Um bom sistema informatizado resolve os problemas de gestão da loja?

Algumas das melhores inovações tecnológicas para o varejo têm aparecido na área da gestão. Tratam-se de sistemas informatizados que oferecem maior controle do estoque, do horário e produtividade dos funcionários, dos gastos e lucros da loja e até permite ao varejista uma visão das áreas menos e mais visitadas por seus clientes.
Ainda que estes sistemas sejam muito úteis para qualquer loja, um erro comum é achar eles resolvem sozinhos os problemas de gestão.
Mas a verdade é que por melhor que seja o seu sistema de gestão, você ainda precisa de funcionários bem preparados e motivados. Por isso, tenha a certeza, nenhum negócio cresce sem o olhar atento do dono. Sempre foi assim e, na era digital, continua sendo. Os clientes do varejo alimentar brasileiro querem bom atendimento e confiança na nos produtos que adquirem. Estar atento aos detalhes, desde a limpeza da sua loja ao bom- humor de seus funcionários, pode ser a diferença entre fracasso e o sucesso.
Por exemplo, em meio a toda a excitação do comércio com as soluções do mundo digital, o Wal-Mart apresentou grandes resultados a partir da lógica mais trivial possível: o aumento significativo da retenção de funcionários através de uma reestruturação em
seus planos de carreira. Dando preferência à promoção de funcionários da casa, em relação à contratação de gente de fora, a empresa conseguiu motivar melhor seus funcionários e, consequentemente, aumentar suas vendas através do melhor atendimento.
Por mais que as soluções do mundo digital sejam interessantes e podem ajudar o seu negócio a crescer, elas não substituem o olhar atento do dono. A tecnologia ainda é menos importante que bons serviços.
