Fiquem longe das centrais de fake news partidárias

Se tem uma coisa que me dá nojo é espalhador de fake news, essa gente baixa que serve aos interesses de partidos e políticos colocando a sociedade como refém de suas mentiras.

É Allan dos Santos de um lado, Eduardo Guimarães do outro e por aí vai. São seres desprezíveis.

Pelo menos o imbecil (desculpem, mas não há outro termo publicável para definir essa figura) do Allan dos Santos tem a decência de colocar a imprensa de verdade de um lado e ele do outro. Essa figura não é jornalista, seu site não é imprensa, é central de fake news Bolsonarista aos moldes do Brasil 171, DCM e outros lixos à serviço do petismo. Pontas da ferradura.

Não há substancialmente diferença entre abrir o site do DCM ou do Brasil 171 ou mesmo do Cafezinho e abrir os sites da direita bolsonarista como Terça Livre ou Conexão Política. Muda-se (supostamente) o sinal, mas no fim o conteúdo é o mesmo: Mentiras e manipulação.

Nada ali é real ou sério, tudo é fantasia conspiratória para agradar torcida e espalhar versões distorcidas ou puras mentiras. E, no caso dos portais bolsonaristas, há uma clara articulação pra prejudicar a imprensa como a série de prints do Guilherme Casarões no fim da postagem (original).

E quando um veículo mais próximo a uma ou outra posição, mas que ainda tem algum conteúdo jornalístico (como o Antagonista) começa a divergir das centrais de fake news acham que as pessoas continuam a seguir a imprensa de verdade ou vão atrás do que lhes agrada e diz suas verdades?

Ou seja, ao invés de ler uma mídia com lampejos de seriedade agora a turma vai ler centrais de fake news bolsonaristas — que por muito tempo foram acariciadas pelo Antagonista, que fique claro.

Galera que fica compartilhando link de centrais de fake news do PT até hoje (ou especialmente hoje) está fazendo um enorme trabalho para o Bolsonarismo, na real se dando as mãos bem ali na ponta da ferradura.

Fake news é fake news, não importa a suposta ideologia.

Esses dias o Brasil 171 que passou anos atacando a Globo resolveu sair em sua defesa porque o Bolsonarismo a tem como inimiga (vide imagem). E você cai? Se o DCM começar a defender indígenas você vai cair também? Porque com Dilma só faltavam defender abertamente extermínio.

Se você quer combater Bolsonaro defenda a imprensa de verdade. Sim, a critique quando for necessário, aponte seus erros porque eles existem, no entanto procure fontes sérias, não aquelas que dizem o que você quer ouvir.

Mas se seu objetivo é só espalhar mentiras para ajudar seu partido de preferência a voltar ao poder (ou se manter) então continue lendo e espalhando esses lixos que tentam se passar por imprensa.

Com o Bolsonarismo há um elemento preocupante a mais.

Durante o petismo o discurso do PT era sempre contrário à mídia, uma forma de animar torcida, mas Lula e Dilma não tinham problemas em dar exclusivas à mídia, em ir à Globo ou até em festa da Folha (que tanto o PT criticava). O discurso contra a imprensa era só isso, discurso. Na prática continuavam, via governo federal, a financiar pesadamente os veículos que sua militância desprezavam — mas que DCM’s na vida sempre reproduzem, sem consentimento, quando querem passar alguma informação verdadeira.

Com Bolsonaro tudo aponta para um caminho diferente. Seu discurso de posse foi via streaming, seus anúncios são por redes sociais e há uma articulação de fato com centrais de fake news para passar por cima da imprensa tradicional.

O petistmo mais assoprou que mordeu, o Bolsonarismo pode ser diferente.

Mas tenha certeza, o Bolsominion que espalha link do Terça Livre é igualzinho ao Lulaminion que manda link do DCM. Ambos só querem o poder para seus partidos, não importa como, não interessa que mentira tenham que contar nem quem irão prejudicar.

Não sejam essa pessoa.