5 lições de atendimento ao cliente que aprendi nas férias

Tamara Strotbek
Aug 29, 2017 · 4 min read

O que uma semana em um resort all inclusive tem a ver com o dia a dia de uma empresa?

Passei alguns dias no Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba-RJ, e vivi na pele um exemplo perfeito de sucesso no atendimento e contato com o cliente.

1- Crie uma expectativa positiva

Dez dias antes do meu checkin recebi um e-mail de boas-vindas dizendo que estavam ansiosos para minha chegada.

Três dias antes do checkin, recebi outro e-mail com a programação das atividades dos dias que eu estaria lá, incluindo o dress code dos jantares, e um link para baixar o aplicativo e agendar o que me interessava.

Eu não via a hora de chegar essa viagem!

2- Sorria sempre!

Cheguei no Village e já fui recebida com sorrisos no rosto e um welcome drink.

Não importava se eram 7h ou 2h da manhã, os GOs (gentils organisateurs – staff do Village) estavam sempre sorrindo! Seja para falar bom dia, obrigado ou até logo.

A simpatia é a feature que eu mais prezo no meu trabalho. Tratar o cliente bem é o primeiro passo para um atendimento de sucesso. Não importa se é um novo cliente, um funcionário que está se desligando da empresa ou a moça que ajuda na limpeza, minha equipe deve tratar todos com simpatia e um sorriso no rosto!

3- Participe mais e conheça seu cliente

Uma das experiências mais legais do Club Med são as diferentes culturas e vivências tanto dos frequentadores quanto dos GOs. A maioria deles são poliglotas e tiveram experiências em todo o mundo. É encantador!

Os GOs sempre estão disponíveis para bater um papo (até treinei meu francês mais-que-básico com eles) e contar diversas histórias. Eles almoçam e jantam nas mesas com os hóspedes e isso é uma ótima forma para começar amizades e também para ouvir feedbacks informais dos clientes e melhorar o serviço.

Podemos trazer essa prática para o dia a dia: almoce com seus clientes; não espere eles reclamarem para ouvir o que têm a dizer; pegue o telefone ou ligue o Skype, conheça seu cliente e deixe ele te conhecer!

4- Faça campanhas de relacionamento

Esse é um dos pontos que mais prezamos aqui na agência e um dos mais importantes no atendimento ao cliente.

Passei meu aniversário no resort. No dia, fui jogar tênis depois do café. Voltei para o quarto para tomar banho e me deparei com uma carta e uma caixinha de bombons (deliciosos, por sinal).

Como tinham minha data de nascimento no cadastro, eles simplesmente se ligaram que era meu aniversário e me trouxeram um mimo, além de um desconto de 20% na carta de vinhos e espumantes (deliciosos também, por sinal).

Em nenhum momento eu declarei que “Domingo é meu aniversário e estou aqui para comemorar!!”. Mas foi uma surpresa tão atenciosa que até postei no meu stories.

Sua empresa tem um cadastro de clientes/leads/prospects sempre atualizado? Você usa esses dados para ações de relacionamentos? Manda ao menos um e-mail de Feliz Aniversário para sua base?

5- Acompanhamento pós-venda

No dia seguinte do checkout, recebi mais um e-mail do Club Med, dessa vez dizendo que eles estavam com saudades de mim (eu também tô de vocês, pode acreditar!). No final do e-mail, calls-to-action para deixar um review no TripAdvisor, compartilhar minhas fotos no Instagram e curtir o Facebook. Quem trata o cliente bem não tem medo das opiniões dele na internet.

Agora fiquei com um gostinho de quero mais. Não só quero voltar para o Rio das Pedras, como também quero conhecer os outros Villages espalhados pelo mundo.

E a lição que aprendi com essa experiência?

No final, não importa se você está lidando com o cliente direto, fornecedores ou colaboradores: você está lidando com emoções, expectativas e real people! Trate-as bem e faça com que se sintam especiais. Elas vão continuar a fazer negócio com você!

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade