O PT não conquista aliados, mas cria inimigos.

Eu já vinha há algum tempo pensando nisso e ler essa declaração do Cristovam Buarque só me fez ter certeza: O PT vai perder pela total incapacidade política de fazer/manter aliados e por só espumar de ódio.

O PT agiu e age como quem não precisa de apoio e quem está com a faca e o queijo na mão. E a tática não é só errada, é burra, estúpida.

O PT precisa convencer senadores a votar contra o impeachment, mas tudo que seus fanáticos neoPTcostais foram capazes de fazer é dar certeza do voto contrário a muitos. O ódio com que se expressam os petistas, a raiva com que tratam qualquer crítica ou oposição é o que vai terminar o sepultamento de Dilma (para além do fato do próprio PT ter desistido dela).

O mínimo a se esperar era que petistas fossem atrás daqueles senadores passíveis de convencimento. Que fossem pianinhos, simpáticos, quase suplicantes. Mas o que vemos é o contrário, não baixa ma bola, acham que estão com a razão e vão morrer abraçados no mastro do barco afundando enquanto. O pior é que é são os próprios petistas a torpedear o seu barco.

Depois de tantos anos por cima, mandando e desmandando, cooptando, comprando e destruindo movimentos sociais e apenas passando por cima de tudo e todos os petistas desaprenderam a fazer política. Não conseguiram comprar uma saída, não conseguiram cooptar, não conseguiram roubar a bola, então xingaram, atacaram ameaçaram e, no fim, vão perder.

Se você precisa do apoio de alguém o que você faz? Você conversa numa boa, tentando convencer com fortes argumentos ou, como fazem os petistas, você começa a xingar, atacar, escrachar?

O PT não conquista aliados, mas cria inimigos.