5 passos para implantar o marketing digital na sua academia

Há tempos que as empresas já entenderam o quão importante é estar presente no meio digital, sobretudo nas redes sociais. Com o advento da internet, a forma como as pessoas consomem informação e buscam satisfazer suas necessidades e desejos mudou completamente nos últimos 20 anos.

Se antes a comunicação era feita numa via de mão única, em que as empresas divulgavam suas marcas e o mercado apenas consumia, hoje o cenário mudou. Os clientes participam de forma ativa do processo de comunicação, não apenas como consumidor, mas também como influenciador e até mesmo produtor no meio digital.

Com isso, tornou-se fundamental utilizar a internet como fonte de informação sobre o mercado, canal de ações de marketing e oportunidade de desenvolver um relacionamento duradouro com o público desejado. O marketing digital vem se consolidado cada vez mais no âmbito da gestão estratégica e não é diferente com o mercado fitness.

É importante não apenas saber que é preciso estar na internet, criar um site e perfis nas redes sociais. Mais do que isso, é preciso desenhar uma estratégia de marketing digital e utilizar as ferramentas adequadas para atrair mais alunos para sua academia.
Por isso, criamos um passo a passo para você implantar o marketing digital. Vamos a eles!

Passo 1 — Defina a sua persona

A persona nada mais é do que o seu público. Mas vai muito além do conceito de público-alvo que conhecemos. Normalmente as empresas definem seu público com informações como idade, sexo, classe social e área geográfica. Definir a persona de sua academia significa ir mais além e conhecer a fundo qual a principal DOR que ela tem e qual a TRANSFORMAÇÃO que ela deseja ao buscar uma academia.

A definição da persona irá proporcionar não só o conhecimento mais aprofundado sobre seu público, como também direcionar de forma assertiva todo o processo de comunicação e marketing da academia.

Para definir a sua persona você deve definir:

  • Dados como idade, escolaridade, sexo, ocupação
  • Descrever os hábitos no seu dia a dia
  • Quais os meios de comunicação que ela mais utiliza?
  • Qual o objetivo pessoal ou profissional que você poderia ajuda-la a realizar?
  • Quais desafios impedem esta pessoa atingir seus objetivos?
  • Como a sua academia pode ajuda-la a superar os desafios listados?
  • Qual a percepção dela a respeito da mudança que a atividade física pode fazer na vida dela?
  • O que poderia fazer a sua academia se tornar desnecessária para ela?
  • Qual tipo de experiência ela espera ao pesquisar por mais informações?
  • Quais as objeções mais comuns da persona para se matricular na academia?

Com essas respostas você poderá ter um vislumbre de como é o seu público e começar a implantar as estratégias de marketing digital no passo 2.

Passo 2 — Criação de conteúdos

Após definir a sua persona é muito importante você começar a desenvolver um relacionamento com ela. E a melhor forma de iniciar esse relacionamento é com a produção de conteúdo relevante e de qualidade.

Ao desenhar a persona você terá muito mais chances de criar conteúdos que estejam de acordo com as expectativas e necessidades dela. Estes conteúdos podem estar em diversos formatos, como artigos, posts, ebooks, palestras online e vídeos. Uma dica muito importante é você começar criando algo sobre a principal DOR da sua persona.

Por exemplo: se a sua persona tem anseio por emagrecimento, que tal criar um vídeo com o tema “Conheça os 3 exercícios que te fazem emagrecer muito mais rápido”. Ao criar este tipo de conteúdo você estará mostrando para sua persona que não somente conhece a dor dela, como também tem condições de ajuda-la a vencer esta dor.

Outro aspecto importante sobre a produção de conteúdo é a periodicidade. É fundamental que você desenvolva uma sistemática de publicações. Esta frequência pode ser diária, semanal, quinzenal ou mensal. Depende muito da sua capacidade de produção e da receptividade do público. Mas lembre-se: mais importante do que criar conteúdo, é criar conteúdo DE QUALIDADE e RELEVANTE.

Passo 3 — Crie um blog com captação de leads

Pra quem não conhece ainda, um lead é uma pessoa que teve interesse em algum conteúdo seu e que pode se tornar um futuro comprador. Você deve criar um blog que contenha uma página de captura de email. Ou seja, para ter acesso ao seu conteúdo (baixar o ebook, acessar a palestra online, etc) essa pessoa deverá deixar o email dela no blog.

É através deste email que você irá estabelecer o relacionamento com ela e disponibilizar os novos conteúdos. Existem muitas ferramentas fáceis e baratas para gerenciar todo esse processo de forma automática. Uma delas é o LeadLovers, vale a pena dar uma olhada.

Encontre academias em Salvador e demais cidades de todo o país!

Passo 4 — Utilize as redes sociais de forma constante e intensa

Este talvez seja o passo que a maioria das academias já fazem. Porém, ele é feito de maneira isolada e muitas vezes equivocadamente. As pessoas estão nas redes sociais em busca de informações, contatos e sanar dúvidas sobre algum tema. É importante que a sua academia se apresente a elas da forma mais humana possível. Como assim? Simples: tenha o perfil nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube).

Entenda que, apesar de o nome do seu perfil ser institucional (Academia Treino Fácil, por exemplo) as pessoas ainda estarão tendo contato com outro ser humano do outro lado. Então é muito importante que a comunicação seja humanizada, descontraída, mas claro que dentro dos limites estabelecidos.

É interessante que de vez em quando você comece uma ‘live’ no Instagram, seja entrevistando alguém sobre algum tema interessante para sua persona ou simplesmente respondendo comentários e perguntas ao vivo. Isso criará uma empatia do público com a sua marca e trará benefícios a curto e médio prazo para sua academia.

Passo 5 — Utilize a internet para atrair alunos

Não basta apenas utilizar todos esses passos sem um objetivo claro. É importante que tudo isso possa proporcionar à sua academia cada vez mais alunos e reter os atuais. Uma ótima forma de fazer isso é oferecer a possibilidade do aluno se matricular na sua academia pela própria internet. Além de não fazer o aluno perder tempo procurando uma academia, você terá mais um canal de vendas de forma gratuita e virtual.

Uma ótima opção para fazer isso é justamente a plataforma Treino Fácil: os alunos poderão encontrar a sua academia, conhecer as modalidades que você oferece, pacotes, preços e fazer a matrícula no próprio site. Depois disso é só comparecer à academia e treinar. Simples assim. E o melhor de tudo isso é que você não precisa PAGAR NADA para estar presente na plataforma.

Depois de trilhar cada um dos 4 passos anteriores, faça o cadastramento aqui e comece a desfrutar dos benefícios que o marketing digital pode trazer para sua academia.

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário!

Aproveite e nos acompanhe no Facebook e Instagram!