Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil: saiba tudo sobre um dos donos da AB InBev

Treasy
Treasy
May 4, 2017 · 10 min read

“Ter um sonho grande dá o mesmo trabalho de ter um sonho pequeno. Então passei a ter sonhos grandes, sempre pensei em fazer maior e melhor”. Essa é uma das frases de Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil.

Lógico que para chegar aonde chegou o caminho traçado teve uma longa caminhada. Lemann precisou correr riscos, tomar decisões e, principalmente, manter-se firme em cada objetivo. Aliás, o empreendedor e empresário mais rico do Brasil continua na sua jornada de fazer mais e melhor e a cada ano que passa ganha mais destaque.

Falando nisso, fazer mais e melhor (aumentar o faturamento e diminuir as despesas) é também a preocupação de toda área de controladoria. Então, nada mais natural do que conhecermos um pouco mais do homem por trás da Fundação Lemann, dono de um império — incluindo a Ab Inbev — e grande empreendedor e empresário brasileiro.

Quem é Jorge Paulo Lemann?

Antes de respondermos a essa pergunta, analise o demonstrativo de resultados (DRE) da sua empresa e veja o lucro mensal que ela teve no ano anterior. Feito isso, processe essa informação: no ano de 2016 a fortuna de Jorge Paulo Lemann chegou a quase meio milhão de reais por hora (ou incríveis US$ 159,81 mil/hora).

Considerado o homem mais rico do Brasil, no ranking divulgado pela Revista Forbes ele ocupou a 22a posição na edição de 2017, acumulando uma fortuna de US$ 29,2 bilhões.

Mas antes de continuarmos, vamos voltar no tempo e saber quem é Jorge Paulo Lemman, além de conhecer sua trajetória.

Jorge Paulo Lemann nasceu em 1939, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de pais suíços, estudou na Escola Americana do Rio de Janeiro e graduou-se em economia na Universidade de Harvard.

Em 1961 Lemann mudou-se para a Suíça, mais especificamente para Genebra, e fez seu estágio no banco Credit Suisse. Ao voltar para o Brasil, passou pela corretora Libra e pela financeira Invesco. Em 1971 adquiriu a corretora de valores Garantia e, assim, Jorge Paulo Lemann iniciou sua trajetória de empreendedor que veio a transformá-lo em um dos dez homens mais ricos do Brasil.

Nas mãos de Lemann, o Banco Garantia foi considerado um dos mais inovadores bancos de investimentos do Brasil. Para você ter uma ideia, a Revista Forbes o reconheceu como uma versão brasileira do Goldman Sachs, uma das principais empresas globais de banco de investimento, gestão de valores mobiliários e de investimentos.

Em 1982, juntamente com Marcel Telles e Beto Sicupira, Lemann comprou as Lojas Americanas. Sete anos depois, os três sócios, que estão entre os dez mais ricos do Brasil, criaram a São Carlos Empreendimentos, empresa de investimentos e administração de imóveis comerciais, surgida a partir da cisão dos ativos imobiliários das Lojas Americanas. No ano de 1989 foi a vez da Brahma, que anos mais tarde daria origem à Ambev.

Em 1998, o Banco Garantia foi comprado pelo Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A. Com isso, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira começaram a investir, por meio da GP Investimentos, em participações em companhias como Telemar, Gafisa, América Latina Logística, entre outras grandes. Em 2003, parte da GP foi vendida a antigos funcionários.

A trajetória dos três sócios continuou e em 2004 fundaram a 3G Capital, com sedes nos Brasil (Rio de Janeiro) e nos Estados Unidos (Nova York). Ainda em 2004 foi anunciada a fusão entre a Ambev e a belga Interbrew, o que deu origem à InBev.

A história ainda conta que quatro anos mais tarde a InBev adquiriu a dona da marca Budweiser, a Anheuser-Busch (os bastidores dessa negociação encontram-se no livro Sonho Grande, de Cristiane Correia), surgindo a AB Inbev, a maior cervejaria do mundo. Já em 2015, o grupo concretizou a aquisição da SABMiller, companhia originada na África do Sul. O fato fortaleceu a liderança da AB Inbev no setor.

Se você achou que isso já era o suficiente, está enganado. Além dessas empresas que Jorge Paulo Lemann comprou,em 2010, a 3G Capital adquiriu o Burger King. Em 2014, anunciou o nascimento da Restaurant Brands International (RBI), responsável pela operação das marcas Burger King e Tim Hortons. A RBI, em fevereiro de 2017, anunciou a aquisição da Popeyes, rede de fast food norte-americana.

Já que estamos falando dos homens mais ricos do mundo, em 2013, numa parceria com a Berkshire Hathaway, pertencente ao investidor Warren Buffett, o 3G adquiriu a H. J. Heinz Company, fabricante norte-americana de ketchup. Em 2015, em uma fusão com a Heinz, o mundo viu surgir a KraftHeinz.

Mas calma que não acaba por aí. Jorge Paulo Lemann também investe nos fundos Gera Venture Capital (focada em educação e que, além de investir em startups, deu origem à holding Eleva Educação) e Innova Capital (potencializadora de startups que já investiu na brasileira Movile, líder em desenvolvimento de plataformas de comércio e conteúdo móvel na América Latina, e na sorveteria Diletto).

Jorge Paulo Lemann e o livro Sonho Grande

Com uma trajetória de respeito, dá para vermos claramente que Jorge Paulo Lemann é um empreendedor nato. Juntamente com seus sócios Marcel Telles e Beto Sicupira, construiu um legado em pouco mais de quatro décadas.

Os três mosqueteiros, com o maior império da história do nosso capitalismo, ganharam (como você viu acima) uma projeção inclusive no cenário mundial. De acordo com eles, a fórmula é simples: gestão baseada em meritocracia, simplicidade e algo que você, como um bom profissional de controladoria, entende muito bem: busca por redução de custos.

Baseada nessa história de sucesso foi que surgiu a obra de Cristiane Correa, intitulada “Sonho Grande: Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo”. Mais que uma Biografia do Jorge Paulo Lemann,o livro apresenta um relato detalhado dos bastidores da trajetória dos três empresários desde os anos 70 até os dias atuais. Caso você queira acompanhar um resumo do livro sonho grande com as principais ideias, você pode ler pelo aplicativo 12 minutos.

Uma das mais famosas frases do livro Sonho Grande é “custo é como unha. Tem que cortar sempre”.Como falamos em redução de custos, algo que Lemann, Telles e Sicupira assinam embaixo, queremos reforçar sua importância justamente por entender que reduzir custos é algo constante na sua rotina de controller. Portanto, além da dica de leitura do livro Sonho Grande, salve mais dois artigos:

Assim como Lemann, queremos ajudar sua empresa a sonhar cada vez mais alto, por isso uma super dica que damos ainda na questão de redução de custos é a de fazer a classificação correta dos desembolsos.

Para dar uma mãozinha nisso, disponibilizamos um infográfico gratuito para você poder compreender como sua empresa desembolsa os recursos e, com isso, analisar quais são as contas que mais impactam no total e criar planos de ação para melhorar seu desempenho. Para baixá-lo, é só clicar na imagem abaixo.

Neste material, você saberá como direcionar corretamente os desembolsos para as contas de deduções, custos, despesas e investimentos.

Voltando ao nosso personagem principal, o empresário Jorge Paulo Lemann atua também com muita força na educação do Brasil, com a Fundação Lemann que veremos a seguir.

Sobre a Fundação Lemann

O que você fez hoje para mudar a educação do Brasil? Essa é a frase da página principal do site da Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos. A organização tem como missão “colaborar com pessoas e instituições em iniciativas de grande impacto que garantam a aprendizagem de todos os alunos e formar líderes que resolvam os problemas sociais do país, levando o Brasil a um salto de desenvolvimento com equidade”.

Missão grande, para um homem que, como você viu até aqui, sempre sonhou grande. A Fundação Lemann foi fundada em 2002 e desde então realiza diversas ações voltadas aos campos da inovação e das políticas educacionais e à formação de uma rede de jovens talentos.

Para isso, a Fundação Lemann oferece bolsas e promove cursos próprios para professores e estudantes, onlines e presenciais, e também em parceria com várias instituições. Dentre elas, destacam-se a Harvard University, Yale University, Stanford University, Columbia University, University of Illinois, University of California e MIT.

Atualmente, a Fundação Lemann oferece bolsas e também cursos presenciais e online na área da educação. Além disso, visando o apoio ao empreendedorismo e às pesquisas científicas, em 2011 inaugurou o Centro Lemann para a Inovação e o Empreendedorismo na Educação Brasileira, na Universidade de Stanford (EUA).

Projetos da Fundação Lemann

  • Lemann Fellowship: principal iniciativa para contribuir com a formação de líderes que irão acelerar transformações sociais no país. Por meio do programa, a Fundação Lemann busca ajudar a formar líderes para áreas cruciais para o desenvolvimento do Brasil e oferecer oportunidades excepcionais de desenvolvimento pessoal e profissional a indivíduos com alto potencial.
  • Talentos da Educação: o programa busca identificar lideranças que já realizam ações importantes na área de educação para conectá-las em rede e ampliar seu potencial.
  • Start-Ed: programa de estímulo a startups do ramo da educação, selecionando e apoiando os melhores projetos tecnológicos em educação.
  • Rede de Cientistas: parceria formada em 2016 entre a Fundação Lemann e a SciBr Foundation para apoiar a conexão de cientistas e pesquisadores formados em universidades de excelência e comprometidos com a superação dos principais problemas sociais.
  • Bolsas de Estudos: oferecidas por meio de parcerias entre a Fundação Lemann e universidades do exterior por meio dos programas Lemann Fellowship, Ciência sem Fronteiras e convênios independentes listados na página da Fundação.

Além desses projetos, Jorge Paulo Lemann criou a Fundação Estudar, que é outra organização sem fins lucrativos com uma cultura e objetivo de alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados.

Lições e frases de Jorge Paulo Lemann

Como o assunto deste artigo tem tudo a ver com inspiração, nada como ver o que o homem mais rico do Brasil tem a dizer. Separamos abaixo algumas lições e frases de Jorge Paulo Lemann:

  • Procure por gente boa: quando fundou o Banco Garantia em 1971, Jorge Paulo Lemann tinha um capital reduzido e não era conhecido. Para se tornar competitivo no setor financeiro, tomou a decisão de investir boa parte do seu tempo no recrutamento de pessoas para auxiliarem em seu percurso. Isso deu tão certo que dentre essas pessoas estavam os atuais sócios Marcel Telles e Beto Sicupira.
  • Seja eficiente: de acordo com Jorge Paulo Lemann, eficiência poupa tempo e dinheiro especialmente quando assunto é redução de custos. Aliás, eficiência foi uma lição que também já abordamos aqui no blog com o artigo Sua empresa tem uma Controladoria Eficaz ou uma Controladoria Eficiente? Ou melhor, você sabe a diferença entre eficiência e eficácia?.
  • Visão de longo prazo: decisões como abrir mão de empresas financeiras foram tomadas há 30 anos e traçaram o percurso de Lemann até os dias atuais.

Além dessas, destacamos outras lições:

  • Comunicação e dados essenciais circulando com transparência ajudam a educar, empurrar na mesma direção e a criar uma vantagem competitiva (olha a governança corporativa aí!).
  • Debater é importante, mas sempre tem que ter um responsável e no final alguém tem de tomar uma decisão.
  • A principal função dos chefes deve ser escolher pessoas melhores do que eles para dar continuidade ao crescimento das empresas.
  • Ter gente boa trabalhando como um time e com objetivos comuns (mais um motivo para ter um planejamento estratégico bem elaborado).
  • Encontrar, treinar e manter apenas gente boa em suas empresas (abordamos o tema a fundo em nosso artigo sobre Como Montar uma Equipe de Controladoria de Alta Performance).
  • Remunerar pessoas de forma estimulante e justa.
  • Liderança deve ser exercida mediante ideias claras e pelo exemplo diário nos mínimos detalhes.
  • O bom senso vale tanto e até mais do que ideias complexas. O simples é sempre melhor que o complexo (como já dizia Peter Drucker).

Foco, foco, foco, foco no essencial (aqui traduzido por planejamento estratégico).

Por fim…

Deu para perceber que poderíamos ficar horas e horas falando sobre quem é Jorge Paulo Lemann, sua biografia, como ele se tornou um dos homens mais ricos do mundo e o assunto não se esgotaria? Isso porque muito do que ele fala tem absolutamente tudo a ver com a sua rotina de controller: controlar gastos, reduzir despesas, manter o foco no planejamento estratégico e no orçamento empresarial.

Se o homem mais rico do Brasil fala sobre isso, é porque realmente o assunto é importante. Neste artigo, vimos como o empreendedor construiu sua fortuna e pudemos comprovar que nada aconteceu por acaso.

Além disso, com suas lições pudemos entender um pouquinho (porque com certeza temos muitas outras lições a tirar de Jorge Paulo Lemann) de que ter pessoas certas é fundamental para manter uma empresa de sucesso. Adicionalmente, Lemann é um homem que acredita na educação, então nossa dica é para você sempre manter-se atualizado. Como queremos contribuir com isso, semanalmente publicamos artigos relacionados à área de controladoria.

E agora, conte para nós, gostou de conhecer um pouco mais sobre a biografia de Jorge Paulo Lemann? Esperamos que esse artigo tenha deixado também alguns ensinamentos a você, assim como deixou para nós, e tenha servido como inspiração. Em caso afirmativo, compartilhe-o com sua equipe.


Originally published at Treasy | Planejamento e Controladoria.

Treasy

Written by

Treasy

Tudo sobre Planejamento, Controladoria e Finanças!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade