Boulos 2018, o plano B.

Foto encontrada no Google.

As vezes eu fico na duvida se meus amigos e militantes do PSOL que estão no meu feed do facebook fazendo posts contrários a “pré-candidatura” de Boulos pelo PSOL são apenas ingênuos ou apenas não querem enxergar o óbvio.

A principal crítica deles é que Guilherme Boulos não seria uma alternativa de esquerda a Lula e ao PT mas que ao contrário seria uma cópia atualizada do lulismo. No entanto, será que o PSOL realmente quer ser uma alternativa de esquerda ao PT? A verdade é que essa tal “alternativa” fica muito no discurso mas a prática do PSOL diz o contrário.

Desde que a Frente Povo Sem Medo, que basicamente é mais ligada ao PSOL que a outros partidos de esquerda, decidiu apoiar Dilma na “Defesa pela Democracia” que ficou bem claro que o PSOL não quis ser uma alternativa ao PT para esquerda brasileira. Desde então a Frente se alinhou a Frente Brasil Popular (ligada ao PT e PC do B) fazendo uma campanha que grita Fora Temer mas não radicaliza em suas ações. Daria pra defender a democracia mas continuar sendo oposição de esquerda ao PT? Daria, mas não foi o caminho que a Povo Sem Medo e o PSOL demonstrou escolher desde então.

Essa semana por exemplo, é uma semana decisiva para Michel Temer, onde ele enfrenta sua segunda denúncia e não existe nenhum dos movimentos Fora Temer, assim como na primeira denúncia, fazendo qualquer movimentação nas ruas a respeito. O motivo é que a saída de Temer nesse momento não interessaria de fato ao PT, mas se o PSOL quisesse realmente ser uma alternativa e manter-se na luta contra a corrupção a Frente Povo Sem Medo teria sim condições de ser uma alternativa aos movimentos ligados ao PT (Frente Brasil Popular) ou a PSDB (como MBL, por exemplo) nas manifestações de rua. Porém, infelizmente, o velho clichê da direita as vezes, de fato, cai como uma luva para o PSOL: Linha auxiliar do PT.

Esse comportamento foi percebido e criticado por movimentos independentes nos últimos 2 anos, a ponto da Frente ser apelidada de “Povo COM Medo”. Porque era aquele cão que ladra e não morde. Que nas horas que mais deveriam fazer pressão nas ruas, sumiam, como exatamente nessa semana fazem. Onde está a Povo Sem Medo? Os mesmo que boicotaram e esvaziaram as Greves Gerais do inicio desse ano, que criminalizaram movimentos independentes em atos no RJ e no Ocupa Brasília, entre várias outras ações pró PT/LULA.

Alguns desses militantes até se surpreenderam com o nome de Boulos aparecendo essa semana, porém essa pedra já vinha sendo cantada desde junho, quando petista e psolistas se reuniram para discutir um plano B para o PT, como foi noticiando por alguns veículos de imprensa, na época:

PSOL, petistas e movimento de sem-teto discutem plano para esquerda

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/06/1894224-psol-petistas-e-movimento-de-sem-teto-discutem-plano-para-esquerda.shtml

Articulação de petistas e PSOL irrita ex-presidente Lula

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/06/1894935-articulacao-de-petistas-e-psol-irrita-ex-presidente-lula.shtml

No entanto o que parecia irritação e dissidência vem cada vez mais se parecendo com Plano B.

Segundos os próprios militantes do PSOL em seus posts, Boulos já declarou que só será candidato se Lula não for.

E já vem essa semana fazendo campanha ao lado do Ex presidente.
( http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/10/1928898-lula-visitara-ocupacao-de-sem-teto-ao-lado-de-boulos.shtml )

Então amiguinhos PSOLISTAS apenas se conformem que a cúpula do partido não é diferente de nenhum dos outros partidos, não ouvem a sua militância e a muito tempo não é mais oposição de esquerda a Lula e ao PT.

Like what you read? Give De Boa Na Lagoa. a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.