[Dia Mundial do Emoji] 5 motivos para usar emojis no digital

(sim, essa data existe)

Quem nunca ficou sem palavras e enviou um emoji para quebrar o gelo, como resposta, que atire a primeira pedra. Então sim, eles podem ser considerados a forma mais rápida de linguagem da história e já fazem parte do nosso cotidiano de forma natural.

O que você poderia não saber é que existe uma data só para eles. Afinal, esses pequenos rostos sorridentes mudaram a maneira como nos comunicamos. Para comemorar o #WorldEmojiDay, neste 17 de julho, o Facebook fez um levantamento dos emojis mais enviados na rede social (são utilizados mais de 60 milhões diariamente no app) e o resultado foi o seguinte:

Já no Brasil, o emoji com olhos de coração é o mais utilizado: 😍

E não para por aí. Segundo relatório da emogi, 92% das pessoas usam emoji e mais de 30% usam emojis várias vezes por dia no digital e os resultados são os seguintes:

  • No Twitter, o uso de emojis resulta em 25,4% mais envolvimento.
  • No Facebook, o uso de emojis resulta em 57% mais likes, 33% mais comentários e 33% mais compartilhamentos.
  • No Instagram, quase 50% de todos os comentários e legendas contêm emojis.

Já deu para perceber como eles podem ser uma parte importante do tom de voz de uma marca nas redes sociais, mas tem mais, confira 5 motivos para você incluir eles agora na sua comunicação:

  1. Eles transmitem sentimentos e desencadeiam emoções
    Os emojis são uma maneira de mostrar aos clientes o lado humano da sua marca. Segundo pesquisas, eles podem desencadear respostas emocionais nas pessoas e até induzir empatia. Na comunicação comercial, ainda podem suavizar mensagens negativas, como rejeições, pedidos ou reclamações.
  2. São multiplataforma
    Eles estão no Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, E-mail e por aí vai. Fizeram tanto sucesso, que sua popularidade foi a inspiração para o Facebook adicionar além do bom e velho "like" as “reactions”, além de, o Twitter mudar os favoritos de “estrela” para “coração”. Ambas as plataformas sentiram a necessidade de facilitar essas respostas através do sistema.

3. Representam a diversidade
O Facebook lançou ano passado (antes tarde do que nunca) novos emojis com tons de pele, tons de cabelo, culturas, etnias, diversidade de gêneros e também diversidade de profissões e famílias.

4. São fáceis de usar
Eles são rápidos, o que é cada vez mais importante para as pessoas que se comunicam via celular — são expressivos e são divertidos.

5. São universais
O verdadeiro poder dos emoji é este: um único símbolo pode significar que milhões e milhões de pessoas passam a ter uma representação digital que pode ser usada por muitos outros milhões de pessoas.

Mas lembre-se sempre: não dá pra exagerar e seu uso deve fazer sentido para sua brand persona. Portanto, procure considerar seu público-alvo, o objetivo daquela comunicação, se ele realmente chama atenção, e se reflete o que você quer dizer, para não gerar um efeito contrário ao que você deseja. 😉

_

Se você gostou clica no ❤!