
Nova Era: Pokémon Go
Por Victoria Scarsi, Social Media da Tritone
E o momento tão esperado e temido por muitos chegou! O Pokémon Go, lançado de surpresa no dia 5 de Julho, vem causando um frenesi dia após dia.
Para os desavisados, o novo game para smartphones tornou-se fenômeno na internet desde o momento que foi lançado em países como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.
O projeto audacioso já provocou aumento de bilhões de dólares nas ações da Nintendo (uma das empresas responsáveis), já é mais popular do que o WhatsApp, Instagram, Tinder pelos americanos e choquem: é oficialmente mais procurado do que pornografia na Internet!

Mas espera! Como esse tal jogo funciona de fato? Vamos lá.
Pokémon Go, como já falamos no começo do texto, é um jogo gratuito de realidade aumentada (não confunda com realidade virtual porque a realidade aumentada faz um mix entre o que você vê pela câmera do celular com os elementos criados virtualmente) para smartphones, que usa o GPS do aparelho para fazer com que os jogadores se desloquem fisicamente em busca dos monstrinhos da Nintendo.
Isso mesmo! Você liga o jogo e começa a andar por aí nas ruas em busca dos bichinhos. Insano?
Ficou na dúvida? Então assista ao vídeo abaixo:
Em um primeiro momento, o lançamento mundial estava programado para o final de julho, sem uma data específica. Porém, a desenvolvedora Niantic Inc. acabou liberando para alguns países e, gradualmente, será liberado para outros lugares ao redor do mundo. Muita gente por aqui já conseguiu baixar o aplicativo para Android em sites alternativos, mas o jogo não funcionou perfeitamente.
Nos países em que o jogo já funciona, as pessoas chegaram em um ponto tão freak que teve até marido capturando Pokémons enquanto sua mulher estava em trabalho de parto. As críticas são bem divididas: temos grupos de pessoas que acham isso um grande avanço da tecnologia, elogiando muito o game, assim como grupos que acham que agora a humanidade vai mesmo ralo abaixo. Afinal, já vivemos tempo demais por trás das telas dos smartphones e, com a novidade, a vida real analógica deixa de ser interessante como ela realmente é.

Precisamos mesmo de monstrinhos virtuais soltos pelas ruas para termos ação em nossas vidas?
É o que muitos estão se questionando. Algumas pessoas aqui no Brasil conseguiram jogar por poucas horas e foi o grande assunto dos últimos dias. Muitas se cadastraram e saíram noite afora com os seus celulares, fazendo vídeos para o YouTube e descrevendo a experiência que tiveram com o game. É claro que já surgiram vários vídeos fazendo piada com o jogo (expertise do brasileiro), como este aqui que mostra o primeiro contato com o Pokémon Go narrado com a voz do Google:
Ao mesmo tempo que admitimos que é um grande avanço o lançamento deste jogo tão esperado (o desenho é um fenômeno há 20 anos), os problemas estão apenas começando. Muitos sites e fãs do jogo já começaram a avisar sobre os riscos de se sair pelas ruas olhando por meio da tela do celular. Ainda mais aqui no Brasil, onde os números de assaltos e violência não param de crescer.
Se muita gente já tropeçou, caiu, foi atropelado ou bateu o carro por estar olhando o WhatsApp ou qualquer outro aplicativo, imagina agora com esse jogo em que você PRECISA se envolver completamente com o que está acontecendo dentro da tela?
Recentemente, também acompanhamos algumas notícias pelo mundo em que várias pessoas foram assaltadas por um grupo nos Estados Unidos que usava o aplicativo para atrair vítimas a lugares desertos, além de demissões de pessoas que criticaram as empresas por não poderem jogar durante o expediente (aconteceu mesmo, não é brincadeira nossa Haha).
Agora vem a notícia triste para os fãs ansiosos: como eles acabaram atraindo um número de jogadores muito acima do esperado, os servidores não conseguiriam suportar. Ou seja, teremos que esperar ainda mais para fazer o tão esperado download.
Bom, estaremos acompanhando por aqui as notícias e voltamos a qualquer momento com a mensagem: “É oficial! Pokémon Go está disponível para download no Brasil.”. Enquanto isso, fiquem com o vídeo oficial que é super fofo e, ao mesmo tempo, assustador!