Como atrair um investidor para sua empresa

como atrair um investidor para sua empresa

Todo empreendedor acredita fielmente em seu sonho e em seu negócio, mas geralmente, para ver a ideia germinar, é necessário um empurrãozinho de um investidor.

Um investidor, seja ele de qualquer natureza, olhará para o negócio com outros olhos. Não como empreendedor, que está mais preocupado com a operação, o investidor estará prestando atenção em outros aspectos como a perspectiva de mercado e na escalabilidade da ideia.

O investidor tem um olhar de futuro para o negócio, ele estará interessado no que a empresa pode se tornar em médio prazo. Além de uma boa apresentação e de uma boa ideia, o investidor também gostará de ter dados reais da empresa para conhecê-la e tomar sua decisão. Mesmo que apenas uma ideia ainda, investidores procuram entender a realidade financeira do empreendedor e do negócio.

Se uma pequena empresa está atrás de um investidor para alavancar seu negócio, quais serão os dados que o empreendedor deve conhecer para ao menos iniciar uma conversa?

Orçamento

Se você está se perguntando como atrair um investidor para sua empresa e não sabe nem por onde começar, uma boa dica é “começar pelo começo”. E toda boa empresa começa com um bom planejamento e orçamento.

O orçamento empresarial é a tradução em números do planejamento estratégico da ideia. A empresa está em crescimento, porém somente o empreendedor conhece e controla a direção do seu negócio.

O investidor não estará 100% interessado em ver cada detalhe, porém ficará satisfeito em conhecer como o empreendedor planeja o negócio, como ele se dará nos próximos períodos. É interessante mostrar para o investidor que você domina todos os aspectos do seu negócio e sabe tomar decisões para o crescimento.

Vamos ver os principais pontos que devem estar no orçamento que sua empresa que pretende apresentar a um investidor:

Composição da Receita e dos Custos

O negócio já está funcionando? Ele se mostrará escalável? Quais são os custos de produção? Qual é o preço final? Seu produto é competitivo? Todas estas perguntas e muitas outras serão respondidas pela composição de receita e custos.

Demonstre conhecer sua carteira de clientes e produtos, mostre projeções de crescimento de vendas e economia de custos. Analise seu preço e qualidade perante a concorrência, mostre qual a oportunidade de mercado e como você fará para aumentar a sua presença neste mercado.

O mais importante: apenas apresentar projeções de crescimento não basta. É necessário demonstrar como fará isso e como será possível chegar aos números apresentados.

Abertura das Despesas Operacionais

Além da receita e dos custos de produção, outras despesas podem afetar a saúde financeira de um negócio se não forem bem controladas.

Quais são as despesas do seu negócio? Qual o plano para reduzi-las ou ao menos mante-las sob controle?

Plano de Investimentos

Dependendo do crescimento do negócio, a empresa terá que fazer futuros investimentos. Novo espaço e novos equipamentos podem ser necessários. Você sabe quais e como irá realizar estes investimentos?

Compartilhe estas informações com o investidor!

Análise dos Resultados (considerando os impostos)

Na hora de pensar em como atrair um investidor para sua empresa, várias coisas são importantes, mas uma boa Projeção de Resultados é fundamental!

Mostre a realidade do seu negócio para provar que ele é viável financeiramente. Monte todo o quebra cabeça da empresa e demonstre o resultado final e as reduções de impostos para o investidor.

Mostre que além do planejamento, seu negócio é ou será saudável financeiramente.

E então, como atrair um investidor para sua empresa?

Se coloque no lugar do investidor. Você investiria seu tempo e dinheiro em algo que não pudesse provar?

Startups e pequenas empresas são negócios com alta instabilidade e alto risco, quanto mais confiável o empreendedor se mostrar, maiores a chance de atrair capital.

O empreendedor que está buscando como atrair um investidor para sua empresa precisa mostrar que oferecerá retornos mais atrativos do que outros investimentos em um médio prazo.

Sobre o autor convidado

Este artig

como atrair um investidor para sua empresa

o foi escrito pela colega Jessica Lopes, especialmente aos leitores do Blog do Treasy.

Jessica é paulista, formada em Administração e tem experiência com projetos, estratégia e novos negócios. É apaixonada por inovação, economia criativa e empreendedorismo. Desenvolve conteúdo sobre gestão para empreendedores e pequenas empresas e atualmente escreve sobre gestão no seu blog “Oficina Inovadora”.

E como você já sabe toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se as dicas foram úteis para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.


Originally published at Treasy | Planejamento e Controladoria.