6 erros comuns que todo gestor de academia iniciante comete

Começar um negócio no setor fitness envolve vários desafios. A maioria deles tem relação com o rápido avanço desse mercado, que apresenta novidades a cada ano. Por isso, o gestor de academia iniciante deve estar atento a tudo o que acontece dentro e fora da sua empresa.

Neste artigo, apontaremos os 6 erros mais comuns na administração de uma nova academia e como resolvê-los. Confira!

1. Não valorizar o primeiro contato

Um dos principais deslizes é ignorar a experiência inicial de um possível novo aluno com a academia. Ou seja, não pensar em como esta pessoa se sente desde o primeiro contato até à realização do treino. Por exemplo: alguém liga para saber os valores dos planos, mas a recepcionista não sabe informá-lo ou tem um atendimento ruim, sem nenhuma motivação.

A partir dessa situação, compreendemos a importância de manter uma ótima estrutura de recepção. Aliás, o suporte online também deve funcionar perfeitamente. Ninguém gosta de mandar mensagem pelas redes sociais e não ser respondido.

Outro fator essencial é a estrutura física. Desde as cores escolhidas e os elementos visuais nas paredes (quadro de metas, por exemplo) até a disposição dos equipamentos na academia podem (e vão) influenciar na percepção de valor por parte do novo aluno.

2. Não saber comunicar o diferencial da academia

Por ser um mercado em constante expansão, existem várias opções de academias e treinos. Em algumas cidades existem mais de uma por bairro. Diante disso, é fundamental para sua academia estabelecer aquilo que ela tem de inovador e diferente e comunicar isso ao mercado.

É preciso investir em inovação. Caso contrário, sua academia estará fadada ao fracasso. Faça uma pesquisa de mercado e tente oferecer algo a mais para seus alunos. Uma boa saída é conhecer os pacotes nas unidades vizinhas e também ouvir os pedidos dos seus atuais clientes.

Se os concorrentes oferecem treinos com valores rígidos, vale a pena fazer pacotes mais personalizados. Lembre-se de divulgar ao máximo toda e qualquer novidade, principalmente se for uma prática exclusiva na região. Utilize todos os canais de comunicação que você puder (site, blog, redes sociais, etc).

3. Não dar manutenção aos equipamentos

Outro grande erro do gestor de academia iniciante é esquecer-se da manutenção dos aparelhos. Um esquecimento que pode acarretar prejuízos no futuro. Um equipamento quebrado reduz as possibilidades de treinos, desagrada os seus alunos e custa muito mais para ser consertado.

Com um monitoramento diário, é possível evitar surpresas e até mesmo prever a necessidade de trocar uma simples peça. Além disso, um aparelho bem cuidado pode ser revendido mais facilmente quando sua academia precisar.

Encontre academias em São Paulo e demais estados de todo o país!

4. Ter alunos em excesso

Pode parecer estranho, mas isso pode sim ser um erro. E esse erro pode prejudicar bastante a imagem da sua academia. No início do negócio estamos tão ansiosos para encher o ambiente de alunos que nos esquecemos de calcular a capacidade de atendimento. Portanto, cuidado para não exceder no número de matrículas.

Para evitar esse tipo de situação, é necessário entender qual o tempo médio gasto por aluno em cada aparelho. Com uma sequência de exercícios estabelecida é possível criar um ciclo de uso dos equipamentos.

O cálculo deve ser feito com base nos horários de pico. Mas se existe uma alta demanda e pouca estrutura, talvez esteja na hora de expandir o seu negócio. Que tal criar uma segunda unidade da academia na mesma região?

5. Não segmentar as ações de fidelização

“Conquistar novos clientes custa cinco vezes mais do que fidelizar os atuais”. Você já deve ter esbarrado com uma frase parecida como essa por aí. Ocorre que a afirmação é verdadeira quando se leva em conta o gasto investido em marketing de atração.

Os seus atuais alunos já conhecem a estrutura da academia, sabem como é o atendimento, gostam dos treinadores e de todo o resto. Se não gostassem, não seriam seus clientes. Mas para manter essa relação, você não pode relaxar. É preciso investir em programas de fidelização.

Uma opção é criar um cartão fidelidade para quem não faltar aos treinos. A cada visita, o aluno ganha um carimbo e, ao acumular 30 treinos consecutivos, ganha uma aula de hidroginástica. Essa é uma ótima forma de incentivar a prática de exercícios.

6. Não investir em marketing digital

Muitos gestores em início de carreira não entendem o poder do marketing digital. O tempo que as pessoas passam na internet só tem aumentado — seja por diversão, para relacionamentos, consumo ou trabalho. Ou seja, os seus clientes estão online!

Por isso, é um erro ignorar as novas tecnologias e não investir em uma estratégia de marketing digital para sua academia. Então, aproveite algumas ferramentas gratuitas para criar um blog, como o Wordpress, e monte suas páginas nas principais redes sociais.

Se você está cometendo algum destes erros, saiba que ainda há tempo de corrigi-los a tempo. Os seus alunos agradecem.

O que achou do texto? Deixe um comentário compartilhando a sua experiência como gestor de academia! Aproveite para acompanhar as nossas páginas no Facebook e Instagram.