Hamburgueria com mais lojas em Fortaleza teve início dentro de lava a jato

O The Burgers On The Table surgiu há 5 anos, com pequeno quiosque. A coragem de dois irmãos é inspiração a quem sonha em empreender

Luciano Miranda (esquerda) e Thiago Cardoso (direita) inovaram o conceito de hambúrguer em Fortaleza. (FOTO: Arquivo pessoal)

Em 2010, os irmãos Luciano Miranda e Thiago Cardoso decidiram que o cardápio cearense precisava de um toque diferente, saboroso e com algo que agradasse a todos. O alimento escolhido foi o hambúrguer, que quebrou o padrão clássico e passou a ser feito de forma artesanal, com ingredientes escolhidos a dedo, literalmente. O amor pela culinária e a vontade de se diferenciar fez os rapazes abrirem um quiosque pequeno, em um lava a jato no Bairro Aldeota, em Fortaleza. Era o começo do The Burgers On The Table, uma das maiores hamburguerias da cidade.

“Na época, não tinha nada relacionado a sanduíches diferentes em Fortaleza, então pensamos em criar além de uma carne distinta, molhos que completassem o sabor dos hambúrgueres, e com o diferencial de não ter conservante”, relembra Luciano, formado em Gastronomia.

O começo teve suas dificuldades. “Abrimos só à noite, pois durante o dia funcionava um lava a jato no ponto que escolhemos. Poucas pessoas frequentavam e a equipe era pequena, já que éramos só eu e meu irmão, mas não desistimos. Aos poucos nosso tempero foi caindo no gosto das pessoas e, no ano seguinte, montamos a primeira loja, na Avenida Dom Luís. Com pegada mais americana, decidimos colocar o nome The Burgers On The Table”, conta.

“Na época, não tinha nada relacionado a sanduíches diferentes em Fortaleza”. (Luciano Miranda)

Após terem feito sociedade, em 2012, Luciano e o irmão decidiram tomar novos rumos e ampliar o conhecimento que adquiriram com a hamburgueria. Thiago foi estudar na Espanha, e Luciano abriu outro negócio, dessa vez, de massas. Venderam então a marca para os sócios que já tinham, e a partir daí o The Burgers passou a ser ampliado, com as primeiras franquias.

Para fidelizar seus clientes, foi criado o termo “wow lovers”, jeito que a marca se refere a seus fãs. (FOTO: Divulgação)

Expansão

João Marcelo, um dos atuais sócios, entrou no The Burgers em 2013. Saiu da empresa onde trabalhava e decidiu empreender. “Abri um negócio na parte de alimentação antes de surgir a oportunidade de ser um franqueado da loja. Quando deu tudo certo, abrimos outra loja na Avenida Washignton Soares. Foi a primeira filial. Durante o processo, acabamos comprando a marca. A partir daí, passamos a desenvolver todo um planejamento de expansão e abertura de outras franquias pela cidade”, explica João.

Ele diz que foi necessário uma consultoria especializada para auxiliar no processo de padronização das franquias, com o auxilio de seu sócio Davi Câmara, começou o processo de expansão. “Hoje a marca tem um apelo para o público jovem, que já ganha seu dinheiro, que tem oportunidade de desfrutar de uma boa alimentação”, comenta. Com proposta urbana, a decoração e ambientação das lojas são marcadas por tijolos aparentes, móveis de madeira, paredes de vidro e balcão de granito marrom.

A hamburgueria trabalha com o conceito fast casual, onde o cliente faz o pedido na balcão, pega uma senha e aguarda ser chamado para pegar o lanche. “O alimento é produzido na hora de forma artesanal, diferente de um fast-food onde a comida já é feita e industrializada. Buscamos criar também um ambiente agradável. Estamos classificados hoje entre fast-food e um casual dinner”, esclarece. Outra novidade que João quis implementar na marca foi o serviço free refil, que permite ao cliente, por meio do pagamento de uma taxa adicional, consumir refrigerante à vontade durante 30 minutos.

O cardápio do The Burgers tem variação de aproximadamente 15 tipos de sanduíches de carnes bovina, suína, de frango, além de ter a linguiça toscana como diferencial. “Estamos desenvolvendo outros sabores também com apelo mais regional, como a carne de sol”, revela. O carro-chefe da casa, de acordo com João, é o “Wow Bacon”, que tem bacon crocante e carne grelhada de 130 gramas.

Além de uma loja própria, a primeira aberta, a The Burgers On The Table conta com cinco franquias em Fortaleza, com previsão de implantar mais uma até o final do ano.


Originally published at tribunadoceara.uol.com.br on October 21, 2015.