2.3K Followers
·
Follow

Image for post
Image for post

10 maneiras de aumentar o engajamento no Twitter organicamente

A quantidade de dados e informações disponíveis no Twitter não deve ser ignorada. Muito menos a audiência, que sim, ainda existe por lá:

  • São 328 milhões de usuários mensais
  • O Brasil é um dos maiores usuários: de 2015 para 2016 houve um aumento de 18% no número de usuários ativos mensais no país, contra um crescimento de apenas 4% no mundo
  • 82% dos usuários acessam a rede social pelo mobile

Particularmente, é minha rede social preferida, principalmente por ser uma fonte de pesquisa e insights em tempo real, instantânea e sem barreiras.

Sou dessas que revira os olhos quando falam que o Twitter morreu e uma defensora da nata da rede social. Mas, isso é assunto pra um próximo texto — que já sei até o título: porque você deve voltar para o Twitter agora. 😂

Já falei por aqui sobre Facebook, Instagram e até Youtube e tava mais que na hora de conversar sobre o passarinho azul. Tá afim de criar uma presença forte e consistente no Twitter? Pra isso você precisa otimizar o seu engajamento.

Mas afinal, o que é o engajamento no Twitter? a quantidade de interações recebidas para cada tweet, que inclui: gostar do tuite (o coração), retweets, respostas e @ menções. Além do número de seguidores, visitas no perfil e impressões. Tudo isso você pode conferir no Twitter Analytcs!

Trouxe então, algumas ideias pra você variar na produção de conteúdo e ajudar no engajamento:

#1 Seja frequente e consistente
Não adianta postar só quando dá vontade ou quando você lembrar uma vez por ano. Um passo importante tanto para aumentar seguidores quanto para engajamento é criar o hábito de tweetar com frequência. Defina muito bem o que seu público gostaria de ler e ofereça conteúdo interessante a ele diariamente.

#2 Crie conteúdo de valor
Digo e repito, o seguinte:

Quem não gosta do Twitter é porque 1.não sabe usar da maneira certa; 2. não segue as pessoas certas. Gosto dessa rede social porque todo dia dá pra aprender uma coisa nova através dela, mas isso acontece porque sigo perfis da minha área que entregam exatamente aquilo que eu procuro.
Mesmo com um formato de poucos caracteres, você pode entregar dicas curtinhas de conteúdo ou ainda, disseminar seus posts novos e atrair visitantes com chamadas com links para o seu blog/site onde a pessoa que te segue vai aprender algo novo e quem sabe, retuitar aquilo para que mais pessoas vejam aquele conteúdo — não por você estar falando sobre você, mas sim por estar entregando algo que a interesse.

#3 Não fique apenas no RT
O retweet é uma indicação de leitura para as pessoas que você segue. Quando você concorda, curte e quer que mais pessoas vejam aquela informação você compartilha através do RT e ponto. Mas, nesse caso, você acaba apenas indicando aquele conteúdo, sem fazer muita força, apenas apertando um botão. A dica aqui pra gerar engajamento é dar RT comentando aquele assunto pra assim motivar a interação.

Exemplo:

Image for post
Image for post
https://twitter.com/fmundoRP/status/919261319018278913

#4 Coloque imagens ou gifs no tweet
Compartilhar imagens nos tuítes ajuda a aumentar os retweets em até 150% e também pode gerar 89% mais likes segundo Buffer. Além de chamar mais atenção, através das imagens você consegue passar mais informação em texto, infográfico, gráficos e por aí vai!

Exemplo:

#5 Use e abuse do call to action
Dizem que usar palavras como por favor, dê RT, ajudar e acompanhar, são palavras que levarão seu tweet a ter um maior número de retweets. É o bom e velho call to action, ou chamada para ação: seus seguidores serão muito mais propensos a interagir se eles são o foco do seu tweet.

#6 Use hashtag! (No Twitter funciona!)
Segundo pesquisa, Tweets com apenas uma hashtag geraram maior envolvimento, com média de 90 interações por postagem do que aqueles que tinham mais palavras chave. Com base em outro estudo, as tags mais retuitadas foram:

Image for post
Image for post

#7 Seja pessoal
Não publique tweets como se fosse um robô. Assim como nas demais redes sociais, as pessoas gostam de conversar e se sentem mais a vontade quando sabem que tem um humano do outro lado da tela. A comunicação humanizada é um excelente caminho para o posicionamento e interação das marcas com seus públicos nas redes sociais! Leia: 6 marcas humanizadas para seguir no Twitter.

Exemplo:

#8 Comente sobre assuntos que estão em alta
Se você busca aumentar o alcance e a exposição da sua marca, aproveite os assuntos que estão nos Trending Topics, que são definidos pelas hashtags mais utilizadas em um momento ou lugar determinados. Você pode filtrar o trending topics também através da região e ver os assuntos mais comentados ali. Mas claro, sempre conversando e comentando sobre aquilo que tenha a ver contigo/sua marca e que seja relevante pra quem te segue.

Exemplo:

#9 Estabeleça conversas e use as mentions
Seja qual for a rede social, a regra é clara: sem egocentrismo! Para conversar com outras pessoas ali, você pode mencionar ela com o seu @nomedeusuario ou responder ao seu tuíte. Procure estabelecer conversas, responder mentions e interagir sobre assuntos, como explicado na dica #8.

Exemplo:

Image for post
Image for post

#10 Faça cobertura de eventos da sua área
Quando não posso ir a algum evento de mkt/mídias sociais/RP, procuro sempre acompanhar ele através do Twitter, passo a interagir com as pessoas que estão no evento comentando e dando RT nas postagens: isso faz com que eu crie conexões com pessoas que tem o mesmo interesse que eu. Da mesma forma, quando vou em algum evento de forma presencial, faço a cobertura para que pessoas que não estão lá, possam acompanhar através da hashtag um pouco do evento em tempo real. Isso me abriu várias oportunidades e, além disso, essa é uma das formas mais qualificadas que encontrei de aumentar a base de seguidores e aumentar o engajamento no Twitter.

Leia também:
-
15 tipos de publicações no Facebook para variar na produção de conteúdo!
-
17 ideias de publicações no Instagram para variar na produção de conteúdo!
-
15 ideias para variar na produção de conteúdo no Youtube

Written by

Relações Públicas e Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais / "Eu escrevo porque não sei o que penso até ler o que eu digo" Flannery O’Connor

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store