Projeto dá dicas de beleza e resgata a auto-estima de mulheres com câncer

Em prol do Outubro Rosa, a campanha traz como modelos mulheres cearenses diagnosticadas com câncer de mama que estão em período de tratamento

Tribuna do Ceará
3 min readOct 28, 2015
Taiana Guedes, natural de Quixelô, foi diagnosticada com câncer de mama aos 30 anos e se voluntariou como modelo do Projeto Toque de Beleza (FOTO: Toque de Beleza/CAOS Photograph)

Se sentir bem com a própria aparência faz toda a diferença, ainda mais para quem está passando por um período em que é preciso ter forças. Do diagnóstico ao tratamento, o câncer de mama tem impacto direto na auto-estima das mulheres e costuma desestimular a vaidade.

Para inspirar aquelas que estão vivendo essa realidade, o Projeto Toque de Beleza toma como premissa a importância da auto-confiança e, para resgatá-la, propõe o que já sugere o nome: um toque de beleza.

Criada pela Elabore, a campanha surgiu em prol do Outubro Rosa. O mês já está quase no fim, mas a discussão quanto ao câncer de mama continua. “Queríamos fazer algo que impactasse as mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama. Queríamos mostrar a elas que um toque de beleza realmente faz toda a diferença no processo de tratamento da doença”, explica Raquel Praxedes, sócia proprietária da Elabore.

O site do projeto traz dicas de beleza direcionadas a mulheres que passam pela a quimioterapia, como técnicas para pintar as sobrancelhas de forma natural e para lidar com as olheiras e o ressecamento da pele.

Como modelos, o Toque de Beleza contou com duas cearense em fase de recuperação que se voluntariaram para o ensaio fotográfico. Taiana Guedes descobriu a doença ainda nova, aos 30 anos, através do auto-exame. Seguidora do blog Quimioterapia&Beleza, que também dá dicas de beleza para quem está passando pela quimioterapia, se deparou na página com o projeto e veio de Quixelô, sua cidade natal, para participar da campanha.

“Quando a gente tá passando por esse tipo de tratamento é muito difícil, né? Isso [o ensaio] levantou minha auto-estima e serve pra ajudar outras mulheres também. A gente fica cabisbaixa, porque a aparência muda totalmente, perde o cabelo, sobrancelha cai, a pele fica ressecada. É um tratamento complicado, mas a gente consegue passar por ele”, comenta Taiana.

Raquel conta que a busca por modelos não foi fácil, pois a perda da auto-estima costuma criar naquelas que são diagnosticados com câncer o sentimento de vergonha. Mas após o pontapé dado por Taiana e Mazé, as modelos da campanha, outras mulheres entraram em contato com a equipe da Elabore, interessadas em participar também. Por isso, mesmo após o fim do mês o Toque de Beleza continua.

“A moda pode ajudar muito na auto-estima dessas mulheres e também pode mostrar que elas podem ousar, se sentirem livres de qualquer padrão ou preconceito, porque a beleza maior está dentro delas”, conclui Raquel.

PROJETO TOQUE DE BELEZA — Como modelos, o projeto trouxe cearenses diagnosticadas com câncer de mama que estão passando pela quimioterapia (FOTO: Toque de Beleza/CAOS Photograph)

Originally published at tribunadoceara.uol.com.br on October 28, 2015.

--

--

Tribuna do Ceará

Perfil usado para publicação de reportagens especiais. Para assuntos cotidianos, entretenimento, empregos e esportes, acesse http://tribunadoceara.uol.com.br/