[Novidades no Treasy] — Aplicar Valores em Lotes

Aplicar Valores em Lotes
Aplicar Valores em Lotes

Como uma solução em nuvem e com foco total no sucesso do cliente, um dos pontos que mais trabalhamos aqui na Treasy é a usabilidade. Esta é uma disciplina que busca continuamente tornar as ferramentas o mais adequadas possível a sua finalidade (no nosso caso, Gestão Orçamentária), tornando cada vez mais simples e ágil o trabalho de seus usuários.

Sabemos o quanto nossos clientes e usuários são ocupados e cada minuto economizado faz diferença no final do dia. Seguindo esta linha, estamos muito contentes em anunciar uma nova função de Aplicar Valores em Lotes, que vai economizar ainda mais seu tempo e esforço na elaboração do Orçamento, informar valores realizados e principalmente na elaboração de Simulações de Cenários.

A função de Aplicar Valores em Lotes é útil a inúmeras situações. Veja alguns exemplos:

  • Simular um aumento no volume de vendas em um determinado Canal de Distribuição;
  • Alterar o preço unitário de um produto em todos os Canais de Distribuições de uma só vez;
  • Simular a viabilidade de oferecer um novo benefício a todos os funcionários;
  • Reajustar um grupo de Despesas Operacionais indexado pelo Dólar;
  • Zerar todos os valores de um Grupo de Contas ou de um Centro de Resultados.

Estes são apenas alguns exemplos, mas as possibilidades de uso são praticamente ilimitadas e são potencializadas ainda mais quando utilizadas em conjunto com as opções de arrastar para copiar e drag-and-drop que lançamos recentemente.

Como utilizar a função de Aplicar Valores em Lotes

A nova função está disponível em todas as telas do Treasy e para utilizá-la, o primeiro passo é selecionar as estruturas para as quais deseja alterar os valores (passos 1, 2 e 3) e depois disto, basta acessar a opção “Aplicar Valores em Lotes” no menu “Mais Opções(passo 4):

Aplicar Valores em Lotes
Aplicar Valores em Lotes

No exemplo da imagem acima, os valores serão inseridos para o grupo de Representantes, para todos os produtos e para a dedução de Comissões->Parceiros.

Seguindo adiante, na tela que será aberta, basta preencher os valores deseja aplicar para a combinação de estruturas selecionada, conforme abaixo.

Aplicar Valores em Lotes
Aplicar Valores em Lotes

Note que nesta tela, você tem algumas opções. São elas:

  • Sobrepor o valor atual: está opção sobrepõe o valor atual das combinações abaixo deste agrupamento pelo novo valor informado. Por exemplo, se valor atual for 80 e valor informado for 20, o valor final será 20.
  • Somar ao valor atual: já nesta opção, o valor informado será somado a todas as combinações abaixo deste agrupamento. Por exemplo, se valor atual for 80 e valor informado for 20, o valor final será 100.
  • Somar percentual ao valor atual: por fim, com esta opção o valor informado será somado percentualmente a todas as combinações abaixo deste agrupamento. Por exemplo, se valor atual for 80 e valor informado for 20, o valor final será 96.

Além disto, é possível aplicar os valores em lote a:

  • Somente em combinações com valores: apenas os itens orçamentários que já possuam valores (planejados ou realizados) sofrerão alterações. Ou seja, combinações que ainda estavam vazias, continuarão vazias.
  • Todas as combinações: os valores serão aplicados a todas as combinações possíveis. Por exemplo, se nas Despesas Operacionais você possui 3 unidades de negócios, 10 centros de custos e 50 contas, por análise combinatória, temos a possibilidade de 1.500 combinações. Tome cuidado, pois é muito provável que nem todas estas combinações tenham mesmo orçamento (o centro de custo “Comercial”, provavelmente não terá despesas na conta “Manutenção de Máquinas”).

Cuidados ao Aplicar Valores em Lotes!

Note que a aplicação de valores em massa é uma função bastante avançada e até por isto está disponível apenas a usuários com perfil de Administrador.

Ao utilizá-la, deve-se tomar bastante cuidado e se certificar que selecionou as estruturas e opções corretas.

Uma boa prática (recomendamos bastante) é manter uma cópia segura de seu orçamento criando uma Simulação de Cenários do tipo “Cópia” antes de realizar as modificações. Esta é um pratica recomendada não apenas ao utilizar a aplicação dos valores em lotes, mas antes de realizar qualquer simulação, projeção ou modificação em seu orçamento.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira algumas dicas para começar, é só entrar em contato (contato@treasy.com.br) que um de nossos consultores pode ajudar com os primeiros passos. Você também pode falar por telefone ou pelo Skype direto com o consultor com que já está acostumado conversar.

A função Aplicar Valores em Lotes já está disponível para todos os clientes do Treasy.


Originally published at Treasy | Planejamento e Controladoria.