Família Punto e Filo e família Ohtake se reconectam em lançamento de “Meandros”

Lar da artista Tomie Ohtake é palco de coleção de tapetes idealizada por Rodrigo Ohtake e Punto e Filo Tapeçaria

Isabela Tumolo
5 min readOct 23, 2023

A convite da tapeçaria Punto e Filo, estive no lançamento de Meandros, a mais nova coleção da empresa em parceria com o arquiteto e designer de produtos, Rodrigo Ohtake. O evento, que ocorreu na primeira semana de outubro, me transportou para um lugar de aconchego, contemporaneidade e brasilidade. A relação entre Rodrigo Ohtake, neto da artista plástica Tomie Ohtake, sua família, e a Punto e Filo, não é de hoje.

A família Punto e Filo e a família Ohtake

A tapeçaria Punto e Filo, que hoje em dia trabalha com designers e arquitetos renomados, já foi, há 45 anos, uma pequena empresa familiar que prezava pela criação de peças lisas e funcionais. Foi após começar seu trabalho com Alfredo Barbosa de Oliveira em 2001, que a Punto e Filo se transformou. Segundo Alfredo (1953–2017), a cor pode provocar grandes vibrações em um ambiente, trazendo vida e alma a um projeto. A constante reinvenção da marca, promovida pelo artista, fez com que a Punto e Filo se consolidasse no circuito de design de tapetes.

Alfredo Barbosa de Oliveira deitado em uma de suas criações (Foto: Reprodução/Facebook)

Após o falecimento de Alfredo Oliveira em 2017, a empresa sentiu a necessidade de se reinventar mais uma vez. Agora, os mais de 900 desenhos criados pelo artista, seriam parte de um acervo cada dia mais amplo. Com a ideia fundamental de convidar designers para idealizar coleções, a Punto e Filo iniciou um ciclo de transformações que, conta até o momento, com 8 parceiras.

A produção dos 1700 tapetes disponíveis no catálogo da loja é feita por diferentes famílias; desde a tintura do Econyl (fio regenerado de nylon retirado dos oceanos), até a tecelagem e comercialização. Prezando pela qualidade de cada produto, a finalização manual é indispensável nas peças Punto e Filo.

Polimento manual de tapeçaria (Foto: Reprodução/Instagram)

Quarenta e cinco anos e três gerações depois, a Punto e Filo pode dizer que a relação familiar não fica apenas dentro da empresa, os Ohtake também têm um laço de longa data com a companhia. A renomada artista plástica Tomie Ohtake (1913–2015), matriarca da família reconhecida internacionalmente, iniciou sua relação com a Punto e Filo nos anos 1990. Tomie, que na época não havia aprofundado seus estudos em tapeçaria, desenhou e encomendou 70 peças exclusivas que, hoje em dia, estão localizadas em escritórios de executivos pelo mundo.

A maior tapeçaria do mundo

Em 2013, anos após a tiragem limitada assinada pela artista, sua tapeçaria localizada no Memorial da América Latina, encomendada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1989, pegou fogo devido a um incêndio no edifício. Após ganhar o concurso que elegeu a empresa responsável pela reexecução da peça, a Punto e Filo a refez de forma perfeita, com a supervisão de Tomie e seu filho mais novo, Ricardo.

Polimento manual da tapeçaria do Memorial da América Latina (Foto: Banco de fotos R7)

Além da execução impressionante, um feito inédito foi realizado; a nova peça de 800 m² e 4000 quilos foi feita a partir de um fio só, sem remendas, se tornando a maior tapeçaria do mundo. A ajuda de seu filho e outros colaboradores foi essencial após o falecimento de Tomie Ohtake em 2015. Com o auxílio de croquis milimetricamente planejados, a obra foi concluída em 2017, após 200 dias de execução e mão de obra e material totalmente voluntários. A relação entre as famílias não terminou por aí, no fim do mesmo ano, Rodrigo Ohtake, neto da artista, iniciou sua trajetória pessoal de trabalhos com a Punto e Filo.

Reexecução da tapeçaria de Tomie Ohtake no chão da fábrica Punto e Filo (Foto: Banco de fotos R7)

Rodrigo Ohtake

Já sabendo da relação entre sua avó e a empresa, o arquiteto e urbanista formado pela FAU- USP, Rodrigo Ohtake, foi convidado pela Punto e Filo para criar uma coleção de tapetes exclusiva para a marca. Após o processo de elaboração, Ohtake criou sua coleção debutante para a marca no fim de 2017, utilizando elementos orgânicos de forma leve e trazendo roxo, verde e laranja como cores chave para os seis modelos lançados.

Tapete Rodrigo Ohtake para Punto e Filo, 2017 (Divulgação: Punto e Filo)

Para sua segunda coleção, lançada no início de outubro deste ano, Rodrigo Ohtake decidiu inovar ao trazer elementos ainda mais fluídos para suas criações. Tapetes com formas irregulares e arredondadas, fios de tamanhos, cores e desenhos diferentes fazem jus ao nome da coleção. Meandros, título escolhido para batizar sua segunda coleção em parceria com a Punto e Filo, é o nome dado as curvas naturais dos rios, principalmente aqueles que possuem grande fluxo. Para a escolha de cores, diferentemente da água, o arquiteto optou por se inspirar nos 6 biomas brasileiros, enaltecendo a grande variedade da fauna e flora do país.

Tapete Rodrigo Ohtake coleção Meandros, 2023 (Divulgação: Punto e Filo/Fábio Zanzeri)

De forma mais incisiva, Ohtake desenhou tapetes mais orgânicos, tanto pelo conceito da coleção, quanto pela fluidez das peças quando colocadas em uma casa. Em comparação com a coleção de 2017, o cliente tem ainda mais autonomia na escolha do tapete, as cores e altura dos fios podem ser alteradas de infinitas formas diferentes.

Tapete amarelo de Meandros na residência Tomie Ohtake (Foto: Ruy Teixeira)

Lançar a coleção Meandros na residência de sua avó, Tomie Ohtake, trouxe vida às peças de Rodrigo. O apego afetivo ao lar e a disposição dos modelos fez parecer que as tapeçarias haviam sido projetadas especificamente para a residência. Para provar a adaptação de cada modelo, algumas unidades foram cortadas ao meio, se adequando perfeitamente ao ambiente. Ao fim da visita proporcionada pelo arquiteto e a Punto e Filo, Ohtake afirmou em tom de humor que não conseguiria mais imaginar a casa de Tomie sem os tapetes, que seriam retirados dias depois do lançamento.

Tapete bipartido de Meandros na residência Tomie Ohtake (Foto: Ruy Teixeira)
Rodrigo Ohtake e coleção Meandros na residência Tomie Ohtake (Foto: Ruy Teixeira)

--

--

Isabela Tumolo

Arte, música, cinema, atualidades e política. Um pouco de tudo que eu me interesso, por aqui.