5 vantagens da Computação em Nuvem (Cloud Computing) para sua empresa

Treasy
Treasy
Nov 27, 2014 · 5 min read

“Cloud is the New Normal”. Foi assim que Andy Jassy começou o AWS 2014 re:Invent, evento anual de tecnologia da Amazon Web Services, uma das maiores empresas de Cloud Computing do mundo.

Mas você sabe o que afinal é Cloud Computing e quais os benefícios que ele pode trazer para sua empresa?

Em bom português, a Computação em Nuvem até pouco tempo atrás era considerada uma “tendência”, mas hoje já faz parte da realidade da maioria das empresas (e pessoas) e mostra que veio para ficar.

O conceito de cloud computing é bem abrangente, mas de forma simples, significa acessar arquivos, programas ou recursos de computação (como memória ou processamento) que não estão no seu computador através de uma rede.

Quando você acessa seu e-mail online, salva arquivos no Dropbox, paga contas pelo internet banking ou coloca uma foto no Facebook, você está fazendo tudo isto “na nuvem”.

Por exemplo, para usar seu e-mail, basta acessar uma página em seu computador, tablete ou smartphone, sem precisar ter nada instalado no seu computador, certo? E quando você envia ou recebe um e-mail, ele também não fica armazenado em nenhum lugar da sua máquina. A mensagem está guardada em um servidor que pode estar em qualquer lugar do mundo.

Estes conceitos já estão presentes em nossas vidas há muitos anos e cada vez mais passam a fazer parte também das empresas. Atualmente, a maioria das empresas de software já oferece seus produtos (softwares) online, sem que o cliente precise instalar nada ou comprar servidores. E cada vez mais as empresas de software estão migrando para este conceito.

Separamos abaixo, 5 vantagens da computação em nuvem para o seu negócio. Confira!

Redução de Custos

Uma das principais vantagens da computação em nuvem é que você só paga pelo que usa. Algum tempo atrás, se uma empresa que decidisse utilizar um software de gestão mais robusto, como um ERP ou um sistema de Planejamento e Orçamento, tinha que comprar seus próprios servidores para instala-lo, adquirir licenças de bancos de dados, além de precisar possuir pessoal especializado para configurar tudo. E isso não era nada barato.

Era comum também que, depois de comprar uma máquina poderosa para atender um período de pico no processamento, a empresa ficasse com capacidade ociosa ou que em pouco tempo precisasse renovar estes equipamentos por ficarem ultrapassados.

No modelo de cloud computing, a empresa “aluga” a capacidade de hardware que deseja durante o período que quer, pagando apenas pelos recursos de que precisa.

E isto também vale para os softwares que a empresa precisa. Ao invés de comprar uma licença de uso do sistema e adquirir servidores para instalá-lo, agora você paga apenas uma mensalidade para a empresa que fornece o sistema e já tem tudo funcionando na hora, com custos que chegam a ser milhares de vezes menores em alguns casos.

Flexibilidade, agilidade e escalabilidade

Outra das grandes vantagens da computação em nuvem que fica claro analisando o processo descrito acima é a flexibilidade. Ou seja, você pode decidir aumentar ou diminuir sua infraestrutura de tecnologia na hora que quiser, de forma extremamente rápida e ágil.

Se sua empresa está crescendo rápido, não é preciso fazer grandes investimentos e perder tempo planejando a compra de um novo servidor. Você simplesmente “aperta um botão” e tem mais recursos à disposição, automaticamente.

Quando você utiliza um software na nuvem (Saas), o próprio fornecedor se encarrega disto, utilizando métodos automatizados que garantem que sempre haverá disponibilidade, não importa o número de pessoas que estão acessando o sistema naquele momento.

Isso é especialmente útil para quem lida com negócios sazonais, que tem picos e quedas de movimento.

Acesso a tecnologia de ponta

Mais uma das vantagens da computação em nuvem é que o cloud computing permite que mesmo empresas pequenas tenham acesso a recursos de ponta de tecnologia. Antes, comprar um sistema de gestão sofisticado provavelmente estaria fora de cogitação para uma empresa de poucos funcionários.

Hoje vemos pequenas empresas utilizando os mesmos sistemas de gestão utilizados por grandes companhias. E isso só é possível porque cada empresa paga apenas pelo que usa, então os preços acabam se ajustam naturalmente de acordo com o tamanho da empresa e principalmente de acordo com sua necessidade de uso.

Todos saem ganhando!

Software como Serviço (SaaS)

Cloud Computing é a área, mas você pode utilizar este conceito para utilizar software ou hardware. Ou seja, você pode “alugar” um servidor e utilizar como precisar, ou pode alugar um software para atender uma ou mais áreas de sua empresa, com tudo já pronto, sem ter que configurar nada.

Além de ser mais acessível e flexível, o modelo de software como serviço (SaaS) tem outras vantagens. Toda vez que o software é atualizado, por exemplo, você tem acesso à versão mais nova sem pagar nada a mais por isso e sem ter que perder tempo instalando atualizações.

Ou por exemplo, quando você contrata novos funcionários, basta aumentar o número de assinaturas ou criar um novo usuário no sistema para este funcionário.

E se você decidir deixar de usar a ferramenta, basta parar de assinar o serviço e não haverão mais cobranças. Ainda mais em tempos de crise, essa é um das vantagens da computação em nuvem que mais atrai as empresas.

Maior compromisso do fornecedor

O modelo cloud computing vem mudando completamente a relação entre vendedor e cliente, uma vez que a excelência do serviço prestado deve ser contínua. Se não estiver satisfeito com o serviço prestado, você pode simplesmente trocar de fornecedor sem grandes impactos para o seu negócio.

Isso requer atenção especial de quem fornece o serviço para conquistar e manter o cliente sempre satisfeito, o que novamente é muito bom para todas as partes.

Mais sobre as vantagens da computação em nuvem e conteúdos sobre Planejamento e Gestão

Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.


Originally published at Treasy | Planejamento e Controladoria.

Treasy

Written by

Treasy

Tudo sobre Planejamento, Controladoria e Finanças!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade