Lucia N3 — a máquina capaz de reproduzir experiências psicodélicas

Um dispositivo desenvolvido pelos doutores Dirk Proeckl — psicólogo e neurologista — e Engelbert Winkler — psicólogo e psicoterapeuta — chama atenção por ser capaz de reproduzir experiências semelhantes a uma viagem psicodélica ou meditação prolongada. Trata-se da Lucia N3, um dispositivo que consiste em uma lâmpada rodeada por LEDs pendurada em um suporte. Esta lâmpada é conectada a um computador que controla o padrão da luz estroboscópica. A pessoa senta-se na frente desta lâmpada com os olhos fechados e com um fone de ouvido.

Durante a sessão, os estímulos visuais e sonoros altera o padrão de ondas cerebrais para o padrão hipnagógico, reproduzindo o estado de consciência que naturalmente acontece nos momentos antes de dormir ou logo depois de acordar. Em alguns relatos de experiência, as pessoas alegam visualizações de cores nunca antes vistas, diversas formas geométricas, sinestesia (ver o som, por exemplo), sensação de bem estar profundo, perda da sensação do tempo e transcendência do corpo físico. As experiências variam de pessoa pra pessoa e até na mesma pessoa em sessões diferentes.

Os desenvolvedores afirmam que a máquina estimula a glândula pineal. Um dos papéis da glândula pineal é detectar luz branca quando os olhos estão fechados. Esta glândula é responsável por regular o padrão de sono e acredita-se que libera DMT em ocasiões importantes como o nascimento, morte, parto. O DMT também pode ser encontrado na ayahuasca, que é utilizada em certas cerimônias religiosas.. Há várias referências sobre esta glândula no esoterismo, sendo muitas vezes chamada de terceiro olho. O estado de consciência ativado pelo dispositivo pode ser alcançado de outra formas, como em atividades físicas extremas (escalada de montanha, por exemplo), meditação transcendental, uso de substâncias enteógenas ou experiências de quase-morte. Os desenvolvedores referem-se à Lucia N3 como um atalho para esse estado de consciência e que ela pode proporcionar os mesmo benefícios das outras experiências.

Os benefícios propostos são:

  • redução da ansiedade e estresse
  • redução do medo e depressão
  • paz interior e estabilidade emocional
  • aumento da criatividade
  • ajuda na cura de doenças orgânicas
  • sono mais reparador
  • liberação de hormônios relacionados à saúde e longevidade

A máquina custa cerca de US$ 25.000 e a empresa atualmente só a vende para centros de terapia holística. Os lugares onde ocorrem a sessão são chamados portais de luz. Ainda não há portais de luz no Brasil, mas eles podem ser encontrados nos EUA, Reino Unido, Austrália, França, Suíça, Áustria e Alemanha.

Apesar dos benefícios médicos alegados, não existe evidência cientifica que os comprove. Os desenvolvedores alegam em seu website que a máquina de luz hipnagógica não deve ser utilizada como substituta para terapia ou tratamento médico. A sua função é promover o bem estar pessoal através das experiências transcendentais, que levam ao auto-conhecimento e funcionam como um atalho à meditação.

A máquina não deve ser utilizada por epiléticos ou pessoas que tenham transtorno mental psicótico.

Para mais informações sobre o Lucia Light, acesse o site do projeto.

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.