Sobre alinhamento, expressão e identidade

Vou começar dizendo que este texto não é para quem não sabe muito sobre gênero. Se você ainda não entende que gênero não depende da genitália desejada ou presente, se você acha que a orientação de alguém faz de alguém automaticamente “mais mulher” ou “mais homem”, e/ou se você ainda não entende que ser não-binárie envolve mais do que quebrar normas de gênero ou com ser um estado vago entre homem e mulher, sugiro que não leia este texto.

Caso você esteja procurando por guias mais básicos sobre o que é gênero, dê uma olhada aqui.

Esta postagem pretende explicar a diferença entre identidade, alinhamento e expressão de gênero, afinal são coisas que muitas vezes se misturam, e que mesmo em discussões sobre não-binariedade são frequentemente confundidas.

Como alinhamento de gênero está envolvido, esta postagem estará falando apenas de pessoas não-binárias. Pessoas binárias possuem expressões e identidades de gênero, mas alinhamento é um conceito não aplicável a pessoas binárias.

Enfim:

Identidade de gênero é a relação que alguém tem com os diversos gêneros existentes. É possível tentar externalizar o gênero, mas ele só pode ser de fato sentido internamente (caso exista).

Isso não quer dizer que é impossível alguém parecer do gênero que quer, ou que gênero não pode ter nada a ver com aparência atual ou desejada, e sim que a identidade em si é interna. Uma pessoa pode querer não ter seios ou barba por ser agênero, mas não é possível julgar uma pessoa como agênero simplesmente por não ter seios ou barba, ou porque a pessoa diz que não gostaria de ter seios ou barba. E também existem pessoas agênero que não se importam em ter seios ou barba.

Expressão de gênero é uma parte da identidade que é externalizada, ou que a pessoa deseja externalizar. Pode ter a ver com diversas características relacionadas a gênero (masculinidade, feminilidade, neutralidade, etc.), mas também pode não ter. Geralmente, uma expressão de gênero tem a ver com roupas e jeito de agir, mas ela também pode ter a ver com o corpo que a pessoa tem ou quer ter.

Expressão de gênero não deve ser julgada externamente, pois é possível que a pessoa esteja tentando externalizar algo diferente do que está, ou do que você interpreta que está. Porém, é algo que geralmente se justifica com roupas, acessórios, maquiagem, jeitos de agir e/ou partes do corpo que a pessoa usa/tem ou quer usar/ter.

(Porém, tem gente que considera que partes do corpo atuais/desejadas somente parte de sua corporalidade, disforia, e/ou identidade de gênero, sem considerá-las parte da expressão. Isso também deve ser respeitado.)

Alinhamento de gênero é se/como uma pessoa não-binária se relaciona com algum gênero (ou alguns gêneros). Geralmente envolve alguma semelhança em identidade ou experiência atual ou desejada.

Ok, eu sei que isso é complexo. Uma maneira de entender alinhamento de gênero é pensar em se há um gênero pelo qual a pessoa sente alguma conexão, ainda que não seja daquele gênero, ou exatamente daquele gênero.

Por exemplo, ume demimulher pode querer ter um corpo visto como neutro, e querer ser tratade de forma considerada neutra, ainda que seu gênero não seja neutro em certos ou em todos os aspectos. Essa pessoa pode ser considerada alinhada com o gênero neutro.

Como outro exemplo, uma pessoa gênero-vácuo pode não se importar em ser vista como homem, preferir usar o/ele/o, e considerar que sua experiência é similar a de um homem, ou por não ter se importado muito em ter sido considerado um homem a vida inteira, ou por querer uma transição e uma retificação que se assemelha às de um homem trans.

Aviso: Alinhamento de gênero é algo que pode ser usado de forma nociva. Porém, gênero e aspectos relacionados a gênero são coisas complexas, ainda mais para pessoas não-binárias em uma sociedade que só leva gêneros binários em consideração. Então é bom ter um pouco de paciência quando alguém está rotulando seu alinhamento de gênero se baseando em genitália, suposições alheias ou atração; talvez a pessoa realmente tenha sua experiência de gênero afetada por isso, ainda que seja possível que a pessoa só tenha exorsexismo internalizado a superar.

Muitas vezes, os atributos identidade, expressão e alinhamento estão relacionados entre si; só que eles também podem não estar.

Imagem é um diagrama de Venn; vou explicar cada intersecção e não-intersecção a seguir.

Este diagrama não é uma relação entre os conceitos, e sim como as pessoas podem se relacionar com os conceitos.

Por exemplo, uma pessoa A possui uma identidade específica, mas sua expressão e alinhamento não são relacionados com sua identidade. Já uma pessoa D possui uma identidade e expressão que possuem relação entre si, enquanto seu alinhamento não tem nada a ver com isso.

Mas afinal, o que é uma identidade A, B, C, e assim vai? Aqui estão uns exemplos mais práticos:

A. Identidade separada de expressão e alinhamento

Ali é bigênero. Seus gêneros são maverique e caelgênero. Ali não se importa o suficiente com o que veste para considerar que tem uma expressão de gênero específica, e não consegue ver a utilidade de um alinhamento de gênero.

B. Expressão separada de identidade e alinhamento

Brune é agênero, mas gosta de agir de forma considerada feminina, e de vestir roupas consideradas femininas. Brune se identifica como uma pessoa feminina, mas isso não invalida o fato de que não possui gênero. Ainda que Brune seja muitas vezes viste como mulher, não considera que sua identidade ou experiência seja similar a de uma mulher, e portanto não se considera lunariane (alguém alinhade com o gênero feminino).

C. Alinhamento separado de identidade e expressão

Carol é ceteroneutre. Por ter sido designade mulher ao nascimento, Carol tenta ao máximo agir e usar roupas consideradas masculinas, para tentar se afastar da imagem de mulher, devido à disforia, e por isso diz que sua expressão é masculina e queer. Porém, Carol sente alguma conexão com o gênero feminino, ainda que não consegue explicar direito, e por isso se considera lunariane.

D. Identidade e expressão relacionadas, alinhamento separado

Daniel é nonvir. Por conta de seu gênero ser relacionado com masculinidade, Daniel classifica sua expressão como masculina. Porém, Daniel não se considera homem e não sente que possui qualquer relação com ser homem, então não se identifica como solariane (alguém alinhade com o gênero masculino).

Dian é bigênero homem/mulher. Dian tenta ter uma expressão andrógina, para externalizar seu gênero. Mas Dian não se vê em qualquer rótulo de alinhamento de gênero.

E. Alinhamento e identidade relacionades, expressão separada

Érica é maverique. Por seu gênero ser completamente fora do binário, Érica também se identifica como estelariane, um alinhamento de gênero para pessoas que rejeitam alinhamentos binários, ou para quem não se sente fortemente alinhade com gêneros binários. Porém, Érica classifica sua expressão como feminina.

Eymi é fluide entre gênero-fofo e mulher. Eymi se considera lunariane, por seu gênero ser às vezes o gênero feminino, e por não se importar em ser considerade mulher em geral, ainda que preferisse ter seu gênero reconhecido em todas as instâncias. Porém, Eymi não considera sua expressão de gênero relacionada com seu gênero ou alinhamento.

F. Expressão e alinhamento relacionades, identidade separada

Filipi é egogênero, e não considera que seu gênero é relacionado com masculinidade ou com o gênero masculino. Porém, considera sua expressão masculina, e considera que suas experiências são similares às de um homem em alguns sentidos, se identificando como solariano.

Froya é pomogênero. Porém, sua transição desejada é a mesma associada a mulheres trans, e Froya também gostaria de ter uma expressão de gênero feminina. Por conta disso, Froya se considera lunariana.

G. Expressão, alinhamento e identidade relacionades

Gaby é ume homem não-binárie. Gaby sente uma forte conexão com o gênero masculino, e por isso se considera solariane, mas prefere uma expressão que confunde as pessoas quanto ao seu gênero, para expressar sua não-binariedade.

Gigi é ume juxera. Gigi considera preferir ter vestimentas e corpo associades ao gênero feminino integrais à sua identidade, e também considera sua similaridade em identidade e experiências com mulheres uma parte integral de seu gênero. Assim, Gigi se identifica como lunariane.

Gize é caelgênero. Por conta disso, Gize tenta ter uma expressão etérea e fora do binário. Gize também não vê nenhuma similaridade entre suas experiências e experiências binárias, e assim se identifica como xênique, que significa que sua experiência de gênero tem mais a ver com xenogêneros do que com gêneros/alinhamentos binários ou com os que são comparados a tais.

É possível notar que expressões de gênero geralmente são relacionados a arquétipos relacionados a gêneros (masculinidade, feminilidade, neutralidade, etc.), enquanto alinhamentos de gênero são mais relacionados a gêneros em si (masculino, feminino, xenogênero, etc).

Também é possível notar que algumes identidades/expressões/alinhamentos só estão sendo utilizades por conta de outra parte do trio: existem pessoas cujo alinhamento é definido por sua expressão ou pela sua identidade, que utilizam certo rótulo para seu gênero com base em seu alinhamento ou em sua expressão, ou cuja expressão é baseada ou definida por sua identidade ou por seu alinhamento.

Além disso:

  • A identificação de alguém como transfeminine, transmasculine ou transneutre pode ser por identidade, alinhamento, expressão, ou por combinações entre esties;
  • Os conjuntos (artigo/pronome/final de palavra) que alguém usa podem ser relacionados à sua identidade, ao seu alinhamento e/ou à sua expressão. Também podem não ser relacionados a nenhume desties.
  • Elemento de gênero, algo que pretendo falar sobre no futuro, também pode influenciar ou ser influenciado por expressão, identidade e/ou alinhamento.

Espero que esta postagem ajude a compreender estes conceitos e a relação entre eles. :)

Não-binárie (nonbinary). Aroace. -/éli/e | they/them

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store