STF: A Suprema Censura?

Na mesma semana defendi liberdade de expressão pro asqueroso Gentilli e me opus à censura contra a Crusoé/Antagonista.

Pois é, defender liberdade de expressão e direitos humanos é mole quando é pros amigos, mas só é defesa séria quando também vale pra quem você não curte.

E prestem atenção, o STF se unindo pra censurar revista é exatamente o que Bolsonaro precisa pra reforçar seu discurso tosco de fechar o STF. O STF está dando de mão beijada, por puro corporativismo e falta de noção, argumentos para o crápula presidencial.

País sério ministro que pratica tamanha violência seria defenestrado do cargo por atentar contra princípio fundamental de liberdade de expressão. A sociedade não pode aceitar calada censura contra meio de comunicação por fazer seu trabalho (e usando dados públicos, pra piorar) em defesa de poderosos.

De quebra o STF também resolveu censurar pessoas, indivíduos, porque o ministro de Moraes não gostou do que falaram sobre a corte.

Na prática, o STF está impedindo que brasileiros falem, cassam o direito de manifestação. Os suspeitos de espalhar fake news devem ser processados e eventualmente punidos, mas não serem previamente censurados (porque é disso que se trata) pelo que podem vir a falar. Impedir o acesso à redes sociais equivale a amordaçar suspeitos.

Não acho que liberdade (de expressão) é ou deve ser absoluta, no entanto mandar pra cadeia alguém por sua opinião? Só em casos extremos, como na clara incitação levando à violência de fato. Condenar alguém à prisão porque xingou o amiguinho como se estivesse na quarta série é pedir para mais pra frente tomor o lugar do amiguinho .

Censurar previamente e bloquear redes sociais para que críticas não sejam mais proferidas? Inaceitável. Se houver crime que seja apurado e o que for dito apenas se juntará à pilha de denúncias. Um bloqueio de tal tipo só se justificaria mediante clara ameaça ou trazendo crime além da mera opinião.

E o pior que tudo não passa de corporativismo de togados, já que a investigação que o STF ordenou que a PF fizesse encontrou “graves ofensas a esta Corte e seus integrantes, com conteúdo de ódio”.

O STF quer, na verdade, não ser alvo de críticas. Posso não concordar com nada do que foi dito pelos que ora estão sendo censurados, mas tampouco posso concordar com a decisão de um ministro que se acha dono do poder.

Moraes e Toffoli estão usando seu poder para censurar críticos em benefício próprio.

Para quem quiser acessar a edição censurada da Crusoé: