Revisões Orçamentárias — Conheça a importância delas para sua empresa!

revisões orçamentárias
revisões orçamentárias

Sabemos que Planejamento Orçamentário é um poderoso instrumento de gestão, que auxilia a empresa a se preparar para o futuro, reduzindo riscos e maximizando oportunidades, que de outra forma poderiam nem mesmo ser enxergadas.

Quando uma organização realiza seu Orçamento Empresarial, automaticamente define metas (no caso das Receitas) e limites (no caso de despesas) para um período de tempo futuro. Estas metas e limites são estabelecidas com base em premissas, obtidas por meio de análise dos históricos e estatísticas da empresa.

Desta forma, a empresa pode construir previsões, organizadas em forma de Cenários Econômicos e Organizacionais. Destes vários cenários, geralmente um é escolhido e definido como o “mapa a ser seguido” pela empresa nos próximos meses em busca dos resultados.

Porém, nem sempre o cenário planejado se concretizará. Isto pode acontecer por diversos motivos, como:

  • Mudanças nas Políticas Públicas;
  • Mudanças na Cultura Social;
  • Alterações do Macro Cenário Econômico (Crescimento, Desenvolvimento ou Crise);
  • Entrada de novos concorrentes no mercado;
  • Alterações nas demandas dos consumidores;
  • Ou outras inúmeras outras variáveis não controláveis.

Quando os cenários previstos não ocorrem por influencias destas variáveis externas incontroláveis ou mesmo devido a mudanças na visão estratégica da organização, a revisão das metas orçamentárias torna-se necessária. A isto damos o nome de Revisões Orçamentárias, que consistem no processo de reavaliação das metas planejadas para um determinado horizonte de tempo.

Como sempre dizemos, o planejamento orçamentário não deve ser imutável. As organizações e seus mercados de atuação podem sofrer influencia de inúmeros fatores externos, e sempre que isto ocorrer será necessário que a organização faça Revisões Orçamentárias para alinhar seus objetivos e metas ao novo cenário onde está inserida.

A empresa deve realizar uma Revisão Orçamentária assim que notar que os planos atuais já não fazem mais sentido. Para isto é fundamental que a organização:

Somente assim a organização estará preparada para lidar com as mudanças (internas e externas) de forma rápida e eficaz, assim que ocorrerem, minimizando riscos e maximizando oportunidades.

Para saber mais sobre Acompanhamento e Controle Orçamentário, confira o webinar que gravamos sobre o tema.

Para assisti-lo gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

Webinar: Acompanhamento e Controle Orçamentário

revisões orçamentárias
revisões orçamentárias

ASSISTIR WEBINAR!

E como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.


Originally published at Treasy | Planejamento e Controladoria.