TRITONEWS #2

FACEBOOK DEVELOPER CONFERENCE 2016 — SAN FRANCISCO / EUA

DIA #1

Pela equipe Social Media da Tritone

Ontem aconteceu o 1º dia do grande evento anual realizado pelo Facebook, o F8 — ou Facebook Developers Conference. Neste super acontecimento, Mark Zuckerberg, juntamente com sua equipe, conta para os especialistas quais são as grandes novidades do ano.

Na imagem acima, percebe-se que os planos da empresa transcende o conceito de rede social: há planos de conectividade que envolvem desenvolvimento de hardware, satélites, drones, lasers, inteligência artificial, robôs e muita tecnologia linguística. Em relação à realidade virtual, apresentam o conceito “Social VR” com o Oculus Rift, que foi adquirido pelo Facebook.

Sem mais delongas, apresentamos aqui quais foram os assuntos tratados ontem:

1. MESSENGER VERSÃO BETA — BOTS

Mensalmente, 900 milhões de pessoas usam o Messenger do Facebook e já estávamos percebendo que cada vez mais tecnologias estão sendo implementadas nesta ferramenta de comunicação, que envia 1 bilhão de mensagens por mês para todos os cantos do mundo. Na versão Beta, lojas e donos de negócios poderão se comunicar de uma maneira diferente, através de um novo recurso: os bots.

Acostumem-se! Eles serão a bola da vez quando o assunto for relacionamento digital. Uma nova era pode ter começado. Ontem apresentaram ferramentas para a criação e configuração destes simpáticos “robôs”, que conversam via inbox com o público, mostrando que a inteligência artificial cada vez mais faz parte de nossas vidas.

Com o passar dos dias, iremos nos deparar mais e mais vezes com estes personagens que sairão da cabeça dos criativos e prometem fazer toda a diferença quando o assunto for atendimento ao público. Os desenvolvedores poderão personalizar o conteúdo através das ferramentas de inteligência artificial da www.wit.ai com a ajuda de assistentes virtuais.

Poncho, o bot do Facebook

Ontem foi apresentado também o simpático bot do Messenger: Poncho. E já é possível conversar com ele entrando no seu perfil e iniciando uma conversa via inbox. Divirta-se!

2. FACEBOOK ACCOUNT KIT

“Pessoas odeiam nome de usuário e senha”, com essas palavras foi apresentado um kit de API´s para que os desenvolvedores consigam facilitar a vida dos usuários com logins rápidos e muito mais seguros: o Facebook Account Kit. A grande diferença é que os usuários conseguem fazer o login apenas informando o número de telefone celular, sem precisar informar a senha. Ao receber o número do telefone, o Facebook envia para o aparelho um token (por SMS) para certificar o acesso, ou então uma notificação no perfil do usuário na própria rede social. Em breve, todos aqueles passos para conseguir realizar um pedido ou entrar em sua conta de um determinado site poderão entrar em desuso.

3. INSTANT ARTICLES

Alguns anos após anunciarem que seria possível publicar notícias instantâneas, este recurso, de fato, chega só agora ao alcance de todos. Para justificar a necessidade do Instant Articles, o Gerente de Produtos do Facebook, Josh Roberts, mostrou alguns dados interessantes: testes comprovaram que, nesse novo formato, as pessoas lêem 20% a mais das notícias e os compartilhamentos aumentam em 30%. Além disso, o índice de leitores que leem o artigo completo chega a 70%, já que o download da notícia acontece de forma muito mais rápida — dado importante, considerando que até 40% dos acessos da Internet no mundo são através de conexão 2G e mais de 50% das pessoas usam smartphones de 2011 ou 2012.

Fonte: Facebook, 2016.
Fonte: Facebook, 2016.
Fonte: Facebook, 2016.
Fonte: Facebook, 2016.

Não bastando, foi comprovado que um celular Android de 2011 da Índia, com conexão 2G, carrega um “Instant Article” 7x mais rápido que um iPhone 6s nos EUA acessando uma versão web. Isso acontece devido ao avanço da tecnologia de programação: ao mesmo tempo que as páginas se modernizam, também ficam mais pesadas.

Fonte: Facebook, 2016.

Países com conexão lenta representam de 20% a 40% dos cliques totais na rede. Diante desse cenário emblemático, a equipe do Facebook detectou a necessidade de disponibilizar o quanto antes o Instant Articles.

Quer começar a usar? Acesse o site do Instant Articles e siga os passos.

4. SOCIAL PLUGIN

Todos já sabem que o Facebook, além de disponibilizar o botão “share” ou “compartilhar”, permite que você salve conteúdo para acessar depois. A grande notícia é que agora será possível usar o recurso “salvar links” para guardar também as páginas de e-commerce que estejam em posts da rede social.

O recurso “bookmark”, que funcionava para links, fotos, locais, filmes e música, agora também funciona para produtos. A dica é que os desenvolvedores das lojas online corram e disponibilizem o quanto antes o botão “salvar” nas suas páginas.

Maiores informações: https://developers.facebook.com/docs/plugins

5. PROFILE EXPRESSION KIT

Esta novidade facilitará a vida dos usuários na hora de mudar a foto do perfil. Através de alguns aplicativos, como o MSQRD ou o Boomerang do Instagram, será possível colocar com mais facilidade vídeos e imagens apoiando causas e campanhas. Eles também disponibilizarão um SDK (Software Development Kit) para os parceiros que produzam vídeos, fotos ou animações de até 7 segundos no formato MP4.

6. ANALYTICS PARA APPS

O Facebook já disponibiliza o Analytics para os aplicativos, possibilitando monitorar, sem custo algum, todas as atividades do usuário. A partir de agora, veremos liberado o recurso “push notifications”, que possibilita ao desenvolvedor gerar notificações para a base de usuários, usando a plataforma do aplicativo móvel do próprio Facebook. Para isso é importante seguir, claro, as políticas de privacidade da rede.

7. SHARING QUOTE

Antes já era possível compartilhar todo o conteúdo de um texto ou uma notícia, mas agora a ideia é disponibilizar o compartilhamento de apenas algumas linhas ou parágrafos. Basta o usuário marcar a parte que deseja e um botão de “share” vai compartilhar apenas a parte escolhida pelo leitor.

8. FACEBOOK SURROUND 360º CAMERA

Eis que o Facebook, na onda dos vídeos em 360º, vem com um protótipo de câmera com 17 lentes embutidas em um único dispositivo, apoiado sobre um tripé. A distribuição das lentes é a seguinte: 14 nas bordas, uma estilo olho de peixe no topo e outras duas na parte inferior do disco. Além disso e não menos importante, acompanha um software exclusivo para o processamento das imagens capturadas. Eles garantem que esta tecnologia é a melhor que se tem no ramo de captura de imagens e vídeos em 360º.

Chris Cox, diretor de produtos do Facebook, disse que a rede social não irá de fato produzir este produto mas sim fornecer a tecnologia para que outras empresas possam construir a partir dessa ideia original. Cox afirmou que o Facebook gastou em torno de US$ 30 mil dólares para adquirir todas as peças utilizadas no protótipo.

Detalhes da Surround 360º Camera

9. MEVO

Foi apresentado também a MEVO, primeira câmera para fazer transmissões ao vivo, os famosos “streamings”.

Com ela, será muito mais fácil e prático compartilhar conteúdo ao vivo, onde você pode controlar, pelo celular, quais takes prefere utilizar e assim transmitir imagens profissionais para o público. Eles dizem se tratar de um estúdio de TV no bolso.

Quanto custa? A partir de US$299 no site www.getmevo.com

10. LIVESTREAMING COM DRONES DJI

Para encerrar, Mark Zuckerberg anunciou que será possível também realizar transmissões ao vivo através dos drones da marca DJI, o Phantom 3. Em 2015 já disponibilizavam as transmissões via YouTube e a plataforma chinesa Youku, a novidade agora é que já estão desenvolvendo uma tecnologia para fazer streamings diretamente com o Facebook.

Mark apresentando uma livestreaming através de drones.

E hoje tem mais! Basta acompanhar aqui.

Como sempre, já estamos ligadíssimos no que está sendo apresentado para que possamos, novamente, contar tudo que aconteceu de mais interessante. Até lá! :P