físico, recomenda-se uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios com maior frequência, como caminhadas, pedalas e corridas, sendo o importante, um bom condicionamento físico para fazer um trekking de qualidade.

Para os equipamentos, recomenda-se sempre um boa bota de caminhada, meias quentes, mochilas e roupas que protejam do frio e da chuva, afinal de contas, na montanha, sempre chove e as temperaturas são mais baixas!

Outra preparação importantíssima aos montanhistas, e que se torna um verdadeiro ritual rumo às montanhas, é a compreensão e respeito às divindades existentes na natureza, uma vez que quando você está em lugares de extremo isolamento social, depende-se muito da acolhida que a natureza nos dá! Os deuses te permitem boas lições nesta escalada! É só estar atento aos sinais!

Portanto, estar com coração e espírito livre para interagir com as comunidades locais e aceitar as vontades da mãe natureza, é uma das principais recomendações que podemos deixar aos aventureiros interessados nesta Montanha do Monte Roraima! É importante se permitir às reflexões e aprendizados que os deuses desejam ensinar!

A respeito da logística para esta viagem, as acreanas optaram pelo voo de Rio Branco/AC até Manaus/AM, devido a maior oferta de promoções, e na sequência, de Manaus/AM para Boa Vista/RR de ônibus, e por fim, de Boa Vista/RR até Santa Elena Uiarén/VE de táxi-lotação, que é uma forma muito comum de transporte em cidades fronteiriças.

A contratação do pacote do trekking para o Monte Roraima pode ser realizado por empresas brasileiras localizadas na cidade de Boa Vista/RR, ou ainda, diretamente de agências de turismo em Santa Elena de Uiarén/VE, sendo esta última opção uma das formas mais econômicas de fazer o passeio, uma vez que o câmbio do real para a moeda local da venezuela, o bolívar venezuelano se torna mais vantajoso para os brasileiros. O pacote inclui os serviços de guiamento, estrutura para alimentação e acampamento, e ainda, para o carregamento das bagagens individuais, o que torna ainda mais confortável o trekking para os aventureiros que se comprometem em desfrutar do caminho e das belezas cênicas do Monte.

Mirante para o Monte Roraiminha — Monte Roraima

Da esquerda para direita: Jailza Teles, Thalita Figueiredo, Rosa Rocha, Guia Roger Stone e Mari Vale

Rio Ouro — Monte Roraima / Imagens: Thalita Figueiredo (arquivo pessoal)

Tríplice Fronteira Brasil, Venezuela e Guiana / Imagens Thalita Figueiredo (arquivo pessoal)

Da esquerda para Direita: Rosa Rocha, Mari Vale, Thalita Figueiredo e Jailza Teles

Montanha Maverick — Monte Roraima

Acampamento base — Monte Roraima (Jailza Tele e Thalita Figueiredo)

Passo das lágrimas — Cachoeira do paredão do Monte Roraima

1º Dia do trekking — Comunidade indígena Paratepuy — Parque Canaima

Da esquerda para direita: Jailza Teles, Rocha Rocha, Mari Vale e Thalita Figueiredo

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade