A tecnologia a favor da sua academia

Aderir ao uso da tecnologia em diferentes departamentos é realidade em qualquer academia, seja ela grande ou pequena. Desde o setor administrativo até a atividade de treinos, qualquer ação que envolva recursos tecnológicos pode influenciar no relacionamento com os alunos.

Além de integrar a rotina do seu negócio, a tecnologia pode ser um fator de diferenciação competitiva no mercado. Ao otimizar a sua gestão com um software ou investir em um aplicativo para academia, por exemplo, é possível transformar isso em vantagem frente à concorrência e, consequentemente, em mais alunos.

Tecnologia básica na academia

O básico esperado pelos frequentadores de academia começa logo pela catraca. Muitas redes espalhadas pelo Brasil já adotaram um sistema biométrico para liberar a entrada dos matriculados. Esse método facilita o dia a dia do aluno e torna o ambiente mais seguro, além de fornecer informações que podem ser valiosas para a estratégia da sua academia, como por exemplo, quantos alunos estão realmente frequentando aos treinos (e claro, por que alguns não estão indo). Isso pode direcionar algumas ações de marketing e te ajudar a melhorar a gestão do seu portfólio de treinos.

Os monitores e televisões chegaram para deixar o treino mais prazeroso. Com auxílio de um fone de ouvido, o praticante da esteira pode se conectar ao canal desejado. Isso é possível com a instalação de um sistema de som chamado Cardio Theater.

Quanto às atividades gerenciais e administrativas, fica difícil imaginar uma gestão feita à moda antiga, com planilhas e cálculos manuais (até mesmo o uso de planilhas eletrônicas, como o Excel, está ficando para trás). O uso de softwares criados especificamente para academias diminui o retrabalho e otimiza as atividades, sobretudo nas áreas financeira e operacional/treinos.

Sobre a liberação da rede wi-fi nem precisamos comentar, certo? Essa é uma ação de mão dupla, já que muitos frequentadores de academias adoram postar fotos do treino nas redes sociais e, de quebra, marcar o lugar onde estão (marketing espontâneo).

Relacionamento e gamificação

Se você quer aplicar recursos tecnológicos mais avançados a sua academia, vale apostar no conceito de gamificação. O relacionamento com o cliente só tem a ganhar com experiências fitness cheias de interação entre “real e virtual”.

Por exemplo: uma seção do site da academia pode ser dedicada a um quadro de metas, alimentado pelos professores de acordo com os treinos da semana. No final, um ranking se forma e é possível utilizá-lo para vários fins (como premiações, programa de fidelização etc).

Aulas com vídeo-interação

Nada substitui o contato pessoal com os instrutores na academia, mas talvez o futuro de muitos negócios esteja na vídeo-interação. Isso significa que logo poderemos ter 100% das aulas transmitidas online em um telão para uma sala de spinning, por exemplo.

Outra opção para interação dos alunos utilizando vídeo são os simuladores de corrida ou de modalidades esportivas como golfe, tênis ou dança. Isso diversifica o seu portfólio de modalidadese cria mais engajamento dos seus alunos com sua marca.

Encontre academias em São Paulo e demais estados de todo o país!

Wearables technology

As tecnologias “vestíveis” — ou em inglês ‘wearables technology’, são os acessórios que conquistaram os alunos de academia. Com pulseiras, relógios, monitores cardíacos ou óculos especiais é possível acompanhar o desempenho pessoal durante o treino.

De batimentos cardíacos à quantidade de suor liberado num treino, as wearables podem enviar informações para um sistema central da academia. Assim, os instrutores e até os próprios alunos podem ter acesso ao seu histórico e desenvolvimento.

Vale fazer um investimento e emprestar esses aparelhos para os alunos durante a aula. Mas como são itens pequenos e facilmente esquecidos, é preciso haver um mecanismo de controle por parte da academia.

Uso de apps e geolocalização

Outras importantes contribuições tecnológicas para academias são os aplicativos de geolocalização. Alguns apps oferecem orientações para os alunos com a sequência de exercícios e rendimento (mobile training). Outros ajudam a manter uma boa alimentação, registrando o consumo calórico diário do usuário.

Já algumas plataformas, como a Treino Fácil, conecta academias a futuros alunos. Usando a tecnologia de geolocalização, o usuário do sistema pode verificar quais são os centros de treinamento mais próximos de casa de acordo com seus interesses (seja por preço, modalidade ou localização).

Quer incluir uma nova tecnologia na sua academia hoje mesmo e melhorar o relacionamento com o cliente? Então faça seu cadastro na Treino Fácil. É gratuito, simples e rápido!

Deixe um comentário! Teremos prazer em respondê-lo! Acompanhe nossas notícias no Facebook e Instagram.