5 Dicas Para Elaborar Um Orçamento Eficiente

No post desta semana trazemos 5 dicas práticas e eficazes para ajudar a sua empresa a elaborar um orçamento empresarial eficiente.

orçamento empresarial eficiente
orçamento empresarial eficiente

1 — Envolva as pessoas: um dos pontos mais importantes ao realizar um orçamento empresarial é envolver todas as pessoas que responderão por ele. Este procedimento é conhecido como orçamento participativo, orçamento descentralizado ou orçamento colaborativo. São inúmeros os motivos para que sua empresa faça isso, mas citando apenas dois: primeiro que a diretoria sozinha não tem como saber as reais necessidades de recursos e capacidades de entregar valor de cada área. E segundo, que é muito mais provável conseguir o engajamento de seus gestores em um plano definido por eles do que por um orçamento imposto.

2- Seja conciso: todos sabemos que quanto maior o nível de detalhamento da informação, melhor o embasamento para a tomada de decisão. Porém é necessário tomar cuidado para não exagerar no detalhamento e tornar hércula a tarefa de orçar para seus gestores. Se a sua empresa possui, por exemplo, uma cadeia de vendas muito ramificada ou uma linha de produtos muito diversificada, pode ser difícil para seus vendedores realizar a estimativa de vendas com tamanho detalhamento, principalmente se a sua empresa depender de fatores externos como moda ou clima por exemplo. Busque encontrar o equilíbrio entre detalhamento suficiente para análise e praticidade para realização do orçamento.

3 Tenha premissas claras e definidas: deixe bem claro para seus gestores quais são as orientações e limitações do orçamento. Isto ajuda o trabalho deles na hora de planejar e evita que sejam necessárias as famosas rodadas de revisão orçamentária, porque o resultado orçado não ficou viável.

4 — Crie cenários e faça simulações: o orçamento, como já vimos antes, é uma ferramenta bastante útil e eficiente, e em nada tem a ver com adivinhação. Ainda assim, não é possível conhecer todas as variáveis externas para ter um orçamento 100% preciso. Portanto, faça cenários baseados nas principais premissas de seu negócio e tenha planos alternativos caso um destes cenários se realize. Se a sua empresa é, por exemplo, uma indústria que exporta ou então utiliza matéria-prima importada, faça simulações e crie cenários com diferentes variações cambiais. Se o caso for de uma empresa de serviços que tenha a maior parcela das despesas baseada em pessoas, faça simulações de folha de pagamento utilizando por exemplo salários fixos ou variáveis. Simule e tenha planos prontos para as situações possíveis e prováveis.

5 Vincule o orçamento ao plano estratégico: a exemplo do planejamento orçamentário, o planejamento estratégico é uma ferramenta poderosíssima e de extrema importância na organização. Mas de nada adianta se essas duas ferramentas não se conversarem. Os objetivos e metas criados no plano estratégico devem perfeitamente estar alinhados com a capacidade econômica da organização que planejada em seu orçamento.

Estas são apenas algumas dicas de como criar um orçamento eficiente para sua empresa. Nos próximos posts traremos mais dicas práticas para auxiliar sua organização a melhorar ainda mais os processos orçamentários. Não deixe de se cadastrar em nossa newsletter para ficar por dentro.

E se as dicas foram úteis para você e sua empresa, compartilhe utilizando os botões das redes sociais, aqui logo abaixo.


Originally published at Treasy | Planejamento e Controladoria.