Saiba quais serviços terceirizar na sua academia

Ampliar a capacidade de atendimento requer foco e dedicação à sua atividade principal. Por isso, os serviços terceirizados têm sido um bom caminho para que o gestor de academia possa administrar melhor o seu negócio.

Entre outros benefícios, a terceirização pode trazer para dentro da empresa pessoas especializadas no que fazem. Além de melhorar o desempenho da academia, a terceirização pode diminuir a burocracia que envolve o processo de contratação de pessoal, por exemplo.

Serviços terceirizados para academia

Em março deste ano, a nova lei da terceirização foi aprovada. Agora, a legislação libera os empresários para contratarem serviços que incluem até mesmo a sua atividade-fim. Ou seja, você pode ser o dono da academia, mas terceirizar todos os treinos se desejar. Antes da aprovação dessa lei, era permitido terceirizar apenas atividades-meio. É sobre esse tipo de serviços que vamos falar neste artigo.

Um ótimo exemplo é a equipe de limpeza. Atualmente, muitos gestores têm deixado esse setor nas mãos de terceiros. As empresas contratadas se responsabilizam pelo roteiro diário, uniformes, equipamentos de segurança e até pela substituição de funcionários.

Além dessa, outras áreas podem ser terceirizadas como:

  • Recepção
  • Segurança
  • Serviço de Vallet
  • Acompanhamento nutrucional
  • Avaliação física

As características das empresas de limpeza valem para as de recepção, segurança e Vallet. Muitas, inclusive, oferecem um pacote com todos esses serviços. Dependendo da área de atuação, os funcionários podem ser escolhidos em conjunto com a contratada.

Já a terceirização de modalidades diversas, como pilates e ioga, por exemplo, exige boa avaliação acerca do profissional que as oferece. Uma vantagem é excluir os custos de aquisição de equipamentos e qualificação dos profissionais. Mas lembre-se que a atividade, apesar de ser terceirizada, será realizada dentro da sua academia.

A oferta de avaliação física se parece bastante com aqueles exames admissionais de muitas empresas. Algumas contratam uma cooperativa médica ou clínica especializada para esse serviço, que também pode ser realizado dentro da academia.

Responsabilidade conjunta

Qualquer contrato de terceirização exige supervisão de um advogado. Esse profissional poderá analisar todas as cláusulas contratuais e apontar brechas que podem prejudicar a sua academia no futuro.

Uma delas, por exemplo, é a não exigência de atestado médico para atividades físicas terceirizadas. Neste caso, é preciso analisar a legislação local para não ter algum tipo de problema posteriormente.

Isso porque qualquer tipo de lesão ou acidente envolvendo alunos dentro da academia terá corresponsabilidade. Ou seja, tanto a empresa contratada quanto a academia responderão legalmente.

Encontre academias em Salvador e demais cidades de todo o país!

Terceirização x Sublocação

Nos casos em que ocorre a terceirização, a prestação de serviços é repassada ao cliente via academia. Ou seja, não há diferenciação para o público, que continua frequentando as atividades e fazendo o pagamento para a sua empresa.

Já a sublocação de espaços é diferente. Quando uma sala da sua academia é locada para terceiros, essa empresa ou profissional terá total autonomia para agendar as aulas, fazer a cobrança e o recebimento das mensalidades.

Os serviços terceirizados podem parecer mais caros num primeiro momento. Com o tempo, as vantagens devem aparecer e mostrar que vale a pena deixar alguns setores nas mãos de empresas especializadas. Assim, você pode voltar as suas atenções ao que mais importa na academia: atrair novos clientes e prestar um ótimo atendimento!

Gostou do texto? Para ficar por dentro de outros assuntos sobre gestão e marketing para academias, siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook e no Instagram.